Como organizar um batizado

organizar-batizado-loft
Tempo de leitura: 7 minutos

Não sabe por onde começar a planejar um evento de batizado? Confira dicas de como definir a decoração, o cardápio e todos os detalhes para organizar um batizado perfeito

É comum no Brasil sermos convidados para um batizado. Sobretudo, mas não exclusivamente na religião católica, são comemorados com belíssimas festas para receber familiares e amigos. Você saberia como organizar um batizado do zero e inesquecível?

Além do rito religioso, que acontece na igreja, o batizado é um evento social, no qual se comemora a entrada de um novo membro a uma determinada comunidade religiosa. E há vários detalhes que devem ser considerados para a celebração perfeita.

O primeiro passo é definir o estilo da festa. Normalmente, os batizados são realizados pela manhã nas igrejas, durante os finais de semana. Portanto, você pode optar por celebrar com um café da manhã, um brunch ou um almoço de batizado.

O segundo passo para organizar um batizado com maestria é escolher o local onde será realizado o evento. Muitas famílias optam por alugar um salão de festas – pode ser até o do condomínio onde moram. Essa opção é interessante quando se tem mais convidados, para que todos fiquem confortáveis.

Já outros pais preferem uma comemoração mais íntima, que pode ser montada no seu próprio apartamento, apenas para os familiares e padrinhos. Qualquer que seja a sua escolha, é importante deixar bastante espaço livre para circulação dos convidados, evitando acidentes e garantindo o sucesso da festa.

“É importante saber se o estilo do cliente é algo ligado ao tema religião ou ao tema bebê. Sempre com muito cuidado, pois, em breve, a criança terá suas festas infantis temáticas e não se deve confundir um rito de passagem como o batizado com um aniversário”, ensina o cerimonialista Roberto Cohen, especialista em eventos com mais de 30 anos de profissão.

Dependendo do tamanho da festa que se quer dar, pode ser interessante contratar uma assessoria para auxiliar sobre como organizar um batizado. Assim como uma festa de noivado ou casamento, o batizado deve ter convites personalizados, cardápio, bolo de festa, decoração especial e lembrancinhas para os convidados.

organizar-batizado-detalhes-loft
A festa de batizado é repleta de detalhes, que vão das flores ao bolo que será servido

“Muitas vezes, os pais ainda estão se adaptando à nova vida com uma criança, o que nem sempre é fácil, e nestes casos a assessoria pode trazer muita tranquilidade. O assessor cuidará dos convites, planejamento, RSVP, protocolo de cerimônia, festa e tudo o mais”, esclarece Roberto.

LEIA TAMBÉM: O nascimento do primeiro filho. O que muda em casa?

Convite de batizado

O convite de batizado tem um papel muito importante dentro da lista de elementos que não podem faltar para organizar um batizado. Ele será responsável por indicar aos convidados qual será o tom da celebração.

As cores, o design e os materiais escolhidos para o convite de batizado devem ser condizentes com os demais itens da festa de batizado. Assim, os convidados saberão o que esperar e como devem se apresentar no evento.

“O convite deve combinar com a recepção. Já fiz batizados gigantescos, com almoço sentado para 500 pessoas, nos quais o convite já previa a grandiosidade do evento. Outras vezes, os convites foram feitos a mão para um grupo muito íntimo”, explica o cerimonialista.

Para famílias mais práticas ou que buscam economizar um pouco nesse quesito para investir em outros aspectos da comemoração, Roberto sugere um convite de batizado virtual. “Hoje em dia, os convites virtuais enviados por e-mail ou WhatsApp têm sido a forma mais prática de todos se adaptarem ao mundo atual. São práticos, econômicos, criativos e ecológicos.”

Decoração de batizado

No momento de organizar um batizado, por ser uma celebração religiosa e ligada a crianças, é importante que a decoração escolhida para a ocasião seja leve e em tons mais claros. Branco, tons pasteis de azul, rosa e verde, e dourado para os detalhes são as melhores opções.

A festa de batizado costuma ser diurna. Se a capela for pequena e próxima a um jardim, a recepção pode ficar linda nesse espaço. Se preferir montar a festa em uma área coberta e fechada, invista em flores, tecidos e louças delicadas. “Sugiro evitar balões, pois remetem a festa de aniversário infantil. Nas flores, particularmente gosto das hortênsias, rosas e lisiantus”, diz Roberto.

organizar-batizado-decoracao-loft
As flores são as melhores aliadas da decoração de batizado, pois garantem a atmosfera fresca que a celebração pede

E quando a festa de batizado é em casa, é importante estar atento ao conforto dos convidados, inclusive das crianças – você pode destinar um espaço exclusivo para os pequenos, com uma equipe de recreadores para entretê-los. “Talvez seja necessário montar um fraldário, um estacionamento para carrinhos de bebê e até um menu especial para os pequenos convidados.”

LEIA TAMBÉM: Dicas para decorar quarto de bebê e ajudar no seu desenvolvimento

O que servir no cardápio da festa de batizado?

Como mencionamos antes, o batizado costuma ser celebrado pela manhã. Dessa forma, faz sentido pensar em um cardápio de festa de batizado mais voltado para brunch ou almoço.

“Como batizados são na primeira parte do dia, um lindo café da manhã, um brunch ou almoço são muito bem-vindos. Mas como não teremos pista de dança, show e atrações, a comida deve ser muito bem pensada, pois ela será a estrela do evento”, recomenda o cerimonialista.

Pães diferentes, croissants, queijos e embutidos podem ser servidos no início do brunch. Depois, devem vir pratos quentes, que podem ser massas, quiches e uma carne servida com risoto, por exemplo. O importante é pensar opções que agradem à maioria dos paladares e oferecer versões para vegetarianos e para quem tem restrições alimentares.

organizar-batizado-cardapio-loft
O bolo de batizado tradicional é branco e traz detalhes de confeitaria

Qual é uma boa opção para um bolo de batizado?

A estrela da mesa de doces, sem dúvidas, é o bolo de batizado. Para seguir a decoração do batizado, o bolo muitas vezes é branco por fora e pode ser ornado com itens que remetam à celebração, como anjos, bordados e flores.

Mas de que sabor deve ser um bolo de batizado? A resposta é: você escolhe! Como em toda festa, é interessante optar por um sabor que agrade ao maior número de pessoas, como baunilha, e fugir daqueles que restringem o consumo, como os que levam bebidas alcoólicas.

organizar-batizado-bolo-loft
O naked cake faz a diferença em uma festa de batizado mais descontraída

Ideias de lembrancinha de batizado

A lembrancinha de batizado não é um item obrigatório, mas faz toda a diferença em um evento que celebra a comunhão. Assim como em casamentos, nos quais temos a distribuição do bem-casado na saída, você pode oferecer algum doce como lembrancinha de batizado – amêndoas confeitadas, por exemplo.

organizar-batizado-lembrancinha-loft
Amêndoas confeitadas são uma boa lembrancinha de batizado e podem ser deixadas em potes, para que os convidados se sirvam

Outras opções são as velas, que representam o rito religioso e podem ser personalizadas com terços e com o nome da criança, e aromatizadores de ambiente. Vasinhos de plantas também são bem-vindos e as suculentas são ótimas opções, pois são plantas pequenas e que resistem ao transporte da festa até a casa dos convidados.

organizar-batizado-plantas-loft
Plantas são uma ótima opção de lembrancinha de batizado e dão um ar fresco à decoração da festa

Além da lembrancinha de batizado para cada convidado, lembre-se de que é essencial registrar imagens desse dia para revisitar no futuro. Contratar um fotógrafo costuma ser mais seguro do que deixar os familiares encarregados de clicar os melhores momentos da festa. “Sugiro que a família procure a pessoa que mais fez eventos para ela até então. O quesito emoção está em jogo, então se o profissional conhece a família, melhor. E se fez o casamento dos pais, melhor ainda!”, indica o Roberto Cohen.

Foi convidado e quer saber o que dar de presente no batizado?

Se você foi convidado para um batizado, é educado levar algo para a criança ou para a família toda. Mas sempre surge a dúvida: o que dar de presente no batizado? O ideal é perguntar aos pais da criança se haverá um local para deixar os presentes na festa ou se você deve enviá-los direto para a casa da família.

“Quem faz este tipo de celebração quer trocar carinho e não fazer dele um negócio. Então, todo presente é válido desde que haja emoção. Uma roupinha, uma pequena joia, um cartão ou até mesmo um donativo a uma ONG ou a uma instituição infantil em nome do recém batizado”, sugere Roberto.

Primeiro filho e batizado na casa nova

Com a chegada do primeiro filho, muitas famílias sentem a necessidade de se mudar para um apartamento maior, ou um condomínio com área comum, onde as crianças possam brincar em segurança e interagir com outros pequenos vizinhos. Ter um salão de festas no prédio, por exemplo, é ótimo para quem prefere dar festas mais íntimas, como um batizado para poucos convidados.

A Loft tem apartamentos para acomodar melhor todos os integrantes da família. Contamos com inúmeras opções de imóveis de alto padrão à venda nos melhores bairros de São Paulo. Os apartamentos à venda são entregues reformados, com infraestrutura totalmente nova. Conheça e agende sua visita!