papel-corretor-negociacoes-loft

Qual é o papel do corretor nas negociações com a Loft?

5 MINUTOS DE LEITURA

O corretor de imóveis é parte fundamental nos processos de compra e venda de apartamentos na Loft; entenda mais sobre sua atuação e parceria com esse profissional

É comum surgirem dúvidas sobre o papel do corretor em negociações imobiliárias. Quem paga a comissão? Por que devo contratar os serviços deste profissional? Que vantagens ele representa para o negócio? Será que é melhor tentar resolver toda a negociação apenas entre vendedor e comprador?

Se tem alguma dessas perguntas em mente, este artigo vai ajudar a esclarecer o trabalho dos corretores de imóveis parceiros da Loft. Vamos explicar sobre a importância do corretor no nosso processo de compra e venda de apartamentos, além de mostrar as razões para sempre contar com um profissional habilitado nas suas transações imobiliárias. 

Qual é a relação da Loft com os corretores de imóvel?

O corretor participa de todas as fases do processo de compra e venda na Loft, da primeira visita ao recebimento da proposta e assinatura da escritura. Os corretores de imóvel são parceiros da Loft, não funcionários, e recebem até 6% de comissão, de acordo com as premissas do CRECI, órgão que regulamenta a profissão. Além disso, recebe treinamentos gratuitos e programas de incentivo com o intuito de fazer da experiência de compra e venda, a melhor possível pelo consumidor.

O que a lei diz sobre corretagem imobiliária

O trabalho do corretor de imóveis não se resume a captações e visitas a imóveis. O profissional competente acompanha todo o processo de compra e venda, agindo como um intermediário entre as partes e respondendo quaisquer dúvidas que possam surgir pelo caminho, como a respeito de certidões e impostos.

A Lei 6.530 regulamenta a profissão do corretor de imóveis, afirmando no art. 3º que “compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”. Mas em que casos cabe comissão e quem paga? Os termos são negociáveis mas, geralmente, o vendedor arca com a taxa de corretagem em uma negociação de compra e venda de imóvel.

Em 2019, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu que “é devida a comissão de corretagem por intermediação imobiliária se os trabalhos de aproximação realizados pelo corretor resultarem, efetivamente, no consenso das partes quanto aos elementos essenciais do negócio”.

De acordo com artigo do UOL, isso sugere que a comissão do corretor “é devida independentemente da concretização definitiva do negócio jurídico, tendo em vista que a aproximação das partes e os serviços de intermediação e assessoria foram devidamente prestados pelo profissional”.

Em caso de compra de um imóvel, a responsabilidade pelo pagamento da comissão é do vendedor do imóvel. A informação é incluída como cláusula no contrato de compra e venda redigido pela Loft.

Para a modalidade de permuta de imóveis, ambos os proprietários arcam com a comissão. Os valores são calculados sob o valor de venda de cada imóvel e de acordo com negociação entre corretores e proprietários.

Se na permuta a Loft for uma das proprietárias, a empresa fica responsável pelo pagamento da comissão referente à venda do imóvel (até 6%).

O papel do corretor em uma venda com a Loft

Além de intermediar os encontros entre vendedores e compradores, o corretor é importante desde o momento em que você precisa decidir a que preço vai vender o imóvel. Este profissional ajuda a avaliar o valor da propriedade de forma mais precisa, com base nas características do imóvel, na localização, na variação de preço nos anos anteriores e na situação atual do mercado.

O papel do corretor em uma compra com a Loft

Quem quer comprar um apartamento sabe que a procura pelo imóvel ideal pode parecer interminável. O trabalho do corretor junto ao comprador é o de fazer uma triagem das propriedades que preenchem os requisitos do cliente e que realmente possam lhe interessar. Isso leva a economia de tempo e recursos.

Encontrou o apartamento perfeito, mas não sabe por onde começar com a documentação? Faz parte das funções do corretor de imóveis cuidar para que as certidões do imóvel e os documentos de compradores e vendedores estejam em ordem, garantindo segurança para a negociação.

Tenha segurança e transparência nas transações imobiliárias com a Loft

Negociar um imóvel por conta própria pode gerar muita dor de cabeça. Os problemas vão desde não ter comprovação da idoneidade da outra parte e não saber precificar corretamente o imóvel até sofrer as consequências de falsificação de certidões.

Contar com a ajuda de um corretor de imóveis e de um time jurídico torna a transação segura. O Compra e Venda Segura, um serviço gratuito da Loft, oferece segurança para compradores, vendedores e corretores de imóveis que transacionarem em sua plataforma.

Funciona da seguinte maneira: o dinheiro do comprador (sinal e entrada) só cai na conta do vendedor após análise da documentação por parte da assessoria imobiliária da Loft, o que permite que o comprador tome a decisão de seguir em frente bem informado. Para o vendedor, a fase de verificações acontece sem custos adicionais e de forma rápida. O resultado é um processo de compra e venda ágil e sem surpresas.

Gostou do conteúdo? Acompanhe mais notícias sobre o mercado imobiliário no blog da Loft e conheça nossos apartamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro!

Outros assuntos que podem lhe interessar