Como escolher papel de parede para sala: 5 dicas para a sua decoração

decoracao-papel-parede-sala-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Aprenda como escolher o papel de parede ideal para o seu apartamento e saiba como combinar cores e texturas para renovar a decoração sem quebra-quebra

É comum se sentir invadido pela energia da renovação sempre que um novo ano começa. O momento parece perfeito para fazer melhorias na decoração do seu apartamento e é possível atingir um resultado grandioso gastando pouco tempo e pouco dinheiro, sem complicação. 

Neste artigo, vamos dar dicas para escolher papel de parede e explicar como usá-lo na sala para renovar a decoração do ambiente.

Ao aprender como escolher papel de parede para sala, você também tem a chance de planejar a renovação de outros ambientes do apartamento, já que ele

é um revestimento bastante versátil

“O papel de parede tem várias vantagens, especialmente por se tratar de um revestimento rápido de instalar e limpar, que não faz sujeira. Ele muda o ambiente com agilidade, tem ótimo custo-benefício e algumas opções ainda oferecem um isolamento acústico e térmico, ensina a arquiteta Pati Cillo.

Pensa em ampliar o uso de papel de parede e aplicá-lo no banheiro? Saiba como fazer

1. Como escolher papel de parede

Atualmente, com os avanços tecnológicos do setor, esse tipo de decoração já pode ser utilizado em todos os ambientes do apartamento. O que vai diferenciar o uso é o material de que é feito – há papéis de parede de vinil e TNT, próprios para áreas úmidas, por exemplo.

É importante lembrar que também existem tecidos de parede. A principal diferença entre papel e tecido de parede é a manutenção: ele acumula menos pó do que o tecido, o que torna a limpeza muito mais fácil. O acabamento ao toque também é diferente – o tecido tem mais textura do que o papel.

‘Me decidi do conceito que quero, então como escolher papel de parede para sala?’, você pode estar pensando. Na sala, sempre é mais seguro apostar em tons neutros. Já em um lavabo, por exemplo, alguma estampa pode aparecer, dependendo do estilo dos moradores. Mas claro que isso não é uma regra: se você deseja entrar no estilo urban jungle na sala, por exemplo, pode cair muito bem aplicar um papel de parede com temática botânica em uma das paredes.

“Podemos explorar as estampas nos lavabos, em uma parede da sala ou no hall social. Em quartos de crianças, podemos ousar com papéis mais coloridos e divertidos também.É importante ver qual o estilo que o morador gosta, para escolher o papel mais estampado. Lembrando apenas que pode enjoar com maior facilidade”, diz Pati Cillo.

papel-parede-sala-infantil-loft
O quarto infantil permite uso de papel de parede divertido e gráfico, mas também é possível levar um papel geométrico para a sala

2. Onde colocar papel de parede na sala

Há alguns anos, o comum na decoração de interiores era escolher apenas uma parede para receber uma cor vibrante e ser o destaque do ambiente. Hoje, você não precisa ficar em dúvida sobre onde colocar papel de parede na sala. A resposta é simples: na sala inteira.

O cuidado que se deve tomar é relacionado a estampas, para que o ambiente não fique com aspecto pesado. Se quer um papel de parede estampado, experimente colocá-lo em apenas uma das paredes. É importante que a parede esteja bem preparada para a aplicação – precisa estar bem lisa e com uma demão de tinta para que o papel de parede fique perfeito.

papel-parede-sala-estampado-loft
Se o papel de parede é estampado, o recomendado é aplicá-lo em apenas uma das paredes da sala

“Se o papel de parede for claro, é bem importante que a parede esteja clara para não mudar a cor dele. Um papel de parede faz bonito em diferentes tipos de parede, tanto com luz natural ou artificial. O que costumo fazer, para valorizar um desenho ou uma estampa, é criar uma iluminação direcional para esse papel”, explica Pati Cillo.

3. Qual o melhor papel de parede para sala

Como já mencionamos, a decisão sobre textura, estampas e materiais do papel de parede depende do gosto dos moradores. Para definir qual o melhor papel de parede para sala, você deve se perguntar: gosto o suficiente desta cor ou estampa para olhar para ela todos os dias durante meses?

Acertar na combinação de cores e estampas pode parecer um grande desafio, mas a arquiteta Pati Cillo separou algumas opções de paletas de cores que são coringas e podem ajudar quem não faz ideia de por onde começar. São elas: 

1) Classic Blue (cor do ano 2020 eleita pela Pantone) e mostarda;

2) Rosa antigo, cinza e branco;

3) Verde folha e rosa antigo.

A arquiteta indica ainda o uso de um papel de parede estampado e outro papel liso, que seja em uma das cores que aparece na estampa. “Na verdade, hoje não há muitas regras, pois quanto mais descombinado, mais original e mais bacana fica. Mas o bom senso e o feeling sempre funcionam, por isso a combinação precisa ficar leve e atraente aos olhos.”

4. Como calcular a metragem 

Assim como outros tipos de revestimento, a quantidade de papel de parede é calculada por metragem, ou seja, é preciso saber o tamanho da área de cobertura em metros quadrados. A diferença é que, no caso do papel, é importante saber a largura e a altura da parede separadamente – não basta ter apenas o valor de metros quadrados.

Isso acontece porque cada rolo de papel tem largura e comprimento distintos, então é preciso prever onde ficarão as emendas na sua parede. Se o papel de parede for estampado, o cálculo deve ser feito para muito mais, pois a perda costuma ser grande para acertar a emenda dos desenhos. No caso dos lisos, o aproveitamento é maior.

Para não errar, peça ajuda na loja especializada onde vai comprar o material. Caso esteja sendo acompanhado por um arquiteto ou designer de interiores, o profissional cuidará de toda essa etapa para você.

LEIA TAMBÉM: Reforma de apartamento: como funciona na realidade

5. Como instalar papel de parede e fazer a manutenção

Há modelos de papel de parede autoadesivos e outros que necessitam de cola para a fixação. Caso opte pelo segundo, você vai precisar dos seguintes materiais para instalação:

  • Balde para diluir a cola
  • Escada
  • Fita métrica
  • Broxa ou rolo de pintura
  • Tesoura
  • Estilete
  • Espátula para corte, de preferência de aço
  • Pano seco

O site MdeMulher ensina como aplicar o papel de parede:

1. Limpe a parede com pano úmido e espere secar. Se houver alguma imperfeição, passe uma lixa para aumentar a aderência do papel.

2. Meça a superfície e defina o tamanho das tiras. Corte o papel e deixe 0,10 cm para o recorte no teto e outros 10 cm para o rodapé. 

3. Passe cola em abundância, do centro para as bordas. Dobre o papel, juntando as pontas. Espere 1 minuto e passe mais uma mão de cola.

4. Comece aplicando o papel no teto. Espere colar e vá desenrolando até o chão. Repita o processo, dispondo uma folha ao lado da outra. 

5. Conforme for colando o papel, passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Dê leves tapinhas para evitar as bolhas.

6. Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com a espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos.

Caso prefira, é possível contratar um profissional ou uma empresa especializada para fazer a instalação para você. E vale lembrar que o papel de parede é um material delicado, que deve ser limpo a seco, com pano limpo, aspirador de pó ou espanador, sem uso de produtos abrasivos.

Encontre um apartamento pronto para decorar

Ficou com vontade de decorar uma casa nova? A Loft tem mais de 120 opções de imóveis de alto padrão à venda nos melhores bairros de São Paulo. Os apartamentos são entregues reformados, com infraestrutura totalmente nova e um perfil de cores neutras nas paredes e acabamentos, que pode servir de base para a decoração com o seu estilo.

Conheça nossos apartamentos à venda e agende uma visita!