parceria-imobiliaria

Parceria imobiliária: estratégia boa para corretor autônomo?

8 MINUTOS DE LEITURA

Afinal, a parceria imobiliária é ou não é uma boa estratégia para o corretor autônomo? Para a gente, não existe muita dúvida: sim! Duas (ou mais) cabeças pensam melhor do que uma – e também conseguem muitas oportunidades a mais quando se juntam.

Porém, é sempre importante ter bastante atenção a como se organizam essas parcerias. E é por isso que a gente vai mostrar nesse artigo algumas coisas importantes: as vantagens de se fazer uma parceria imobiliária, como organizar os contratos para evitar contratempos, como atentar para as condições em que todo mundo fique em pé de igualdade e como construir uma relação de confiança para impulsionar suas vendas.

Quais as vantagens em ser corretor de imóveis autônomo?

Ser um corretor de imóveis autônomo não necessariamente significa a melhor solução para todo mundo que trabalha no setor. Mas quem escolhe trilhar o caminho próprio tem algumas vantagens, principalmente em questão de liberdade, se isso for do interesse do profissional:

  • Um corretor autônomo tem flexibilidade de horários e a liberdade de poder decidir a própria agenda;
  • O profissional autônomo pode cuidar das próprias estratégias, sem interferência;
  • Ao dar conta de todos os processos de negociação e comissão, o corretor autônomo recebe pelo seu trabalho sem precisar dividir.

Vale lembrar que nem tudo o que a gente apontou vai ser necessariamente uma vantagem para todo corretor autônomo. É importante também considerar que quem é autônomo pode ter mais dificuldades com ampliar negócios, em se organizar e em dar conta do volume de trabalho necessário para fazer tudo sozinho. Vale ver qual forma vale mais a pena para você.

E se você ainda precisa saber mais, a Loft também te explica tudo o que você precisa saber sobre ser um corretor de imóveis autônomo.

Corretor, a Loft te ajuda a vender mais, melhor e sempre. Bora aprender algumas dicas importantes?

Parceria imobiliária: como funciona? É vantajoso?

Uma parceria imobiliária, como o nome já indica, é quando dois ou mais corretores e/ou imobiliárias se unem para fazer negócio. Ela pode acontecer tanto para uma venda específica quanto para colaborações que vão durar mais – até mesmo por tempo indeterminado.

Normalmente, a parceria imobiliária acontece quando um corretor ou imobiliária quer oferecer ao cliente um imóvel que não está atualmente em sua carteira (portfólio). Assim, esse corretor/imobiliária busca se juntar com outro(a) para oferecer um ou mais imóveis que se adequem melhor ao que o cliente busca – ajudando a fidelizar o cliente.

As parcerias imobiliárias trazem algumas vantagens consideráveis para quem atua como corretor autônomo – ou para uma imobiliária que quer expandir seus negócios:

  • Construir uma rede de parcerias abre caminho para muitas novas oportunidades e aumenta o poder de competitividade do corretor, já que na prática significa ainda um aumento de sua carteira de imóveis;
  • Fazer parceria permite reduzir custos com marketing, já que os parceiros ficam a cargo de divulgar seus próprios anúncios também;
  • O networking que acontece com as parcerias parece trivial, mas é muito importante para enriquecer a experiência do corretor, aprendendo muitas coisas que o profissional não conseguiria alcançar sem troca de ideias e apoio.

É importante pontuar, por outro lado, que a parceria imobiliária – embora traga muitas vantagens de peso – também significa ter que dividir lucros e custos a partir do momento em que se firma um contrato de parceria com outros corretores.

Contrato de parceria imobiliária: como funciona?

Uma parceria imobiliária pode tanto sair “em cima da hora”, quando se encontra um potencial parceiro importante para um negócio (seja um imóvel encalhado ou para compartilhar um imóvel que está com outro corretor, por exemplo), ou então ser previamente pensada pelas partes.

Um contrato de parceria imobiliária costuma funcionar no modelo fifty-fifty (50/50), em que a comissão é dividida igualmente entre os parceiros. Também é possível ver outros arranjos, como quando mais parceiros estão envolvidos – e um ou mais deles ganham uma fatia maior por assumir funções que exigem mais comprometimento, por exemplo.

Para fechar um contrato de parceria imobiliária ou se unir a uma rede de parcerias, vale conversar antes e definir claramente quais são as condições dessa parceria. Isso é crucial para depois não sentir que sofreu com alguma desvantagem que já deveria ter sido resolvida no próprio contrato – e se resguardar com questões envolvendo comissão, cláusulas e afins. Não existe um modelo fixo de parceria, então o acerto prévio é essencial!

E, claro, antes de fechar negócio é fundamental buscar conhecer o corretor ou imobiliária com quem se pretende aliar, para evitar problemas de confiança. Vale procurar outros corretores para pedir opiniões e referências, além de conhecer melhor a carteira de potenciais novos parceiros para saber como aproveitar ao máximo essa união. 

A Loft, por exemplo, oferece uma grande estrutura para o corretor expandir seus negócios graças a uma rede ampla de apartamentos e condições favoráveis para potencializar sua capacidade de vendas. Após se cadastrar na Loft, cada parceiro passa a receber atualizações (como novos apartamentos, open houses, palestras e promoções). E, claro, todo parceiro pode divulgar e apresentar os apês à venda no portfólio da Loft a seus clientes. 

A importância da parceria imobiliária para o corretor de imóveis

Como fazer um contrato de parceria entre corretor e imobiliária (e entre corretores)

Antes de organizar um contrato de parceria entre corretor e imobiliária, ou mesmo entre corretores, é importante formular tudo de forma muito clara para se proteger até juridicamente. Vale incluir no contrato situações como o que fazer em casos de abandono, desistência, e, claro, detalhamento sobre comissões.

Além das cláusulas que a gente mostrou acima, um contrato de parceria entre corretores e e com imobiliária deve sempre conter informações pessoais (e jurídicas) completas, definição sobre as divisões de valores e de responsabilidades (seja sobre quem vai trazer o cliente, quem vai divulgar, quem vai cuidar do processo final), detalhamento das atividades e a descrição do imóvel (se for uma parceria pontual).

Quando a gente fala que detalhe é importante, pode acreditar! Tudo o que for necessário de ficar definido com cuidado vale ser escrito minuciosamente – para evitar contratempos mais à frente.

O que a parceria com a Loft pode proporcionar aos corretores?

Se o que você precisa é de uma imobiliária para que te dê uma parceria de confiança – especialmente se você tem apartamentos em São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte -, pode contar com a Loft! A gente valoriza o trabalho e reconhece o papel de nossos parceiros imobiliários, que têm muito a ganhar de diferentes formas.

Uma parceria com a Loft significa uma ótima opção de crescimento na carreira para o corretor graças à nossa rede de apartamentos e experiência em modernizar o mercado. E para a Loft, que compra, vende e lista milhares de apês, os parceiros imobiliários são igualmente essenciais para o negócio. 

Vamos ver resumidamente algumas das muitas vantagens que a Loft traz para corretores parceiros?

  • Portfólio crescente de apartamentos de qualidade em São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte;
  • Especialistas que te ajudam a fechar negócios e tecnologia e ferramentas que facilitam o processo;
  • Incentivos financeiros na publicação dos anúncios. Cuidamos de tudo (divulgação, fotos profissionais, auxílio com anúncio, visitas, assessoria jurídica, etc)
  • Comissão de até 6% para a venda de imóveis da nossa plataforma;
  • Mesmo que outro parceiro realize a venda, você também ganha comissão;
  • Política de vínculo entre cliente e parceiro imobiliário nos imóveis visitados;
  • Ganhe pela indicação de qualquer financiamento ou crédito com garantia, inclusive para imóveis fora da Loft;
  • Documentações sempre auditadas, garantindo ainda mais segurança.

Não perca tempo: cadastre-se na Loft para aproveitar todas as vantagens que a nossa parceria imobiliária oferece! E você ainda pode simplificar tudo com o nosso app para corretores.

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter