Conheça 11 parques em SP para você não deixar de aproveitar

Tempo de leitura: 4 minutos

Dentre os parques em São Paulo, há opções ao ar livre, abertas ao público, e também fechadas, como parques de diversão. Confira e comece a montar a agenda dos próximos fins de semana!

O que você verá nesse artigo:

  • Descubra as melhores opções de parques em SP
  • Conheça outros parques de SP próximos à capital
  • Encontre seu novo apartamento próximo aos novos parques em SP

Quem mora em grandes cidades costuma aproveitar qualquer oportunidade para estar mais perto da natureza. E nem só de arranha-céus e asfalto vive São Paulo. Neste artigo, vamos apresentar diversas opções de parques em SP para curtir com os amigos, a família ou até mesmo sozinho. Há opções ao ar livre e também fechadas, como os parques temáticos.

De acordo com a Rede Social de Cidades, a capital paulista tem mais de 16 m² de área verde por habitante. O número é superior ao mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que seria de 12 m². A vegetação é importante para reduzir a concentração de poluentes e para garantir a qualidade do ar.

Fora isso, os benefícios do convívio com a natureza para a saúde humana são inúmeros – inclusive para a saúde mental. Praticar exercícios ao ar livre ou passar um dia no parque fazendo um piquenique também pode ser uma forma de terapia.

Parques SP: descubra as melhores opções dentro da cidade

Não é porque São Paulo é cidade mais populosa da América Latina que não vai reservar um espaço para as áreas de Lazer. Na categoria de parques SP, é possível encontrar atrações ao ar livre e em contato direto com a natureza, assim como parques temáticos e voltados para crianças. Listamos as principais opções para você aproveitar sempre que tiver uma folga na agenda:

1) Parques em São Paulo capital ao ar livre

Com o título de parque mais famoso de São Paulo, o Parque do Ibirapuera tem mais de 1 milhão de metros quadrados de área verde, com ciclovias e pista de corrida, museus e um lago. Quem mora em Moema, na Vila Mariana, nos Jardins, Itaim Bibi e Vila Nova Conceição, na zona sul da cidade, se beneficia diretamente do parque, mas o Ibirapuera recebe visitantes de todos os lugares da cidade, além de muitos turistas.

Localizado na região central da capital, mais próximo à Vila Mariana, o Parque da Aclimação também possui um lago, além de um jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, pista para caminhada e corrida e campo de futebol. Assim como o Ibirapuera, é um bom programa para a família nos fins de semana e uma opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre.

Na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, é possível visitar o Parque Villa-Lobos. Ele abrange uma área de 732 mil m² e possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica, além de pistas de patins e skate e espaço exclusivo para pets. 

Também na categoria de bons parques em SP para quem tem cachorros, o Parque Buenos Aires, em Higienópolis, é um dos queridinhos dos “pais de pet”. Em 2019, a área dedicada aos peludos foi reinaugurada após uma reforma e voltou a ser o ponto de encontro dos amantes de animais do bairro. O parque também costuma ser procurado por quem gosta de piqueniques, por ser um local que inspira tranquilidade.

De volta à zona sul, o Parque do Povo é conhecido por receber diversos eventos culturais e esportivos, já que  possui três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paraolímpicos. Lá também é possível fazer roteiros botânicos e conhecer espécies de plantas de todos os biomas do Brasil. 

LEIA TAMBÉM: Edifícios icônicos de São Paulo: conheça a história e 23 exemplos

2) Parques temáticos para curtir na cidade

Quem tem filhos não deve perder a oportunidade de iniciar mais uma geração de paulistanos nas aventuras da Turma da Mônica. Localizado dentro do Shopping SP Market, o Parque da Mônica conta com diversas atrações temáticas dos personagens dos gibis, como a pescaria do Chico Bento e piscina de bolinhas do Cascão – os pequenos com certeza vão adorar passar um dia por lá.

Também dentro de um shopping, o KidZania tem atividades educativas e realistas. Uma área de mais de 8500 m² no Shopping Eldorado abre espaço para que crianças de 3 a 14 anos possam aprender diferentes carreiras, como trabalhar em um banco ou construindo uma casa sustentável, para inspirá-las como cidadãos.

Outros parques de SP próximos à capital

Escapar para um dos parques de SP durante o fim de semana pode ser tudo o que você precisa para se desligar da agitada rotina na capital. Se tem crianças na família, programar uma visita a um dos parques de diversão em SP com certeza é uma boa ideia. 

O T-Rex Park fica dentro do shopping Parque D. Pedro, em Campinas, e promete agradar todos os fãs de dinossauros com brincadeiras e atividades educativas. Outro lugar na lista de parques de São Paulo é o famoso Hopi Hari, que fica a uma hora de São Paulo capital. O local é um parque de diversão mais tradicional, com montanhas-russas e roda-gigante, e tem uma área de 760 mil m², equivalente a duas vezes o Estado do Vaticano.

Já para quem procura parque aquático em SP, o Wet’n Wild fica a apenas 30 minutos da capital, às margens da rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva. O local oferece 25 atrações para todas as idades, além de uma área com lago natural e mata nativa. Outra opção é o Magic City, em Suzano, localizado em meio à Mata Atlântica. Além das atrações aquáticas, há atividades radicais, parque de diversões e pousada.

Encontre seu novo apartamento próximo aos parques em SP

A Loft chegou ao mercado em 2018 para revolucionar o processo de compra e venda de imóveis. Hoje, temos apartamentos de 25 m² a 323 m² à venda nos melhores bairros de São Paulo, como Higienópolis, Itaim Bibi, Pinheiros, Vila Madalena e Vila Mariana. Assim, é possível encontrar um novo lar próximo aos parques em SP.

Os imóveis são entregues com opção de reforma, para que você possa ter a certeza de que escolheu o melhor cantinho pra você. Conheça nossos apartamentos à venda!