Conheça 11 parques em SP para você não deixar de aproveitar

parque-das-perdizes-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Dentre os parques em São Paulo, há opções ao ar livre, abertas ao público, e também fechadas, como parques de diversão. Confira e comece a montar a agenda dos próximos fins de semana!

O que você verá nesse artigo:

  • Descubra as melhores opções de parques em SP
  • Conheça outros parques de SP próximos à capital
  • Encontre seu novo apartamento próximo aos novos parques em SP

Quem mora em grandes cidades costuma aproveitar qualquer oportunidade para estar mais perto da natureza. E nem só de arranha-céus e asfalto vive São Paulo. Neste artigo, vamos apresentar diversas opções de parques em SP para curtir com os amigos, a família ou até mesmo sozinho. Há opções ao ar livre e também fechadas, como os parques temáticos.

De acordo com a Rede Social de Cidades, a capital paulista tem mais de 16 m² de área verde por habitante. O número é superior ao mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que seria de 12 m². A vegetação é importante para reduzir a concentração de poluentes e para garantir a qualidade do ar.

Fora isso, os benefícios do convívio com a natureza para a saúde humana são inúmeros – inclusive para a saúde mental. Praticar exercícios ao ar livre ou passar um dia no parque fazendo um piquenique também pode ser uma forma de terapia.

Parques SP: descubra as melhores opções dentro da cidade

Não é porque São Paulo é cidade mais populosa da América Latina que não vai reservar um espaço para as áreas de Lazer. Na categoria de parques SP, é possível encontrar atrações ao ar livre e em contato direto com a natureza, assim como parques temáticos e voltados para crianças. Listamos as principais opções para você aproveitar sempre que tiver uma folga na agenda:

1) Parques em São Paulo capital ao ar livre

Com o título de parque mais famoso de São Paulo, o Parque do Ibirapuera tem mais de 1 milhão de metros quadrados de área verde, com ciclovias e pista de corrida, museus e um lago. Quem mora em Moema, na Vila Mariana, nos Jardins, Itaim Bibi e Vila Nova Conceição, na zona sul da cidade, se beneficia diretamente do parque, mas o Ibirapuera recebe visitantes de todos os lugares da cidade, além de muitos turistas.

parque-ibirapuera-sp
O Parque do Ibirapuera é o maior da capital e recebe milhares de turistas todos os anos

Localizado na região central da capital, mais próximo à Vila Mariana, o Parque da Aclimação também possui um lago, além de um jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, pista para caminhada e corrida e campo de futebol. Assim como o Ibirapuera, é um bom programa para a família nos fins de semana e uma opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre.

Na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, é possível visitar o Parque Villa-Lobos. Ele abrange uma área de 732 mil m² e possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica, além de pistas de patins e skate e espaço exclusivo para pets. 

parque-villalobos
No Parque Villa-Lobos é possível fazer pequenas trilhas e aproveitar o dia ao lado do seu pet

Também na categoria de bons parques em SP para quem tem cachorros, o Parque Buenos Aires, em Higienópolis, é um dos queridinhos dos “pais de pet”. Em 2019, a área dedicada aos peludos foi reinaugurada após uma reforma e voltou a ser o ponto de encontro dos amantes de animais do bairro. O parque também costuma ser procurado por quem gosta de piqueniques, por ser um local que inspira tranquilidade.

De volta à zona sul, o Parque do Povo é conhecido por receber diversos eventos culturais e esportivos, já que  possui três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paraolímpicos. Lá também é possível fazer roteiros botânicos e conhecer espécies de plantas de todos os biomas do Brasil. 

LEIA TAMBÉM: Edifícios icônicos de São Paulo: conheça a história e 23 exemplos

2) Parques temáticos para curtir na cidade

Quem tem filhos não deve perder a oportunidade de iniciar mais uma geração de paulistanos nas aventuras da Turma da Mônica. Localizado dentro do Shopping SP Market, o Parque da Mônica conta com diversas atrações temáticas dos personagens dos gibis, como a pescaria do Chico Bento e piscina de bolinhas do Cascão – os pequenos com certeza vão adorar passar um dia por lá.

Também dentro de um shopping, o KidZania tem atividades educativas e realistas. Uma área de mais de 8500 m² no Shopping Eldorado abre espaço para que crianças de 3 a 14 anos possam aprender diferentes carreiras, como trabalhar em um banco ou construindo uma casa sustentável, para inspirá-las como cidadãos.

Outros parques de SP próximos à capital

Escapar para um dos parques de SP durante o fim de semana pode ser tudo o que você precisa para se desligar da agitada rotina na capital. Se tem crianças na família, programar uma visita a um dos parques de diversão em SP com certeza é uma boa ideia. 

O T-Rex Park fica dentro do shopping Parque D. Pedro, em Campinas, e promete agradar todos os fãs de dinossauros com brincadeiras e atividades educativas. Outro lugar na lista de parques de São Paulo é o famoso Hopi Hari, que fica a uma hora de São Paulo capital. O local é um parque de diversão mais tradicional, com montanhas-russas e roda-gigante, e tem uma área de 760 mil m², equivalente a duas vezes o Estado do Vaticano.

Já para quem procura parque aquático em SP, o Wet’n Wild fica a apenas 30 minutos da capital, às margens da rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva. O local oferece 25 atrações para todas as idades, além de uma área com lago natural e mata nativa. Outra opção é o Magic City, em Suzano, localizado em meio à Mata Atlântica. Além das atrações aquáticas, há atividades radicais, parque de diversões e pousada.

Encontre seu novo apartamento próximo aos parques em SP

A Loft chegou ao mercado em 2018 para revolucionar o processo de compra e venda de imóveis. Hoje, temos milhares de apartamentos para cada momento da sua vida nos melhores bairros de São Paulo.

Todos os imóveis são entregues com opção de reforma, para que você possa ter a certeza de que escolheu o melhor cantinho pra você. Conheça nossos apartamentos à venda!