Permuta de imóveis: opção para trocar de casa economizando

cropped-permuta-de-imoveis-troca-loft-1.jpg
Tempo de leitura: 9 minutos

Entenda o que é a permuta de imóveis, quais são suas vantagens e como a Loft trabalha com essa modalidade para apartamentos de alto padrão.

De forma geral, uma permuta permite que as partes ofereçam um item como forma de pagamento por outro. No caso da permuta de imóveis, o contrato trata, justamente, da troca de um imóvel por outro. Se ambos tiverem igual valor (ou seja, forem equivalentes em diversos aspectos), não é preciso utilizar dinheiro na transação. Caso haja diferença de valores, em muitos casos é possível inteirar a soma em dinheiro para qualquer um dos lados, igualando a oferta ao pedido.

Para que seja um negócio de fato vantajoso, é preciso saber (bem!) quanto vale o seu imóvel no mercado (seja ele uma casa, um apartamento, um prédio ou um terreno) e a também o valor daquele por qual quer trocá-lo.

Esse artigo foi escrito para esclarecer todas as dúvidas sobre Permuta que você venha a ter, mas caso seu interesse seja em saber como utilizar seu imóvel como pagamento para trocar por outro apartamento à venda do nosso portfólio, é só entrar no site da Loft.

O que é permuta

O que é permuta? Trata-se de um tipo de contrato frequente em diversos mercados, do imobiliário ao publicitário. Basicamente, significa a troca contratual de uma coisa por outra, frequentemente sem envolver dinheiro. Dentro dessa modalidade, tudo que pode ser vendido pode ser trocado – e não é preciso que seja o mesmo tipo de item.

Para ilustrar esse ponto, basta pensar em uma estratégia bastante utilizada por marcas e celebridades e que você provavelmente já encontrou no seu feed das redes sociais: em troca de itens ou serviços de uma dada marca, uma personalidade as divulga em público.

Como funciona o contrato de permuta de imóveis

Estudar a fundo os melhores termos de negociação e legalizá-los na forma de um contrato de compra e venda é a melhor forma de evitar dor de cabeça com a permuta de imóveis. Os mesmos cuidados que devem ser empregados na compra de um apartamento, especialmente clareza sobre toda a documentação dos bens em questão e datas claras para troca de posse, podem ajudá-lo com isso.

Uma vez que os documentos estejam em dia, os valores dos bens estejam acordados e as desproporcionalidades (quando/se existirem) forem resolvidas, é possível fazer o contrato de permuta de imóveis. 

Como em outras negociações imobiliárias, é uma boa prática (mas não obrigatória) redigir um contrato de compra e venda.

Lei mais baixando nosso e-books sobre contrato de compra e venda.

O contrato da permuta de imóveis obrigatório, neste caso, é feito por escritura pública, um documento público lavrado em cartório em que todas as especificidades da troca são formalizadas.

Lembre-se que, apesar de ser uma permuta de imóveis que pode não envolver dinheiro, existem taxas envolvidas. Além de pagar o cartório pela escritura pública (um percentual aplicado sobre o preço do imóvel; há uma tabela disponível neste link), as partes também devem pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Especialistas da Souza Gomes Imóveis falam sobre permuta de imóveis

PARA QUEM A PERMUTA DE IMÓVEIS É INDICADA

Optar por este modelo de compra e venda de imóveis é a melhor opção para você ou para o seu investimento? Nesta seção, nós vamos detalhar para quem a permuta de imóveis é mais indicada. Lembre-se que esta transação é um processo mais complexo do que a simples troca de veículos ou objetos.

O perfil de pessoas que se interessam pela permuta pode variar conforme a economia, por exemplo. A permuta de imóveis é um modelo de negociação que tende a ficar em evidência em momentos de crises financeiras, pois o tempo que se leva para finalizar uma transação pode ser encurtado e também por uma possível falta de liquidez no mercado imobiliário.

Este tipo de negócio é indicado nos seguintes casos:

1) Duas famílias que estejam mudando uma para a cidade (ou bairro) da outra; 

2) Um comprador que dependa da venda do seu imóvel atual para comprar o novo;

3) Um investidor que esteja interessado em diversificar seus imóveis;

4) Um comprador que tenha dois imóveis na cidade e deseje adquirir uma casa na praia ou no campo.

A permuta é regulamentada pelo artigo 533 do Código Civil brasileiro. A lei afirma que cada parte envolvida na transação deve pagar metade das despesas. O negócio pode ser anulado se não tiver o consentimento de descendentes e do cônjuge.

QUAIS CUIDADOS TOMAR ANTES DE OPTAR POR ESSE TIPO DE NEGOCIAÇÃO

Vamos começar este tópico explicando duas formas comuns de permuta: a ‘com torna’ e a ‘sem torna’. A primeira envolve uma diferença de valores entre os bens que serão trocados. Por isso, uma das pessoas envolvidas na negociação vai receber um valor em dinheiro como forma de complementação.

Já a permuta sem torna é aquela em que há a troca integral. Dois bens, por exemplo, serão trocados e ninguém precisará pagar um valor a mais para complementar o total acordado entre as partes.

Caso você faça uma permuta com torna, fique atento ao imposto de renda. Em entrevista à TV Creci, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, o advogado Júlio César Sanchez apontou a importância de você ter um contador para ajudá-lo nesta situação.

“É importante em uma transação de permuta, em relação ao imposto de renda, sempre ter contato com um bom contador, porque envolve existir a torna ou não. Se tem a torna, a declaração é feita de uma outra forma. Se não tem a torna, é imóvel com imóvel, isso não gera enriquecimento, é uma troca integral”, explicou.

O advogado destacou a necessidade de se prestar atenção ao contrato de compra e venda. Segundo ele, compradores e vendedores devem tomar cuidado neste ponto para não simplesmente procurar um modelo de contrato na internet e depois “copiar e colar”, pois permuta é uma negociação que exige muita atenção.

O contrato de compra e venda, por exemplo, envolve estabelecer uma multa para caso haja algum descumprimento. Este ponto é importante, pois a multa não pode ser abusiva. De acordo com o advogado, hoje, uma multa que não é considerada abusiva é de até 30% do valor do imóvel. Se passar disso, afirma ele, a multa pode se tornar abusiva.

Outro ponto fundamental é decidir o que será entregue com o imóvel. O apartamento será negociado com bens materiais? A compra e venda envolve os móveis que estão no imóvel? Todos ou uma parte? O advogado pede atenção à parte do contrato que vai discriminar essas questões.

Não esqueça de levantar se o imóvel que você deseja tem dívidas, ou seja, verificar a situação legal do bem que você deseja adquirir. Veja também como está o preço do imóvel que você quer envolver na troca no mercado. Lembre-se ainda que toda transação imobiliária gera tributos. Ou seja, atenção às despesas imobiliárias.

“Quando a gente fala de permuta, o Código Civil esclarece esse assunto. Todo imóvel acima de 30 salários mínimos, você tem que fazer escritura pública obrigatoriamente. Quando você vai fazer a permuta, você tem que pensar que vai ter o gasto com a escritura pública, com o registro, que é outro gasto”, apontou.

Como a Loft faz permuta com imóveis de alto padrão

A Loft – que compra, reforma e vende apartamentos em São Paulo – oferece possibilidade de permuta de imóveis de alto padrão para atender a demanda da clientela. 

É simples: você opta por vender seu imóvel para a Loft por dinheiro ou na troca por qualquer outro dentro das opções disponíveis de compra de um apartamento no nosso site. Caso seu apartamento seja mais caro do que aquele que você escolheu, a Loft paga a diferença. Se for mais barato, a empresa oferece apoio para ajudá-lo a resolver a questão financeira.

“Mais da metade dos clientes que nos vendem [imóveis] quer fazê-lo para comprar outro”, fala Raphael Tomé, do time de sales da Loft. “Para nós, é interessante porque fazemos duas transações ao mesmo tempo e resolvemos o problema do cliente, que é o ponto principal.”

O contrato de permuta de imóveis da Loft

Juridicamente, a Loft é composta por fundos imobiliários, mas isso não altera o processo contratual. Raphael explica que o máximo que acontece é ter a assinatura de dois contratos, caso haja uma diferença específica no tamanho entre o imóvel oferecido pelo cliente e aquele pelo qual ele optou.

“Apartamentos que têm menos de 180 metros quadrados estão em um fundo [da Loft] e maiores que isso estão em outro”, fala. Na prática, quando os dois imóveis da transação estão no mesmo fundo, há um contrato só; quando não, há dois contratos separados. “Para o cliente, não há diferença e fazemos tudo no mesmo dia.” 

De qualquer maneira, sempre constará o termo dação em pagamento, que permite substituir legalmente o dinheiro como pagamento por itens (nesse caso, um imóvel).

Raphael conta que, de forma geral, acontece uma troca de tamanho. O cliente opta por vender um imóvel maior por outro menor e vice-versa, de acordo com seu novo momento de vida – pense em uma família em crescimento ou pais de filhos que saíram de casa, por exemplo.

Leia também: 9 mitos e verdades sobre a Loft

6 vantagens da Loft nesse tipo venda de imóveis

A Loft trabalha com a venda de imóveis reformados e de alto padrão em São Paulo e vai além de oferecer ótimas opções de apartamentos para comprar: seu objetivo é transformar o mercado imobiliário brasileiro, tornando o processo mais leve, ágil e prazeroso em todas as etapas, da visitação à assinatura do contrato. 

Confira abaixo suas maiores vantagens para quem está considerando a permuta de imóveis:

Caso seja seu interesse, pode ir direto para nossa página de negociação de permuta e cadastrar seu apartamento.

1. Isenção do Imposto de Renda sobre o ganho de capital 

Vender um bem imóvel pode acarretar no pagamento de 30% sobre aquele ganho a não ser que outro imóvel seja adquirido em até 180 dias. Ao optar pela permuta de imóveis, não há necessidade de pagá-lo. (Essa vantagem se aplica à permuta de imóveis como um todo!)

2. Apartamentos renovados e prontos para morar 

Instalar-se em um novo lar frequentemente exige transformações do espaço para deixá-lo mais bonito ou resolver problemas estruturais. 

A Loft resolve essa dor de cabeça. Seu time de arquitetos se debruça sobre cada planta para renovar seu layout e os apartamentos são entregues com acabamentos e revestimentos de alto padrão e infraestrutura 100% renovada (hidráulica, elétrica, para automação, ar-condicionado e internet). E a obra toda tem 1 ano de garantia!

Leia também: Os apartamentos da Loft são entregues renovados e prontos para morar. O que isso significa?

3. Comprador garantido

Caso seu apartamento atenda aos pré-requisitos da Loft e, após uma visita técnica, tenha sido precificado de maneira bem-sucedida, você pode visitar qualquer outro imóvel do portfólio com a tranquilidade de quem tem um comprador garantido para o seu. 

4. Vantagens financeiras

Se for necessário pagar uma diferença para a Loft pelo novo imóvel, a empresa oferece os serviços da Atta, parceira especializada em financiamento imobiliário que cota as taxas com os maiores bancos do Brasil. “No mínimo, eles vão conseguir uma melhor taxa do que você conseguiria direto com seu gerente”, fala Raphael. “A Loft não ganha nada com isso, só ajuda o comprador a ter acesso a algo que demoraria.”

5. Segurança jurídica para comprar apartamento

Pela natureza de seu negócio, a Loft atua com uma grande segurança jurídica. Cada imóvel adquirido é detalhadamente avaliado pela própria Loft e por órgãos fiscalizadores externos e todos os documentos são atualizados – o que já elimina os obstáculos mais frequentes na hora de comprar apartamento.

Além disso, o time jurídico da Loft está a postos para conduzir todo o processo. Você só precisa se preocupar com a data para assinar os documentos e ganhar sua chave!

6. 15 dias para a mudança de casa

No caso de uma permuta de imóveis, Raphael Tomé levanta um ponto importante: quando ocorre a troca propriamente dita? “O cenário em geral é que aquela pessoa não tem outro imóvel para ir”, fala. Afinal, ela mora lá!

“O que fazemos é assinar a escritura dos dois imóveis no mesmo dia, após a obra [do apartamento da Loft] estar pronta, e damos posse de nosso imóvel para o cliente naquela data. Nós tomamos posse de seu imóvel 15 dias depois, para que ele possa se mudar.” 

Para facilitar ainda mais essa etapa, a Loft se prontifica a oferecer contatos de empresas de mudança de casa.

COMO FUNCIONA A PERMUTA DE IMÓVEIS PARA O CORRETOR?

Uma dica para corretores de imóveis. Na hora de negociar seus honorários, afirmou o advogado, lembre-se de que a permuta é uma troca que equivale a duas compras e vendas. A tabela referencial de honorários do Creci-SP destaca que “nas permutas, os honorários serão devidos pelos respectivos proprietários a quem estes contrataram, calculado sob o valor de venda de cada imóvel”.

A Loft trabalha com corretores parceiros, que já são cerca de 10 mil, muitos deles a caminho de se tornarem Top Brokers. Para se tornar um deles, basta ser credenciado junto ao CRECI e fazer um cadastro online gratuito. Pronto: você já está em nosso mailing, que inclui uma atualização semanal de imóveis Loft disponíveis.

Para crescer ainda mais e criar mais oportunidades de negócios, criamos o Loft Market no fim de 2019. Trata-se de uma plataforma que adiciona ainda mais imóveis para venda no mercado imobiliário. Veja os novos bairros que fazem parte da plataforma aqui!

A vantagem para os corretores de imóveis parceiros está na garantia de exclusividade, pois ela assegura que o profissional receberá o pagamento de sua comissão. Se o corretor que trouxe o imóvel fizer a venda, ele garante 100% do valor da corretagem (a sugestão de corretagem da Loft é 6%). 

Caso um corretor traga o imóvel e outro o venda, a comissão é dividida em duas parcelas: 70% para o corretor do comprador e 30% para o corretor do vendedor. Além disso, o corretor recebe 1000 reais por cada apartamento cadastrado, o que faz da Loft Market a única plataforma do mercado imobiliário a ter esse benefício para os profissionais. 

Confira a política completa neste link e cadastre-se hoje!

Conheça opções de apartamento de luxo e faça sua permuta de imóveis com a Loft

O portfólio de apartamentos da Loft está em constante crescimento e oferece imóveis de 79m2 a 287m2 por São Paulo e Rio de Janeiro. Todos estão disponíveis para permuta de imóveis, caso a Loft opte por adquirir o seu (conheça os pré-requisitos aqui).

Conheça todas as opções de apartamentos de luxo disponíveis no site da Loft e marque uma visita!