Troca de imóveis deve mudar a maneira como moramos no Brasil

cropped-permuta-loft.jpg
Tempo de leitura: 6 minutos

Trocar de imóvel pode levar hoje até 3 anos no Brasil, mas estamos nos aproximando de um momento em que mudar de apartamento será tão simples quanto trocar de carro.

Trocar de casa pode ser um processo desgastante. Prova disso é que mesmo nas mudanças drásticas de rotina, esta nunca é a primeira opção a ser considerada. Nascimentos ou mudança de filhos, oscilações de renda, percursos longos até do trabalho, enfim, a vida está em constante mudança.

A vida do Brasileiro é dinâmica, o mercado de imóveis ainda não

Imagine os seguintes quadros:

João é contratado em seu primeiro emprego e, passado um tempo, decide comprar uma kitnet. Casa-se 4 anos depois e troca seu apartamento sem dor de cabeça por um apartamento de 2 quartos. 

Marta vai ter seu segundo filho, ela mora em um apartamento de 2 quartos e decide se mudar para um apartamento maior, com 3 quartos com playground. 

Letícia e Miguel, que vivem junto há 3 anos estão em um momento de crescimento profissional e decidem se mudar para o apartamento dos sonhos. 

Os filhos de Ari e Fátima deixaram a casa para estudar no interior, o apartamento ficou grande demais, e o casal decide se mudar para um apartamento menor. Com o dinheiro que sobrou, compram mais um apartamento de 35m para alugar e se preparar para a aposentadoria. 

Para todas essas situações, seria possível uma adequação compatível com o momento de vida de cada uma dessas pessoas. Um ponto interessante: muitas vezes a solução para o nosso problema de compra é também o desejo de venda de outro.

A partir do momento em que for possível trocar de apartamento com facilidade, as famílias vão poder se mudar conforme as necessidades de seus momentos de vida e isso irá dinamizar todo o mercado imobiliário do país.

Há países que facilitam essa decisão em diversas frentes. Nos EUA existe um perfil de compra e venda de propriedades a cada nove anos em média. No Brasil, que contabiliza 47,2 milhões de proprietários de seus domicílios e outros 4,1 milhões em processo de quitação, a estimativa sobe para 16 anos para trocar de imóvel.

o Processo de negociação de imóveis é desgastante  

por aqui é o morador que deve se adequar ao espaço e não vice-versa, como seria a opção lógica. 

Não é à toa: o processo de compra e venda de imóveis no Brasil engloba uma série de custos inesperados e dores de cabeça. Isso sem falar em planejamento e execução das reformas que podem anteceder a mudança. 

Segundo Luan Lima, do time de vendas da Loft, o principal motivo deste hiato é mesmo o estresse no processo. “Acompanhamos clientes que estão pesquisando há um ano, às vezes a procura chega a cinco anos. Todos citam as negociações extremamente longas”, diz. “É um marco que poderia ser reduzido se o processo fosse mais simples, seguro, rápido e com preço ajustado ao mercado.”

Existem outras empecilhos como tratar com diversos corretores ao longo do process, receber visitas infrutíferas de interessados, sobretudo propostas que parecem atraentes mas não vão pra frente.

a permuta ou troca de imóveis É UMA SOLUÇÃO SIMPLES E EFICAZ, que encurta o processo

Pois bem, o jeito de tornar tudo mais rápido e encurtar o caminho: a troca (ou permuta) de imóveis. Ainda muito pouco praticada, em 2018 ela somou somente 1% dos registros imobiliários feitos em São Paulo e 0,7% no Rio de Janeiro, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Estes índices baixos ficam ainda menos sentido se considerarmos que 2 a cada 3 pessoas que procuram vender um imóvel estão a busca de comprar um novo.

Os registros de troca de imóveis ainda são pouco ou nada estruturados, ou seja, acontecem de forma casual, com o proprietário vendo-se obrigado a aceitar uma transação não próxima da ideal por não ter recebido propostas melhores ou porque necessita do dinheiro que investiu no seu antigo imóvel de volta.

Com a Troca Loft, é possível centralizar tudo dentro de um único canal, desde o agendamento de visitas à assinatura da escritura, e sair com um apartamento de alto padrão totalmente renovado, pulando ainda a dor de cabeça da reforma.

“Nós selecionamos imóveis bens localizados e os transformamos através de uma reforma excepcional. Fazemos questão de vender apartamentos bons e com alto potencial de liquidez”, Diz Luan. que explica que quando os clientes passam pela rigorosa visita técnica da empresa em seus imóveis, eles “entendem a complexidade de nossa decisão de negociação, sinal de que é bem referenciada.”, complementa.

Todos os apartamentos no portfólio da Loft estão disponíveis para troca, portanto é possível visualizar nosso ambiente também como um site de permuta de imóveis.

O preço que a Loft oferece em um contrato de permuta de imóveis é o mesmo que seria proposto por um apartamento fora da negociação desse tipo, baseado em dados reais das transações do bairro e apresentado de forma transparente na proposta para deixar claro quais o valor das transações dos apartamentos comparáveis que utilizamos

Como é o processo de compra e venda tradicional

Segundo dados de 2017 da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, é preciso esperar quase um ano e meio para vender um imóvel residencial no Brasil. Vender seu imóvel é, frequentemente, uma condição financeira para comprar um novo. Então para muitos não tem jeito: é preciso esperar a venda ser efetuada para pensar em mudar-se para um novo local.

Em seguida, vem a corrida para encontrar outro imóvel, fechar o negócio dentro de seis meses e assim evitar pagar um imposto de 15% sobre o ganho de capital caso haja lucro na negociação. Esse prazo nem sempre funciona, visto que essa compra é um grande comprometimento e só acontece depois de muita pesquisa e reflexão.

Depois vem a famigerada reforma. De acordo com dados da Loft – que mantém estudos meticulosos sobre o mercado imobiliário e rotineiramente executa análises de dados para tomar decisões –, nove a cada 10 reformas sofrem com algum problema. Em média, custam 61% a mais do que o previsto e extrapolam sua duração em 57%. 

Como é difícil viver em meio a uma obra, o proprietário costuma arranjar outro lugar para morar temporariamente. Seja na casa de familiares ou alugando um novo espaço. Além da dor de cabeça relacionada à gestão da obra em si e de todos os valores despendidos com a mesma, no caso de aluguel o período ainda acata gastos repetidos de condomínio e IPTU. 

Afinal, não importa se há um morador dentro do imóvel novo ou não: os boletos precisam ser pagos. Supondo uma taxa condominial R$ 20 por m2, manter dois apartamento de 100 m2 por seis meses custaria R$ 24.000 só de condomínio. 

Em resumo? Quando enfim vira a chave do novo lar completo, o proprietário já esperou (e gastou) muito.

Como é o processo de compra, venda (e troca!) na Loft

Para criar seu processo de compra e venda, a Loft analisou cada uma dessas etapas para eliminar fricções. Para enviar um imóvel à venda, por exemplo, o proprietário ou o corretor de imóveis preenche um breve cadastro online e aguarda o contato. 

Se o apartamento atender os pré-requisitos de aquisição, será marcada uma única visita técnica, momento em que um consultor da Loft analisa mais de 50 critérios. Com essas informações, é feita uma proposta de compra detalhada e justa, que leva em conta transações históricas de imóveis similares na região. Caso a proposta seja aceita, nosso time jurídico entra em campo para buscar e redigir os documentos necessários – e pagar à vista!

Esse último passo pode ser alterado para envolver a troca ou permuta de imóveis, uma opção que evita o imposto sobre ganho de capital e retira o estresse envolvido em algo que pode se tornar uma corrida contra o tempo e o saldo no banco.

“De forma geral, a Troca Loft não só permite financeiramente um negócio melhor como também sem dores de cabeça para a família. O proprietário sai do apartamento atual e no mesmo dia já vai para seu apartamento novo!”, fala Luan. “Na Loft, se o apartamento do proprietário tiver um valor maior, pagamos a diferença. Para quem pretende mudar para um apartamento maior, há parceiros disponíveis para auxiliá-lo a encontrar as melhores taxas de financiamento. 

Mais ALGUMAS VANTAGENS DA TROCA LOFT

Mudança Planejada

Sendo a Loft proprietária atual do seu novo apartamento e também parte interessada no seu imóvel, fica muito mais fácil planejar sua mudança sem ter que deixar seu apartamento atual até o dia da troca de chaves.

isenção de lucro imobiliário

Quando você obtém lucro através de uma venda de imóveis, esse ganho de capital é tributado pelo Imposto de renda. No caso de Permuta ou troca de Imóveis, é facilitada a utilização do benefício fiscal para isenção do imposto sobre o lucro de capital obtido. A permuta é um recurso muito funcionar para evitar o pagamento de altos impostos em uma transação imobiliária.

Entrega do apartamento com Reforma de alto padrão inclusa

Clientes podem escolher um dentre os muitos imóveis disponíveis no portfólio de apartamentos, que ficam em áreas nobre de São Paulo, são entregues totalmente reformados e com garantia de um ano para a obra. 

Para Luan, essa reforma merece destaque na balança. “Os acabamentos que usamos são de altíssimo padrão e, como temos um ganho em escala porque reformamos muito, conseguimos fazê-la por um preço menor”, conta. “Um ambiente de cozinha como o da Loft, por exemplo, pode chegar ao triplo do preço no balcão da loja.”

Com todas essas afirmações é possível dizer que a Troca Loft é uma solução muito prática e interessante para todos àqueles que buscam negociar imóveis. Caso tenha interesse em saber mais sobre os apartamentos da Loft, acesse nosso site.