Aprenda a fazer pintura meia parede para dar charme à decoração

Compartilhar a notícia

30 de julho de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 6 min de leitura
pintura-meia-parede

Reformar não é a única forma de mudar a cara dos ambientes em casa – a pintura meia parede é uma tendência de decoração que veio para ficar. Veja como fazer!

Cansou de olhar para paredes sem graça em casa? A pintura meia parede, também conhecida como pintura bicolor, pode ser a melhor solução para dar nova vida ao seu apartamento, gastando pouco e de forma prática. 

Neste artigo, você encontra dicas de como fazer você mesmo a pintura meia parede, além de sugestões de como combinar cores para diferentes ambientes da casa. Tudo irá depender do estilo de decoração escolhido e da atmosfera pretendida para cada espaço.

pintura-meia-parece-vermelho
A pintura meia parede pode ter a altura que você desejar – mais baixa funciona para realçar alguns móveis, como poltronas

Dicas para fazer você mesmo uma pintura meia parede

A pintura meia parede vem como mais uma opção para quem deseja mudar o visual das paredes de casa para além da gallery wall. É possível escolher entre diversas cores e acabamentos, com pintura na horizontal, vertical e até geométrica.

A pintura meia parede mais comum é a que aproveita paredes brancas e introduz apenas uma nova cor

Confira o passo a passo para fazer uma pintura meia parede em casa:

1) Escolha as paredes

Em teoria, qualquer parede pode receber uma pintura bicolor. Na prática, no entanto, o efeito da pintura meia parede funciona melhor em áreas maiores, como as paredes mais extensas da sala, do corredor ou do quarto.

Além disso, a escolha das paredes vai determinar a quantidade de tinta necessária para a nova decoração. Lembre-se de medir as paredes, pois a tinta é calculada de acordo com a metragem em m².

LEIA TAMBÉM: 9 programas de decoração para assistir em casa durante a quarentena

Anúncios

2) Monte uma paleta de cores

Como acontece com todos os itens de uma decoração, a pintura meia parede deve ser baseada na harmonização visual. Isso nada mais é do que estar atento à combinação de cores e ao estilo de decoração do ambiente, para que a pintura caia como uma luva no espaço.

A teoria das cores é a melhor aliada nesse processo. Uma dica é se guiar pelo círculo cromático, que mostra cores opostas que combinam perfeitamente entre si. Assim, você pode tanto pintar a parede com os dois opostos, quanto apostar em apenas uma das famílias de cores para a pintura e deixar a cor oposta em móveis e objetos decorativos.

Na sala, cores quentes e frias podem ser utilizadas. Para quartos e banheiros, vale investir em tons frios ou suaves, que invoquem a sensação de relaxamento.

pintura-meia-parede-estante
Também é possível dividir a pintura verticalmente, muito usada para separar ambientes

3) Defina as medidas

Qual é o formato e a altura desejada para sua pintura? Com a ajuda de uma trena ou fita métrica, faça marcações da altura ao longo de toda a parede. Isso é indispensável para uma pintura perfeita.

“Não deixe de reparar no tamanho de seus móveis para a parede não ‘rebaixar’ visualmente a casa. Jogue com elementos que façam a sala crescer verticalmente, caso a meia parede seja na horizontal, com plantas pendentes, árvores e plantas grandes, quadros apoiados no chão e mais”, recomenda a Casa Vogue.

A blogueira Dani Vasconcelos compartilha dicas de meia parede DIY

4) Use fita adesiva

Depois que fez as marcações a lápis, é hora de traçar uma linha reta para uma pintura meia parede precisa e uniforme. O ideal é usar fita crepe – seja a branca, mais comum, ou a azul, a chamada “blue tape” -, formando uma linha. 

Para selar a fita e não vazar tinta por baixo, o indicado é passar um pouco de massa corrida com os dedos. Atenção: a camada precisa ser finíssima, para não gerar deformações na parede.

LEIA TAMBÉM: Decoração vintage – como seguir esta tendência de interiores

5) Pinte com precisão

Se a parede estava branca, a cobertura com outra cor será mais fácil e pode ser necessário apenas uma demão – especialmente no caso de tintas cinza. Pinte sempre com um rolo, sem diluir demais a tinta (há muitas opções no mercado que não precisam de diluição).

Lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, espere a primeira demão secar bem antes de passar a segunda e assim sucessivamente.

Pintura meia parede quarto

A pintura meia parede quarto aparece como uma alternativa para quem quer dormir em um ambiente estiloso. Esse tipo de pintura pode servir até como demarcação de cabeceira, tanto para quem tem o móvel quanto para quem não tem.

pintura-meia-parede-sobria
No quarto, é possível escolher tanto cores claras quanto escuras para a pintura meia parede

A dica é pintar na altura da cabeceira (ou de onde gostaria que houvesse uma cabeceira), pois isso cria unidade no espaço. Há ainda quem invista em mais grafismos na pintura, como terminar com um triângulo na parede seguinte.

pintura-meia-parede-quarto
A decoração deste quarto é toda em preto e branco, e a pintura meia parede quarto seguiu a mesma linha

Encontre um novo lar com a Loft!

Se inspirou para decorar você mesmo seu lar? Imagine se fosse um apartamento novo, uma página em branco para sua criatividade? A Loft pode te ajudar a encontrar o imóvel ideal para morar em um ambiente agradável.

O site da Loft oferece apartamentos à venda para todos os momentos da sua vida. Todos os imóveis são entregues com opção de reforma, que inclui desde uma simples pintura a uma reestruturação da planta de acordo com as suas solicitações. Conheça nosso portfólio e acompanhe nossas dicas de decoração e mercado imobiliário nas redes sociais!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.