Descubra quais são as principais tendências em pisos e revestimentos

Compartilhar a notícia

Pensa em atualizar o visual da cozinha, do banheiro ou da área externa? Fique por dentro dos materiais e do design de pisos e revestimentos para escolher o que mais combina com o seu apartamento.

04 de dezembro de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 09 de fevereiro de 2023 5 min de leitura
pisos-revestimentos-loft

Escolher pisos e revestimentos pode ser um desafio. São muitas opções no mercado, com tamanhos, cores e preços bem diferentes. Se está pensando em comprar um apartamento e se mudar ou fazer uma reforma de apartamento, vale a pena saber quais são as tendências do segmento.

Em relação a formatos, a palavra de ordem para pisos e revestimentos é ousar. O mesmo vale para cores e, inclusive, ambientes tom sobre tom estão em alta. Para seguir a tendência na cozinha, por exemplo, você pode ter um piso cinza claro e armários em cinza escuro. 

Agora em versões maiores e coloridas, os revestimentos vão ser peça-chave em qualquer ambiente, diz a CLAUDIA. Com cores que vão de tons pastéis a tons escuros e estampas gráficas, os azulejos e ladrilhos hidráulicos criam um visual mais moderno na cozinha e no banheiro.

Tendências de pisos e revestimentos para cozinha

Já tem algum tempo que cozinhas totalmente brancas saíram de moda. Isso porque cor e textura são indispensáveis para dar personalidade a qualquer ambiente. É claro que, se seu sonho for ter pisos e revestimentos para cozinha na cor branca, é possível realizá-lo e ainda estar de acordo com as tendências. A saída será trazer aspectos mais rústicos e naturais aos acabamentos, como pisos com textura e bancadas de mármore.

LEIA TAMBÉM: Como utilizar granito na decoração dos ambientes

Há ainda muitas opções de tons suaves fora o branco. O cinza “cogumelo”, que mistura nuances de marrom ao cinza, é uma das cores mais utilizadas em cozinhas no momento. Pode vir nos armários para complementar um piso com visual de cimento queimado, por exemplo.

pisos-revestimentos-cozinha-loft
Pisos e revestimentos claros podem ser combinados com armários no tom cinza ‘cogumelo’

A tecnologia na indústria de pisos e revestimentos já permite uma outra saída: pisos de madeira na cozinha. A opção mais prática é o piso vinílico, que é simples de instalar e fácil de limpar – a limpeza pode ser feita com pano úmido, e não jogando água diretamente no piso.

O arquiteto Maurício Arruda ensina a usar piso vinílico na cozinha  

Mix de texturas e formatos nos pisos e revestimentos para banheiro

Apesar de continuar no topo da lista de pisos e revestimentos, hoje o porcelanato pode ser encontrado em diversos formatos e texturas diferentes, e não apenas aquele extremamente liso e espelhado de alguns anos atrás. 

Porcelanatos cimentícios, amadeirados e marmorizados aparecem em cores diferentes para combinar com todos os estilos de decoração. As placas maiores são tendência de pisos e revestimentos para banheiro, por terem menos área de rejunte e, portanto, serem mais fáceis de limpar. 

pisos-revestimentos-banheiro-loft
Porcelanatos marmorizados trazem textura para o banheiro sem pesar o visual, que pode ser complementado com uma cor vibrante

Agora, se quiser dar um visual retrô ao banheiro, por que não apostar no ladrilho hidráulico? Os modelos de formato hexagonal são uma grande tendência e devem continuar na moda por um bom tempo. Eles podem ser encontrados em versões coloridas lisas ou com grafismos. Se o piso é liso, você pode complementar o visual com azulejos com estampa geométrica como revestimento de parede.

Anúncios

Pense em materiais ecológicos na hora de revestir

Bastante popular em áreas externas, o deck de madeira ecológica ganhou espaço no banheiro. Esse tipo de revestimento garante uma atmosfera semelhante a de um spa para o banheiro social ou da suíte do apartamento. Para combinar a decoração, você pode trazer plantas para dentro do ambiente – há espécies que se dão muito bem em espaços úmidos e com pouca luminosidade.

Na cozinha, como já mencionamos, uma opção sustentável é o piso vinílico. Normalmente feito de materiais ecológicos, este tipo de piso pode ser encontrado em diversas cores e texturas, dos mais claros até o preto. Portanto, qualquer que seja o estilo de decoração da sua cozinha, com certeza haverá uma cor de piso vinílico para ornar.

Para quem quer evitar uma reforma, que tal colocar um piso de deck no banheiro?

Além das soluções tecnológicas propostas pela indústria de materiais de construção, os amantes de decoração vintage ou do estilo retrô podem buscar revestimentos em “cemitérios de azulejos”. Essas lojas resgatam peças de azulejos de casas e apartamentos antigos que passaram por reforma e revendem. Vale até fazer um mix de estampas diferentes para uma parede ainda mais única.

Vai comprar um imóvel? Fique de olho nos acabamentos

Os pisos e revestimentos precisam ser levados em consideração na hora de comprar um apartamento. Adquirir um imóvel reformado evita dores de cabeça e permite que o morador foque as energias apenas em deixar o novo lar com a sua cara.

Na Loft, todos os apartamentos de luxo passam por uma reforma de alto padrão. Os imóveis da Loft são entregues com infraestrutura totalmente nova e um perfil de cores neutras nas paredes, pisos e revestimentos, que pode servir de base para sua decoração personalizada. Conheça nossos apartamentos à venda  e agende sua visita!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Sala de Imprensa

28 de março de 2024

Relatório Equidade Salarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.