Corretor, você já definiu seu plano de carreira?

plano-de-carreira
Tempo de leitura: 4 minutos

Planejamento é fundamental para atingir seus objetivos de vida, e no trabalho não seria diferente; veja nossas dicas e monte já o seu plano de carreira!

A busca por uma resposta para a pergunta “como ser um profissional bem sucedido” está presente na vida de quase todas as pessoas. Parece repetitivo lembrar, mas a solução para essa equação está mesmo na definição de um plano de carreira, com metas baseadas nas suas qualidades, defeitos e visão de futuro.

Este artigo vai dar dicas aos corretores sobre como montar um planejamento profissional que permita visualizar seus objetivos e upgrades na carreira. 

A Loft entende que o corretor é parte fundamental na melhoria das negociações imobiliárias, por isso se posiciona como uma aliada na carreira desses profissionais. Ao estimular que corretores de imóveis tracem seu plano de carreira, acreditamos que eles conquistarão seus objetivos mais facilmente e continuarão a evolução que a Loft deseja para o mercado imobiliário.

O que é plano de carreira e como definir metas profissionais?

Não é difícil entender o que é plano de carreira. Você vai perceber que a dificuldade pode estar em colocá-lo em prática. Mas com as nossas dicas e foco em melhorar seus resultados nos negócios, não há motivos para você não chegar lá.

Plano de carreira é um planejamento profissional, com definição das suas qualidades, defeitos, pontos a corrigir e metas profissionais para curto, médio e longo prazo. 

Você já ouviu falar em Planejamento Estratégico Pessoal? De acordo com um artigo da Endeavor, o PEP, como é conhecido, é um plano de vida que parte de uma análise interior sincera, que esteja alinhada com a sua missão pessoal, com o que você quer “deixar para o mundo”. Afinal, se as empresas são formadas por pessoas, é preciso alinhar a essência do ser humano à da corporação.

O administrador Adir Ribeiro, autor do artigo para a Endeavor, define cinco passos para criar seu planejamento profissional e pessoal:

1) Ter consciência de seus pontos fortes e fracos;
2) Fazer uma análise de oportunidades e de ameaças;
3) Estabelecer a visão de longo prazo (onde você deseja chegar);
4) Definir metas para daqui 1 ano, 5 anos e 10 anos;
5) Criar um planejamento anual, com revisão periódica (semestral ou trimestral) para ajustes.

Dentro do planejamento anual, é importante incluir as finanças pessoais e da empresa, para que você consiga organizar sua vida financeira.

Como fazer análise SWOT?

O passo a passo que citamos acima pode ser complementado através de uma ferramenta poderosa: a análise SWOT. Para desvendar esta ferramenta de autoconhecimento, a primeira coisa a fazer é analisar o significado da sigla, que vem do inglês:

Strengths (Força)
Weaknesses (Fraqueza)
Opportunities (Oportunidades)
Threats (Ameaças)

Já publicamos um artigo no blog sobre análise de concorrência, em que detalhamos como fazer análise SWOT. Clique aqui para conferir!

Descubra os seus pontos fortes e as oportunidades de ascensão profissional com a análise SWOT

Como fazer um plano de carreira para corretor de imóveis

Agora que já sabe como fazer um plano de carreira com base na análise SWOT, é hora de traçar a estratégia de um plano de carreira para corretores de imóveis, especificamente. Um dos primeiros passos será a definição do seu nicho. Pretende se especializar em um bairro específico? Gostaria de trabalhar apenas com clientes de alto padrão? Vai focar em um público mais jovem, que está fazendo o primeiro investimento no mercado imobiliário?

Depois, coloque no papel as suas metas para vendas, inclusive quanto espera receber de comissão. E não podemos esquecer da estratégia de marketing – este é fundamental para fidelizar seus clientes e conquistar novos. 

A gestão de carreira do corretor de imóveis passa ainda pelo bom aproveitamento do tempo e pela excelente organização, além de constante atualização nas tendências do mercado. Já publicamos um artigo com opções de aplicativos que ajudam a organizar a rotina e facilitar o trabalho online, veja aqui.

E para que o corretor tenha cada vez mais oportunidades de carreira, a Loft oferece cursos de aperfeiçoamento na plataforma Loft Pro, dedicada à especialização de nossos parceiros. Lá você encontra diversos cursos gratuitos, como por exemplo o módulo Alavancar resultado e melhorar desempenho em períodos de crise e também Empreendedorismo com Florian Hagenbuch, fundador e Co-CEO da Loft. 

LEIA TAMBÉM: Como trabalha um corretor de imóveis autônomo?

Seja um parceiro da Loft e conte com suporte contínuo!

O corretor é parte fundamental para a concretização do objetivo da Loft: descomplicar a compra e venda de imóveis através da tecnologia, com benefícios para todas as partes envolvidas. Pensando nisso, nossa plataforma é projetada para auxiliar o corretor com suas vendas.

Além de contarmos com um extenso portfólio de apartamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro, temos um tráfego de mais de 1,5 milhão de pessoas no site. Isso garante muito mais alcance para os anúncios dos seus imóveis e, consequentemente, aumenta as chances de venda rápida.

O Loft Market é uma plataforma de tecnologia completa para anunciar e vender apartamentos de uma maneira transparente. A plataforma surgiu como mais um passo da Loft rumo a um mercado imobiliário cada vez mais eficiente e sem desgaste.

Para atingir esse objetivo, disponibilizamos serviços para facilitar o processo, como Assessoria Imobiliária, Financiamento, Crédito com Garantia de Imóvel, Reforma e muito mais. A premissa é ajudar proprietários, imobiliárias e corretores de imóveis a vender mais e melhor. 

Conheça mais sobre as vantagens de se tornar um parceiro da Loft e cadastre-se já!