Como deve ser uma planta de apartamento de luxo?

planta-de-apartamento-de-luxo-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Planta de apartamento de luxo apresenta geralmente cômodos amplos e bem planejados que valorizam e evidenciam este tipo de imóvel

Imóveis de alto padrão possuem características particulares que fazem com que sejam tão valorizados e se tornem o objetfo de desejo de muitas pessoas. A configuração do espaço, ou planta de um apartamento de luxo se destaca em aspectos como tamanho, quantidade de cômodos e localização.

Em termos técnicos, os elementos da planta de qualquer apartamento, são iguais. “Elas têm que conter as quantidades de informações necessárias para serem executadas, sejam elas mais simples ou mais complexas”, explica Eder Leite, arquiteto da Loft. “A gente pode ter um apartamento menor, onde o projeto é super complexo e com muitos detalhes, e podemos ter um apartamento de luxo que seja mais minimalista e simples”, explica.

Entretanto, há alguns critérios que diferenciam um apartamento de luxo de um tradicional e que são perceptíveis já no projeto da planta.  Saiba o que é considerado um apartamento de luxo.

Plantas de apartamento de luxos apresentam metragens maiores

A metragem é o principal diferencial das plantas de apartamentos Classe A. “Os apartamentos de luxo normalmente têm uma metragem maior que os apartamentos tradicionais”, explica Eder. 

Na Loft, oferecemos apartamentos que chegam a ter 300 m², que estão localizados nas regiões mais nobres da cidade.

Como exemplo este apartamento grande à venda, com 306 m², localizado no 19º andar e próximo à Avenida Paulista, no Jardim América. Os cômodos deste imóvel chamam atenção pelo tamanho:

planta-de-apartamento-de-luxo-alameda-casa-branca-loft
A sala de estar com 5 ambientes. Alameda Casa Branca 559 – Edifício Kennedy • Jardim América, São Paulo-SP
Suíte de casal bastante espaçosa. 

Cômodos espaçosos e em maior quantidade

Cômodos de apartamentos de alto padrão geralmente refletem o tamanho do apartamento e costumam ser maiores que a média dos imóveis tradicionais. Além da metragem, outro destaque das plantas de apartamentos de luxo é a maior quantidade de cômodos.

Segundo Eder, é comum encontrar nesses imóveis cômodos e estruturas como closet, suíte master – a principal suíte de uma residência – banheiros com duas cubas, chuveiro de teto, dormitório de serviço e até banheiro de serviço. E, claro, todas esses aspectos são planejados durante o projeto e desenho das plantas. 

A quantidade de quartos é um dos aspectos principais desses imóveis. Há apartamentos de luxo que possuem até 4 suítes. Este apartamento à venda pela Loft, localizado no Itaim Bibi, é um destes. 

Suítes planejada. Rua Doutor Renato Paes de Barros 188 – Edifício La Boheme • Itaim Bibi, São Paulo-SP
Banheiro da suíte amplo e com duas cubas

Há também uma série de outros aspectos que valorizam o imóvel e que começam a ser planejados no desenho das plantas de apartamento de luxo. Alguns deles são: 

Janelas amplas, que dão um charme único à sala de estar e suítes, além de tornarem o imóvel bem iluminado durante o dia. Caso o apartamento seja virado para o leste ou oeste, além da vista o apartamento receberá luz solar durante boa parte do dia. 

Este apartamento no Jardim Paulista possui 193 m³ e possui uma vista belíssima da cidade de São paulo. 

Outro exemplo de apartamento de luxo com janelas que ocupam uma das paredes inteiras da sala de estar. Imóvel possui 135 m² e também está localizado no Jardim Paulista, próximo à Avenida Paulista. 

Bela sala de estar bem iluminada e espaçosa. Rua Capitão Pinto Ferreira 65 Edifício Rio Negro • Jardim Paulista, São Paulo-SP

Iluminação planejada é outra característica comum. Uma boa iluminação permite criar difentes atmosferas em um mesmo ambiente, além de destacar texturas e decoração. 

As salas de estar costumam ser prioridade quando o assunto é iluminação. No caso deste apartamento, ela conta com três tipos de iluminação além da luz solar. O imóvel possui 132 m² e está localizado no Jardim Paulista, em São Paulo. 

Sala de estar com 3 ambientes e iluminação planejada para cada um deles. Alameda Campinas 834 Edifício Angra dos Reis • Jardim Paulista, São Paulo-SP
Iluminação da cozinha dialoga com a decoração. 

A sala de estar deste apartamento à venda pela Loft, localizado no Jardim América, foi planejado para ter dois tipos de iluminação – além da natural externa. 

Iluminação planejada e 3 ambientes dão um charme único para este apartamento. 

Suíte master é outra característica comum em plantas de apartamentos de luxo. A suíte master é a suíte principal do imóvel, que geralmente possui maior metragem, tanto no quarto quanto no banheiro, e closet.

A suíte master deste imóvel, localizado no Jardim América, tem iluminação planejada que interage com as janelas amplas e iluminação externa.

Suíte planejada em apartamento de 172 m². Alameda Itu 745 – Edifício Itú • Jardim América, São Paulo-SP

etapas da produção das plantas de apartamentos de luxo à venda pela Loft

Há três etapas essenciais para o planejamento e desenho da planta de apartamento de luxo que a Loft trabalha. A primeira delas é a etapa de estudo, na qual são desenvolvidos os conceito e layout do apartamento final. Neste momento, são previstos aspectos como “quais paredes vamos manter e quais iremos demolir”, explica Eder. 

Após o estudo, a planta do apartamento é enviada para a aprovação, “para o condomínio aprovar essa reforma e ver se estão de acordo com as paredes que serão demolidas”, conta o arquiteto. 

A segunda é a etapa de detalhamento, ou projeto executivo. Nela, “a gente desenvolve o projeto e vê as questões técnicas de iluminação, elétrica, gesso, todas as áreas molhadas, como cozinha, banheiro e banheiro de serviço”, explica Eder. 

Por fim, chega a etapa de orçamento, que é o momento anterior ao início efetivo da obra. “Essas são, basicamente, as etapas de projeto de um apartamento de luxo”, conclui.

Cômodos espaçosos e em maior quantidade com planejamento

As plantas de apartamentos de luxo devem apresentar, ao menos, grande parte das características que levantamos. Estes aspectos são responsáveis por valorizar e destacar esse tipo de imóvel dos apartamentos mais tradicionais.

A Loft é especista na venda de apartamentos de alto padrão. Que tal dar uma olhada nos nossos imóveis à venda e encontrar seu futuro lar? Veja nosso catálogo de imóveis e acompanhe as principais notícias do mercado imobiliário no blog da Loft.