Dê mais cor e tranquilidade à sua vida com plantas para apartamento

plantas-para-apartamento-loft
Tempo de leitura: 9 minutos

Decorar seu imóvel com plantas para interior de apartamento irá colorir os ambientes, diminuir o estresse e até purificar o ar da sua casa

O que você verá neste guia?

  1. A vida secreta das plantas(no seu apartamento)
  2. Quais os benefícios de ter plantas para apartamento
  3. Fique atento à luminosidade com plantas para dentro de apartamento
  4. Algumas das melhores plantas para apartamento
    4.1 Plantas para apartamento pequeno
  5. Conheça sobre as espécies antes de escolher plantas para ter em apartamento
  6. Que tal dar mais vida ao seu apartamento no estilo ‘urban jungle’? 

1. A vida secreta das plantas(no seu apartamento)

Colocar plantas nos interiores dos ambientes dá mais cor, leveza e vida aos espaços. O cuidado da vegetação é sinônimo de cuidado com o próprio lar, e pode criar e estreitar laços entre morador e apartamento.

Uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou que, além de serem ótimas para dar nova cara à decoração de apartamento, as plantas podem contribuir para o aumento da produtividade no ambiente de trabalho e ajudam na sensação de aconchego em casa. “Segundo o estudo, escritórios que possuem espaços verdes conseguem uma melhoria de até 15% no desempenho dos colaboradores”, diz a revista CLAUDIA.

Mas é necessário lembrar que há plantas para interior de apartamento e decoração de ambientes que têm mais facilidade para se adaptarem em espaços internos.

Marieli Mallmann mostra suas plantas para apartamento preferidas e que são fáceis de cuidar

2. Quais os benefícios de ter plantas para apartamento

O paisagista Moisés Abraão da Fonseca, da empresa Floresta de Quintal, especializada em jardinagem e paisagismo, nos conta que ter plantas para apartamento melhora o dia a dia do morador, a “decoração, qualidade do ar e estimulam a criatividade”.

Além desses benefícios, o paisagista nos conta que há estudos que apontam que a presença das vegetações também têm capacidade de diminuir o estresse. Em um estudo norte-americano, publicado no National Institutes of Health (Institutos Nacionais de Saúde), afirma-se que a interação com plantas de interior pode reduzir o estresse psicológico e fisiológico.

E as plantinhas não beneficiam apenas a saúde. Para quem gosta de decoração e design de interiores, a escolha da planta certa no local certo integra o próprio projeto de decoração. Plantas grandes para apartamento, como palmeiras, bambus, costelas-de-adão são muito utilizadas na decoração industrial. Já as suculentas e os cactos fazem parte de toda decoração contemporânea.

Que tal colocar algumas plantas para apartamento no seu lar e dar mais vida a ele? A seguir, confira dicas de como escolher as melhores plantas para apartamento baseado no seu espaço.

3. Fique atento à luminosidade com plantas para dentro de apartamento

Quando o assunto é plantas para dentro de apartamento, mais importante do que o tipo ou o tamanho do imóvel é a oferta de luz natural. Há plantas mais e menos resistentes à ambientes com pouca luminosidade.

Mas nada de desespero. Dá para ter plantas para sala de apartamento, para cozinha e até para o banheiro. Moisés explica que existem plantas para determinados tipos de cômodos e que, por exemplo, “em ambientes com alguma luminosidade natural é possível adotar uma espécie específica”. Já em lugares com pouca luminosidade, ou até mesmo nenhuma, costuma optar-se por outras espécies.

Facilitar a entrada de luz nos espaços pode fazer com que sua planta se adapte com mais facilidade e cresça mais bonita. Moisés explica que “a luminosidade influencia muito” na adaptação da vegetação, e posicionar as plantas em locais que recebem luz natural pode fazer toda a diferença.

Em termos de necessidade de exposição à luz solar, há três tipos de plantas: plantas de sol pleno, plantas de meia-sombra e plantas de sombra. Quem quer ter uma horta, com manjericão e alecrim, por exemplo, precisa posicionar os vasos a sol pleno. Ambas as espécies gostam muito de água e devem ser regadas todos os dias – nada de deixar o solo ficar seco.

Para trazer plantas para sala de apartamento ou para os quartos, é provável que as espécies de meia-sombra se adaptem bem, como Ficus-lyrata e Pacová. O sol direto é dispensado, mas é preciso ter claridade: deixe-as perto das janelas.

Nos banheiros e no corredor, onde a incidência de luz natural costuma ser pouca, as plantas de sombra ganham protagonismo e se desenvolvem muito bem. É o caso da Zamioculca e do Antúrio.

4. Algumas das melhores plantas para apartamento

Moisés explica que as melhores plantas para manter dentro de um apartamento são aquelas “resistentes a estiagem” e que “toleram ambientes com ar condicionado”.

Zamioculca

planta-para-apartamento-zamioculca-loft

A zamioculca é uma das plantas mais utilizadas em decoração de interiores. Originária da África do Sul, ela é resistente à ambientes com pouca luminosidade e precisa de poucas regas por semana. Com crescimento lento, ela precisa de poucas podas e raras mudanças de vaso.

Espada de São Jorge

planta-para-apartamento-espada-de-sao-jorge-loft

Também de origem africana, a Espada de São-Jorge é forte como o próprio nome e resistente à ambientes com pouca luminosidade natural. Para os mais supersticiosos, ela é considerada como uma planta de proteção contra o mau-olhado. Caso tenha animais ou crianças em casa, é deixe-a em espaços inacessíveis a eles por a Espada de São-Jorge é venenosa se for ingerida.

Echeveria

plantas-para-apartamento-echeveria-loft

Da família das leguminosas, a Echeveria também é conhecida como Rosa de Pedra ou Bola-de-neve-mexicana. Originária dos desertos mexicanos, ela tem esse apelido pois nascem em regiões de solo árido. É considerada uma planta ornamental e necessita de pouca rega.

Cacto

plantas-para-apartamento-cacto-loft

A família dos cactos é grande e conta com 176 gêneros diferentes. Os cactos são excelentes em ambientes secos e necessitam de pouquíssima rega. Algumas espécies se adaptam melhor se colocar um pouco de areia junto a terra.

Árvore-da-felicidade

plantas-para-apartamento-arvore-da-felicidade-loft

Originária da Índia, a Árvore-da-felicidade tem crescimento lento mas pode atingir até 2 metros de altura. Ao contrário das plantas anteriores, ela precisa ser posicionada em locais que recebem luz natural direta ao longo do dia.

Palmeira-ráfia

plantas-para-apartamento-palmeira-rafia-loft

Originária da China, a Palmeira-ráfia ou Palmeira-dama parece uma árvore cheia de espetos. Ela também é muito utilizada em decorações de ambientes, precisa de luminosidade durante o dia e não aguenta ambientes extremamente secos.

Antúrio

plantas-para-apartamento-anturio-loft

Originária da América do Sul e Central, o Antúrio tem forma de coração e, apesar de aguentar ambientes internos e precisar de pouca rega, ele precisa ser posicionado em um espaço que receba de média a pouca luz natural indireta durante o dia, os espaços meia-sombra.

Pleomele

plantas-para-apartamento-pleomate-loft

Originária de Moçambique e Madagascar, a Pleomede é um arbusto muito utilizado como planta ornamental devido à simplicidade de sua beleza e resistência. Ela é uma ótima planta para purificação de ambientes internos e precisa de luz natural meia-sombra durante o dia.

CICLANTO

A brasileira Ciclanto é originária da região amazônica. É uma planta de meia-sombra que precisa de luminosidade mas não pode ficar exposta ao sol por longos períodos. Ela não aguenta ambientes muito secos ou frios e é ótima para decoração interior.

SAMAMBAIA

samambaia-plantas-apartamento

O vento é inimigo da folhagem da samambaia, melhor mantê-la fora da varanda. Da lista de espécies de meia-sombra, ela vai bem como planta para sala de apartamento. Atenção às regas: a terra do vaso deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada.

LARANJA KINKAN

laranja-kinkan-plantas-apartamento

Assim como a jabuticabeira, a laranja kinkan é uma árvore frutífera que pode ser cultivada em vasos na varanda. Gosta de sol pleno, mas suporta também meia-sombra. Os frutos amadurecem no outono e podem ser redondos ou ovais, dependendo da variedade. 

FICUS LYRATA

ficus-plantas-apartamento

Esta árvore, nativa da África, pode chegar a mais de 12 metros de altura quando cultivada na natureza. Atualmente, é a queridinha na decoração de interiores e, apesar da boa disposição para o crescimento, se adapta bem a vasos e pode ser uma ótima opção na lista de plantas para sala de apartamento.

PACOVÁ

Também conhecida como babosa de pau, o Pacová é uma planta nativa dos Trópicos e possui uma folhagem exuberante. Deve ser cultivada em solo sempre úmido e à meia-sombra. Atenção aos cuidados no inverno, porque ela não tolera bem baixas temperaturas.

4.1 Plantas para apartamento pequeno

Em imóveis de menor metragem, todo planejamento de espaço é bem-vindo. Na hora de escolher plantas para apartamento pequeno, o primeiro passo é o mesmo de qualquer tipo de imóvel: analisar a oferta de luz natural. Depois, pesquise o tamanho das plantas para ver se caberão entre os móveis.

Além de cactos e suculentas, separamos aqui mais algumas opções de plantas para apartamento pequeno para você começar sua busca:

ALECRIM

alecrim-plantas-apartamento

Boa opção para ter sempre à mão na cozinha, o alecrim pode chegar a 1,5 metro de altura se cultivado com espaço para crescer. É uma planta de sol pleno e precisa de cinco horas diárias de luz solar. Pode ser usado tanto na preparação de receitas quanto para decoração da mesa de jantar quando for receber amigos ou família.

MARANTA

maranta-plantas-apartamento

Essa espécie apresenta folhagem em várias cores, misturando tons de verde, branco, vermelho e rosa. É uma planta que gosta de umidade, por isso aumente as regas se o clima estiver seco. Se desenvolve bem em corredores e cantos menos iluminados da sala, já que é uma planta de sombra.

MANJERICÃO

manjericao-plantas-apartamento

Outra espécie para quem deseja ter uma horta para apartamento, o manjericão precisa de bastante água e sol. As mudas precisam de pelo menos quatro horas de luz solar direta por dia e solo sempre úmido – as regas devem ser diárias. O esforço vale a pena: o molho pesto do jantar nunca mais será o mesmo depois de colher as folhas de manjericão direto da sua horta.

VIOLETA

violeta-plantas-apartamento

A violeta é uma espécie originária da Tanzânia e já foi moda na Europa durante muitos anos. Diz-se que na Grécia antiga, essa flor era símbolo da fertilidade e poderia ser usada como ingrediente de poções do amor. É uma planta delicada, que precisa ser protegida do sol direto, mas que precisa de bastante luminosidade.

5. Conheça sobre as espécies antes de escolher plantas para ter em apartamento

Algumas plantas não são recomendadas para colocar em ambientes internos. Moisés cita algumas delas, como a Cica, a Murta, Tumbergia, Buxinho, Azaleia e Ixora. Caso tenha animais de estimação ou crianças em casa, verifique se a planta que escolher não é venenosa ou nociva à sua família.

A Jiboia, por exemplo, é tóxica se ingerida. Mas como é do estilo “pendente”, pode entrar na lista de plantas para ter em apartamento com pets e filhos. Basta pendurar seu vaso no teto ou suspendê-lo na parte alta de uma estante, por exemplo. A folhagem da jiboia cresce melhor à meia-sombra, embora também suporte sol direto – vai da varanda à sala de estar.

O portal Casa.com.br lembra ainda outras espécies de plantas para apartamento que é bom evitar caso tenha um cão ou gato: hera, copo-de-leite, avenca, jasmim amarelo e glicínia.

6. Que tal dar mais vida ao seu apartamento no estilo ‘urban jungle’? 

Agora que você já conhece algumas das melhores plantas para colocar no seu apartamento, que tal dar mais vida e leveza aos seus cômodos? O estilo ‘urban jungle’ (‘floresta urbana’, em tradução livre) é uma das grandes tendências de decoração atualmente. De forma simples, esse estilo consiste em levar a floresta para dentro do seu apartamento, para que tenha um oásis urbano.

Se procura um novo lar para encher de plantas para apartamento, o portfólio de imóveis da Loft certamente terá um com a sua cara. Pouco mais de um ano após sua fundação, a Loft já tem mais de 120 opções de imóveis de alto padrão à venda nos melhores bairros de São Paulo. 
Os apartamentos são entregues reformados, com infraestrutura (elétrica, hidráulica, luminotécnica) 100% refeita e com um perfil de cores neutras nas paredes e acabamentos, que pode servir de base para uma decoração com plantas de acordo com o seu estilo. Conheça nossos apartamentos à venda e acompanhe as informações mais importantes sobre mercado imobiliário no blog da Loft!