Dê mais cor e tranquilidade à sua vida com plantas para apartamento

plantas-para-apartamento-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Decorar seu apartamento com plantas para interiores irá colorir, diminuir o estresse e até purificar o ar da sua casa

Colocar plantas nos interiores dos ambientes dá mais cor, leveza e vida aos espaços. O cuidado da vegetação é sinônimo de cuidado com o próprio lar, e pode criar e estreitar laços entre morador e apartamento. Mas é necessário lembrar que há plantas certas para interiores e decoração de apartamento que têm mais facilidade para se adaptarem em ambientes internos.

Quais os benefícios de colocar plantas em apartamentos

O paisagista Moisés Abraão da Fonseca, da empresa Floresta de Quintal, especializada em jardinagem e paisagismo, nos conta que ter plantas dentro dos ambientes de uma casa melhoram o dia a dia do morador, a “decoração, qualidade do ar e estimulam a criatividade”. 

Além desses benefícios, o paisagista nos conta que há estudos que apontam que a presença das vegetações também têm capacidade de diminuir o estresse. Em um estudo norte-americano, publicado no National Institutes of Health (Institutos Nacionais de Saúde), afirma-se que a interação com plantas de interior pode reduzir o estresse psicológico e fisiológico. 

E as plantinhas não beneficiam apenas a saúde. Para quem gosta de decoração e design de interiores, a escolha da planta certa no local certa integra o próprio projeto de decoração. Plantas verdes como palmeiras, bambus, costelas-de-adão são muito utilizadas na decoração industrial. Já as suculentas e cactus fazem parte de toda decoração contemporânea.

Que tal colocar umas plantinhas no seu apartamento e dar mais vida a ele? Seguem dicas.

Fique atento à luminosidade

Há plantas mais e menos resistentes à ambientes com pouca luminosidade. Moisés explica que “existem plantas para determinados tipos de cômodos”. Por exemplo, “em ambientes com alguma luminosidade natural é possível adotar uma espécie específica”. Já em lugares com pouca luminosidade, “ou até mesmo nenhuma”, costuma optar-se por outras espécies. 

Facilitar a entrada de luz nos espaços pode fazer com que sua planta se adapte com mais facilidade e cresça mais bonita. Moisés explica que “a luminosidade influencia muito” na adaptação das vegetações, e posicioná-la em locais que recebem luz natural pode fazer toda a diferença.

Algumas dAs melhores plantas para ter dentro de um apartamento

Moisés explica que as melhores plantas para manter dentro de um apartamento são aquelas “resistentes a estiagem” e que “toleram ambientes com ar condicionado”.

Zamioculca

planta-para-apartamento-zamioculca-loft

A zamioculca é uma das plantas mais utilizadas em decoração de interiores. Originária da África do Sul, ela é resistente à ambientes com pouca luminosidade e precisa de poucas regas por semana. Com crescimento lento, ela precisa de poucas podas e raras mudanças de vaso.

Espada de São Jorge

planta-para-apartamento-espada-de-sao-jorge-loft

Também de origem africana, a Espada de São-Jorge é forte como o próprio nome e resistente à ambientes com pouca luminosidade natural. Para os mais supersticiosos, ela é considerada como uma planta de proteção contra o mau-olhado. Caso tenha animais ou crianças em casa, é deixe-a em espaços inacessíveis a eles por a Espada de São-Jorge é venenosa se for ingerida.

Echeveria

plantas-para-apartamento-echeveria-loft

Da família das leguminosas, a Echeveria também é conhecida como Rosa de Pedra ou Bola-de-neve-mexicana. Originária dos desertos mexicanos, ela tem esse apelido pois nascem em regiões de solo árido. É considerada uma planta ornamental e necessita de pouca rega.

Cacto

plantas-para-apartamento-cacto-loft

A família dos cactos é grande e conta com 176 gêneros diferentes. Os cactos são excelentes em ambientes secos e necessitam de pouquíssima rega. Algumas espécies se adaptam melhor se colocar um pouco de areia junto a terra.

Árvore-da-felicidade

plantas-para-apartamento-arvore-da-felicidade-loft

Originária da Índia, a Árvore-da-felicidade tem crescimento lento mas pode atingir até 2 metros de altura. Ao contrário das plantas anteriores, ela precisa ser posicionada em locais que recebem luz natural direta ao longo do dia.

Palmeira-ráfia

plantas-para-apartamento-palmeira-rafia-loft

Originária da China, a Palmeira-ráfia ou Palmeira-dama parece uma árvore cheia de espetos. Ela também é muito utilizada em decorações de ambientes, precisa de luminosidade durante o dia e não aguenta ambientes extremamente secos.

Antúrio

plantas-para-apartamento-anturio-loft

Originária da América do Sul e Central, o Antúrio tem forma de coração e, apesar de aguentar ambientes internos e precisar de pouca rega, ele precisa ser posicionado em um espaço que receba de média a pouca luz natural indireta durante o dia, os espaços meia-sombra.

Pleomele

plantas-para-apartamento-pleomate-loft

Originária de Moçambique e Madagascar, a Pleomede é um arbusto muito utilizado como planta ornamental devido à simplicidade de sua beleza e resistência. Ela é uma ótima planta para purificação de ambientes internos e precisa de luz natural meia-sombra durante o dia.

CICLANTO

A brasileira Ciclanto é originária da região amazônica. É uma planta de meia-sombra que precisa de luminosidade mas não pode ficar exposta ao sol por longos períodos. Ela não aguenta ambientes muito secos ou frios e é ótima para decoração interior.

Conheça um pouco sobre a planta antes de colocá-la dentro de casa

Algumas plantas não são recomendadas para colocar em ambientes internos. Moisés cita algumas delas, como a Cica, a Murta, Tumbergia, Buxinho, Azaleia e Ixora. Caso tenha animais e crianças em casa, verifique se a planta que escolher não é venenosa ou nociva à sua família.

Escolha a planta certa para os interiores de seu apartamento e dê mais vida à sua casa

Agora que você já conhece algumas das melhores plantas para colocar no seu apartamento, que tal dar mais vida e leveza aos seus cômodos?

Acompanhe nossas dicas de decoração e mercado imobiliário no nosso blog e conheça nosso portfólio de apartamentos à venda no site.