Por que fazer um financiamento imobiliário ainda vale a pena durante a crise?

Tempo de leitura: 3 minutos

Em um cenário econômico incerto, financiar um imóvel permite manter liquidez no banco – e você pode visitar imóveis e fechar negócios de casa!

Você já deve ter lido ou ouvido que, pós-coronavírus, o mundo não será o mesmo. A começar pelas quarentenas, que não devem acabar de uma vez por todas – pelo menos não até a chegada de uma vacina eficaz, que deve surgir nos próximos 12 a 18 meses.

As consequências econômicas, no entanto, já se sabe que serão fortes. Jamie Dillon, presidente-executivo do JP Morgan Chase, um dos maiores bancos do mundo, considera que a recessão que virá deve ser “bastante severa”.

O Fundo Monetário Internacional, que chama os tempos atuais de “O Grande Lockdown“, estima uma contração de 3% do PIB global e de 5,3% do brasileiro

Mas sempre há luz no fim do túnel. Conforme a pandemia entrar sob controle, cidadãos começarão a circular (e consumir) novamente e países irão reabrir suas fronteiras. Um novo ritmo, qualquer que seja ele nessa nova fase, voltará a existir. O mesmo FMI aponta uma retomada mundial de 5,8% para 2021.

Impactos no setor imobiliário nacional

Como nas crises anteriores, haverá setores mais e setores menos afetados. Dessa vez, o setor imobiliário parece cautelosamente otimista.

Segundo dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), o valor de financiamento de imóvel ativo em fevereiro de 2020 somava R$ 6,38 bilhões – uma alta de 31% em comparação com fevereiro do ano anterior. 

E, por mais que os sinais da forte retomada vistos desde 2019 estejam agora impactados pela pandemia, as construções não devem parar. Estados consideram a construção civil um serviço essencial e as obras seguem seus cursos, com o grande impulso de um pacote de R$ 43 bilhões que a Caixa Econômica Federal (um banco público) criou para o setor durante a pandemia. 

Por essas e outras notícias, a análise da Abecip segue otimista nesse sentido, assim como da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), que vê um estímulo à compra de imóveis e diminuição do risco de inadimplência.

Novas condições de financiamento de imóvel

Pensando na capacidade de manter pagadores e também de atrair novos clientes, bancos privados também têm se adaptado, oferecendo entre 60 e 120 dias de congelamento no pagamento das parcelas de financiamento imobiliário. 

Saiba mais sobre o tema neste post

Por que financiar e não pagar à vista neste momento?

Você pode estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com o financiamento de um imóvel? Para quem pretendia ou preferia pagar à vista, pagar aos poucos, em parcelas, permite manter liquidez na sua conta. 

É uma opção mais segura em tempos de incerteza, pois permite que você tenha uma reserva líquida que pode ser inclusive investida de forma segura, como em opções de renda fixa. 

“Não se sabe como o mercado vai reagir e é importante ter rápido acesso ao dinheiro. Se você compra à vista e não financia, está imobilizando o dinheiro em um único bem que pode ter baixa liquidez”, explica Artur Pádua, líder de operações de financiamento imobiliário.

Além disso, continua ele, em tempos de crise muitas pessoas colocam seus imóveis à venda no mercado e buscam liquidez rápida, abrindo espaço para compradores barganharem preços.

É possível financiar até 80% de um imóvel com o auxílio do Loft Cred, uma assessoria gratuita de financiamento imobiliário com atendimento totalmente digital e que negocia com os principais bancos para encontrar as melhores taxas para cada cliente.

Um grande diferencial em tempos de pandemia é que você não precisa sair de casa para encontrar com diversos gerentes nas agências – e nem para assinar contratos ou escrituras no cartório, visto que o Loft Cred inclui esses serviços!

Compra de imóveis: cada vez mais online

O processo de busca pelo imóvel perfeito e contratação de financiamentos, que já tinha tantos componentes online, tornou-se ainda mais digital e pode continuar mesmo durante a quarentena. 

Além do processo 100% digital do Loft Cred, a Loft também investiu em tecnologia para seu portfólio: é possível fazer tours virtuais (passeie em um exemplo na Rua Mourato Coelho!) ou agendar visitas por videoconferência a qualquer unidade . 

Como a Loft pode te ajudar com financiamento de imóvel

Você já sabe que a Loft tem uma assessoria de financiamento de imóvel 100% gratuita e que encontrar as melhores taxas do mercado mesmo para quem não é cliente da empresa, certo? 

E há mais diferenciais no Loft Cred, como:

  • Assessoria 100% gratuita em todas as etapas, do uso de FGTS à vistoria do imóvel
  • Obtenção das melhores taxas de financiamento de imóvel do mercado 
  • Menos burocracia: a Loft centraliza e cuida de toda sua documentação 

Saiba mais neste link!