Como saber a posição solar de um imóvel ou terreno

Compartilhar a notícia

Na hora de encontrar um apê, saber a posição solar de um imóvel pode ser o ponto que faltava para te tranquilizar que está indo morar no lugar ideal!

31 de outubro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 31 de outubro de 2023 4 min de leitura
posicao-solar-apartamento

Que a boa localização e as comodidades são importantes no processo de escolha de um apê, todo mundo já sabe. Mas cada vez mais pessoas estão prestando atenção à quantidade de sol que um apartamento recebe ao longo do dia. Isso porque a luz natural é fundamental para a qualidade de vida, o que inclui saúde física e mental.

A pergunta que fica é: como saber a posição solar de um imóvel? Dá para saber a quantidade de horas de sol que o apê recebe em cada ambiente? Vamos tirar essas dúvidas e explicar o que você deve observar durante a busca pelo seu próximo lar, além de como melhorar o aproveitamento de luz natural em qualquer imóvel.

Como saber onde o sol nasce: o apartamento é nascente ou poente?

Uma coisa é certa: apês bem iluminados costumam ser mais valorizados do que os imóveis escuros e com pouca ventilação. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), a boa incidência de raios solares pode levar a uma valorização de até 10% em relação aos prédios com menos iluminação natural. 

Mas ao visitar um imóvel, como saber onde o sol nasce? E como saber se o apartamento é nascente ou poente? A posição dos imóveis é classificada por faces: tem o apartamento face leste e o apartamento face sul, por exemplo. 

O sol nasce sempre ao leste e se põe à oeste. Ao visitar um apê, uma dica é usar um aplicativo de bússola para descobrir onde fica o norte, sul, leste e oeste em relação ao imóvel. Os celulares já costumam vir com essa funcionalidade de fábrica, então basta abrir e checar.

Com o leste e o oeste identificados, você vai descobrir se o apartamento é nascente ou poente. Se a visita for feita pela manhã e os raios de sol estiverem entrando pelas janelas, significa que o apê é nascente e deve receber pelo menos 4 horas de luz solar por dia. Caso o sol entre à tarde nos ambientes, significa que o imóvel é poente – a desvantagem é quando os quartos recebem sol à tarde, pois podem ficar quentes demais na hora de dormir.

Se o apartamento é face norte, o sol vai bater mais intensamente e deve aparecer em alguns cômodos laterais pela manhã ou à tarde. O calor pode ser maior, mas a conta de energia elétrica tende a ser menor porque você aproveita muita luz natural. Já os imóveis de face sul costumam ser mais frescos e menos claros.

Veja um resumo montado pelo Estadão:

Face norte: recebe mais insolação diária. Além de economizar na energia elétrica, é possível garantir conforto térmico.

Face leste: recebe sol da manhã com raios solares menos intensos e calor ameno.

Face oeste: recebe sol da tarde e tende a ser mais quente.

Face sul: recebe menor quantidade de raios solares.

É importante lembrar que as vistas emparedadas podem prejudicar a incidência de luz no seu apê. Observe todos os cômodos e os prédios vizinhos para tomar a melhor decisão quando for escolher seu lar.

Mudanças na posição solar no inverno e no verão

Se a posição do sol durante o dia sofre alterações, dá para imaginar que as estações do ano também influenciam a luminosidade, certo? A posição solar no inverno e no verão pode mudar bastante dependendo do apê, por isso é importante observar o seu imóvel para tirar o melhor proveito da luz natural.

No verão, o sol costuma ficar mais a pino, projetando raios quase verticalmente ao prédio. Já no inverno, o sol faz uma trajetória inclinada em direção ao norte, em um ângulo de iluminação menor. É por essa razão que os apês de face norte costumam ser mais valorizados, uma vez que vão receber sol o ano inteiro.

Anúncios

A Loft já facilita pra você na hora de saber onde bate luz

Além dos corretores parceiros da Loft ajudarem a identificar as faces do apê na hora das visitas, você consegue essa informação sem sair do lugar, na hora de conhecer o apartamento no site da Loft.

Conheça nossa grande variedade de imóveis à venda em algumas das maiores cidades do Brasil!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.