5 dicas para identificar um imóvel com potencial de valorização

4 MINUTOS DE LEITURA

Por ser um investimento alto, é importante estar atento ao potencial de valorização de um apê antes de finalizar a compra; confira dicas de como fechar os melhores negócios!

Comprar um apartamento exige atenção em diversas frentes, especialmente no que diz respeito a identificar se está fazendo um bom negócio ou não. Neste artigo, vamos focar no potencial de valorização do apartamento ou da casa que você esteja querendo comprar. Saiba como funciona a valorização de imóveis e confira 5 dicas para identificar um imóvel com potencial.

Tenha em mente que, durante a negociação do imóvel, é necessário se atentar a detalhes que vão além do tamanho da propriedade, da quantidade de vagas na garagem, dos espaços de lazer e outros luxos. É preciso ser exigente em todos os campos para ter informações objetivas, claras e descomplicadas sobre a real situação do imóvel.

Como funciona a valorização de imóveis

Um apartamento que tem potencial de valorização é aquele que vai valer mais no futuro do que o preço inicial pago por ele. Vários fatores podem influenciar o complexo cálculo do potencial de valorização de um imóvel.

Um apartamento pode ter seu potencial de valorização maior ou menor dependendo:

– da situação econômica do país;

– da vista (se é ampla ou reduzida);

– do tipo de investimento público que é feito na região;

– do quão seguro e acessível é o local onde o imóvel está localizado.  

5 dicas para identificar um imóvel com potencial de valorização

Depois de ter mapeado o mercado imobiliário, você achou o apartamento ideal. Agora é a hora, então, de identificar se ele tem potencial de valorização. Ou seja, se você vai conseguir um valor mais alto por ele do que pagou na compra inicial. Vamos às 5 dicas:

1) Preste atenção ao entorno do prédio. Veja se há algum terreno vazio, estacionamento ou casa que possa no futuro dar lugar a um edifício. Se sim, pense se a construção de um prédio vai fazer você perder a vista e causar uma desvalorização no imóvel.

2) Pesquise se há alguma obra de infraestrutura programada para o bairro. Construção de estações de metrô próximas ao imóvel podem valorizá-lo.

3) Veja se o prédio tem acessibilidade. Rampas largas valorizam o imóvel, uma vez que podem ampliar o escopo de perfis de interessados na propriedade na hora de vender.

4) Morar perto de uma boa rede de serviços também valoriza o imóvel, pois ter escolas, supermercados e outros tipos de lojas por perto facilitam a vida dos moradores do bairro.

5) Conheça a segurança do bairro onde você deseja morar ou investir. Se há um item que une todos os tipos de compradores é a tranquilidade para viver.

Fiquei atento ao imposto sobre valorização de imóveis

Se você comprou um imóvel por um preço inicial e vendeu por um valor mais alto, você deverá pagar um imposto conhecido por lucro imobiliário. Pessoas físicas podem calcular o valor do imposto pelo Programa de Apuração de Ganhos de Capital da Receita Federal.

É possível conseguir isenção no imposto sobre lucro imobiliário para imóveis residenciais. Você não precisa pagar o imposto caso compre outro imóvel residencial em até 180 dias.

Bairros mais valorizados de SP e RJ em 2021

De acordo com índices imobiliários, os cinco bairros mais valorizados de São Paulo em novembro de 2021 são: Itaim Bibi, Pinheiros, Jardins, Moema e Vila Mariana.

A Loft tem apês incríveis bairros mais valorizados da cidade de SP. E muitos deles são exclusivos.

Já no Rio de Janeiro, os dois bairros mais valorizados da cidade em novembro são Leblon e Ipanema. Nos últimos 12 meses o preço médio de venda de imóveis residenciais teve alta de 2,39% em relação ao mesmo período no último ano.

A Loft também atua no Rio, assim como em outras grandes cidades do país. Em seguida você pode ver alguns dos apês da Loft na região:

Conheça nossos apartamentos à venda e agende sua visita, inclusive virtual! E para saber mais sobre o que acontece no mercado imobiliário, continue acompanhando o blog da Loft.

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter