Como a Loft calcula o preço sugerido do imóvel?

Compartilhar a notícia

21 de outubro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 26 de julho de 2022 6 min de leitura
preco-sugerido-imovel

A sugestão de precificação da Loft é uma poderosa aliada para quem quer vender seu apê, pois garante uma transação de acordo com a realidade do mercado, além de ser uma ferramenta que ajuda a vender o apartamento em menor tempo.

Quer saber como calculamos o valor sugerido? A gente explica para você neste artigo.

A Loft ajuda você a precificar seu apê com base em dados e análise criteriosa do mercado

O que é considerado pela Loft para sugerir a precificação de um apartamento

Para oferecer aos proprietários uma sugestão de valor de venda dentro do que é praticado no mercado de forma realista, a Loft considera algumas informações em especial: 

  • comparativo com imóveis vendidos com o mesmo perfil e região do seu apê;
  • comparativo com imóveis vendidos com características similares ao seu; 
  • desconto da taxa de serviço Loft;

Imóveis vendidos com o mesmo perfil e região: Nosso banco de dados tem mais de 70% de todas as matrículas de imóveis vendidos em São Paulo, o que nos dá acesso aos valores reais das transações já feitas. Somado a esses dados, temos todas as informações das inúmeras negociações feitas através do site.

Com esses dados, conseguimos estimar o valor das vendas, sem a margem de desconto comum em toda negociação e que está nos anúncios.

Imóveis similares, como assim? A Loft avalia mais de 50 características do seu apê e comparamos essas características com imóveis similares também anunciados no site e outros imóveis não anunciados, comprando matrículas de imóveis que não estão necessariamente à venda.

Alguns dos pontos avaliados são a região, estrutura do edifício, área do apê, em qual andar ele está, comodidades do condomínio, vista oferecida das janelas, se há garagem e quantas vagas são disponibilizadas, estado de conservação, entre muitos outros critérios.


Taxa de serviço Loft: Cobramos uma taxa pela compra à vista e imediata de um imóvel no caso de venda diretamente para a Loft. Já nos casos de venda para outra pessoa, há uma taxa de corretagem. Essas taxas são uma das fontes de receita da Loft e são usadas para a gestão administrativa, financeira e legal do imóvel, desde a compra até a venda.

Como é feito o cálculo do valor do m²? 

Para calcular o valor do m² de seu apartamento nós usamos os valores de venda já realizadas de apartamentos próximos ao seu. Estas informações estão disponíveis nas matrículas dos imóveis, que a Loft compra nos cartórios da cidade para realizar e otimizar seus cálculos. 

Anúncios

Qual é o cálculo feito pela Loft?

A base do nosso modelo de precificação é feita a partir de uma área de estudos chamada “data science”. O data science usa métodos científicos e algoritmos para produzir conhecimento a partir de uma grande quantidade de informações. Assim, analisando uma série de informações, que inclui dados exclusivos da Loft e dados históricos do mercado, podemos chegar no preço correto, justo e em sintonia com o histórico da região.

Como explicamos, as informações são muito enriquecidas pelas transações que ocorrem no site e também pela atuação da Loft no mercado, assim como da base do mercado como um todo.

Mas essas contas não são feitas uma a uma na ponta do lápis. Nosso sistema reúne todas essas informações e analisa tudo no algoritmo exclusivo da Loft. Ele funciona como um programa que aprende quais são as informações relevantes para avaliar apartamentos parecidos, comparando mais de 100 variáveis de um banco de dados que reúne mais de 70 mil transações.

vender-para-a-loft

O estado de conservação do apartamento é avaliado?

Nosso modelo de precificação leva em conta também o estado de conservação do apartamento. 

Com o cadastro é possível entender o estado atual do seu apê e sugerir um valor mais preciso

No momento do cadastro, você irá avaliar o estado atual do seu apê de acordo com referências visuais.  Esse processo ajuda os nossos algoritmos a compreender e afinar a precificação sugerida de acordo com apartamentos parecidos com o seu. Veja um exemplo:

loft-painel-piso-sala
No questionário você irá identificar a foto que mais se parece com o estado atual da sua casa
loft-painel-piso-sala-1
loft-painel-piso-sala-2
loft-painel-piso-sala-3
loft-painel-piso-sala-4

Cadastrando um apê na Loft

Assim que você faz o cadastro do seu apê no site da Loft colocando as informações básicas, você já recebe um valor sugerido de venda para o imóvel. Esse preço é calculado com base em nossa inteligência de precificação, que explicamos ali em cima.

Nossa equipe vai avaliar as informações do seu apê, e se ele atender aos critérios, pode ser inclusive que a própria Loft ofereça uma proposta para comprar o seu apartamento.

Como funciona quando a Loft quer comprar o seu apê?

Quando a Loft faz uma proposta para comprar um apê, ela apresenta de forma transparente todas as informações que a pessoa proprietária precisa, incluindo tempo estimado de venda, valor do m² calculado, dentre outros, e mostra como foram feitos os cálculos de preço.

Tudo isso é apresentado para que a pessoa proprietária possa avaliar as opções e decidir o que é melhor para seu caso. Muitas vezes, na hora de vender não consideramos os custos de ficar com o imóvel parado por meses, que inclui gastos com condomínio, IPTU, reparos, entre outros. Outro ponto que pode passar despercebido é o valor da comissão da corretora, que deve ser incluído nas contas. Por isso, a Loft mostra uma proposta detalhada para que seja possível avaliar o melhor cenário em cada situação.

Já quando a Loft faz uma oferta de compra de um apê para ser revendido como  Propriedade Loft, nossa precificação calcula por qual valor conseguiremos vender o apartamento. O que muda é que quanto mais alterações forem necessárias, maior será nosso investimento e isso também refletirá na nossa proposta enviada.

Então se você quer vender com a Loft, cadastre seu apê no site e confira o preço de venda sugerido! Você também pode ter uma estimativa de valor usando a nossa calculadora de preço.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.