9 programas de decoração para assistir em casa durante a quarentena

programas-decoracao-quarentena-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Aproveite a quarentena para apurar o senso estético e planejar as próximas reformas com essas indicações de programas de decoração.

Enquanto o Brasil enfrenta a pandemia do novo coronavírus, milhões de pessoas estão em casa, seja em quarentena ou respeitando ao máximo o isolamento social para ajudar na resolução da crise. 

E se você está pensando em reformar sua casa, mudar o décor ou é um apaixonado pelo tema, pode aproveitar esse momento para se inspirar em 9 programas de decoração brasileiros e internacionais que abordam o tema com muita criatividade. Divirta-se!

9 programas de decoração para assistir agora

Irmãos à Obra



Uma das séries mais queridas do filão “programas de decoração” envolve os gêmeos Jonathan e Drew Scott. Eles acompanham famílias que querem transformar seus imóveis desde o planejamento do orçamento até a instalação do décor. 

Como o budget envolvido não é de outro mundo e as soluções são criativas, dá para tirar dali várias ideias. E como um dos irmãos do título é um empreiteiro e sabe tudo de reforma e o outro é um corretor com muitas dicas sobre imóveis, dá para aprender ainda mais.

Onde assistir? Discovery Home & Health

Decora



O já tradicional Decora, da GNT, é hoje liderado pelo carismático arquiteto Maurício Arruda. Esse programa de decorar ambientes busca resolver problemas reais com ideias práticas e ao alcance de seus espectadores – tudo em poucos dias, claro! 

Onde assistir? Globo Play

Ordem na Casa com Marie Kondo



A organizadora mais famosa do mundo hoje é, sem dúvida, Marie Kondo (e o blog da Loft tem um post só sobre ela neste link). Autora do bestseller “A Mágica da Arrumação”, a japonesa também levou seus dons para a série “Ordem na Casa com Marie Kondo”, do Netflix. Quanto mais homérica a bagunça, mais Marie se empolga para arrumar e ensinar seu método de gratidão e categorização aos moradores.

Onde assistir? Netflix

As Casas Mais Extraordinárias do Mundo



A arquitetura é capaz de arrebatar. É o que faz nesta série da Netflix, em que o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin (adoravelmente entusiasmada a cada visita) conhecem em detalhes de projetos impressionantes em diversos países, de Portugal ao deserto de Mojave, nos EUA. É de encher os olhos!

Onde assistir? Netflix

Casa Brasileira



Como o nome indica, a série Casa Brasileira, do GNT, documenta o jeito nacional de criar e morar. São muitas as facetas abordadas ao longo das temporadas: há o mergulho em projetos de estrelas da arquitetura como Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer e visitas a residências de figuras culturalmente importantes, como Elizabeth Bishop e Jorge Amado. Há também celebridades que construíram seus próprios espaços e novos talentos na área de design e arquitetura. Uma aula sobre a vivência brasileira.

Onde assistir? Globo Play

Queer Eye



Uma nova versão do famoso seriado Queer Eye for The Straight Guy, o Queer Eye atual é um estrondoso sucesso. Reúne cinco amigos que se dedicam a fazer um makeover na vida dos escolhidos, o que inclui reformas profundas em suas casas e apartamentos. Quem fica encarregado da parte “programa de decoração” é o talentoso Bobby Berk, que dá diversas dicas para aplicar no dia a dia.

Onde assistir? Netflix

Abstract: The Art of Design



Para muitos designers, o ápice do design acontece justamente quando ele passa despercebido. É o design ruim que chama a atenção. Nesta série documental da Netflix sobre o tema, profissionais criativos – incluindo o arquiteto Bjarke Ingels e a designer de interiores Ilse Crawford – apresentam seu jeito de pensar e criar e exemplificam como o design inovador pode afetar profundamente a vida das pessoas.

Onde assistir? Netflix

Incríveis por Dentro



A casa de uma pessoa pode lhe dizer muito sobre ela. Quando o morador é “fora da caixinha”, então, tudo fica ainda mais interessante. Esta série vai além do programa de decoração comum ao reunir diversos personagens excêntricos para apresentar lares pouco convencionais

Há quem tenha uma montanha-russa dentro de casa e quem cubra todas as paredes com enormes murais coloridos, quem ama os anos 1970 e quem quer mesmo viver num circo. Vale dar uma espiada!

Onde assistir? Netflix

Movimento Tiny House



Um dos problemas recorrentes ao assistir programas de decoração é ver aquelas casas gigantescas na tela. Como não podia deixar de ser, há um movimento cada vez mais forte na direção contrária: o Tiny House, tema dessa série que acompanha mini-apartamentos e mini-casas. A dupla John Weisbarth e Zack Giffin viaja pelos EUA buscando histórias de quem vive em espaços pequenos e muito funcionais.

Onde assistir? Netflix

Como planejar sua decoração?

Decorar a casa não é uma coisa que se resolva do dia para a noite. Há muita coisa envolvida em um projeto desse tipo. 

É preciso encontrar as proporções certas para cada espaço, pensar profundamente na escolha de móveis, acabamentos e revestimentos, entender o que pode (e o que não pode) ser retirado do local em termos estruturais e, claro, definir o tamanho certo de apartamento para você.

O primeiro passo é se informar até encontrar um estilo que verdadeiramente combine com você. O blog da Loft já criou uma série de conteúdos nesse sentido para você visitar sempre que quiser.

Eles vão de como escolher papel de parede a como preparar a casa para a chegada de uma nova estação, passando pelas características da decoração industrial e da decoração clássica –  tudo na categoria Morar com Estilo.

Procurando um apartamento? A Loft está aqui para ajudar

O portfólio de apartamentos à venda da Loft reúne centenas de opões e tamanhos, em São Paulo e no Rio de Janeiro, possibilitando você escolher o que é mais a sua cara.

Quando eles são propriedade da própria Loft, as chaves são entregues após uma reforma completa em alto padrão, que tem um ano de garantia. Quando são de outros proprietários, a Loft oferece seus serviços de reforma como adicionais e de financiamento imobiliário. Tudo para facilitar sua transição para um novo lar!