Que qualidades você deve buscar em um corretor de imóveis?

Compartilhar a notícia

31 de janeiro de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
qualidades-do-corretor-loft

Para ir além das indicações de amigos, saiba o que procurar em um corretor profissional e como pode se assegurar de que te ajudará a fechar um bom negócio

Quando o assunto é escolher um corretor ou uma imobiliária, é comum receber indicações de amigos e parentes que já venderam ou compraram imóveis com o profissional ou a empresa. Mesmo assim, é natural que surjam incertezas, afinal você está contratando um serviço importante e de custo relativamente elevado. Como saber se o corretor de imóveis está apto a te ajudar para a venda ou compra do seu apartamento?

Algumas características devem ser inerentes aos corretores de imóveis, como pontualidade e educação no trato com os clientes. Mas há mais pontos que são marcantes nos melhores profissionais do mercado imobiliário para garantir o sucesso da parceria e efetivar sua compra e venda.

Para Thiago Gonçalves, coordenador de Marketing e responsável pela equipe de relacionamento com corretores da Loft, ter amplo conhecimento sobre a região onde está o imóvel e fornecer atendimento personalizado são outras características necessárias para que um corretor de imóveis seja bem-sucedido. 

“O atendimento personalizado garante resolver as dores específicas de cada cliente e, com isso, fechar mais negócios. Assim como ser capaz de mostrar para o cliente as vantagens e benefícios de um bairro que às vezes ele não tem conhecimento por ser uma localização totalmente nova para ele”, ressalta Thiago. Confira todas qualidades que um corretor de imóveis deve possuir: 

Demonstrar Profissionalismo e ter pontualidade

Em qualquer tipo de serviço, os clientes costumam esperar por profissionais educados e cordiais. E quem trabalha com vendas e atendimento ao público precisa estar com essas qualidades sempre afiadas.

A pontualidade é outro destaque. Mesmo em grandes cidades como São Paulo, nas quais o trânsito pode ser um inimigo do relógio, o bom profissional faz de tudo para chegar na hora marcada dos compromissos. É sempre melhor chegar antes do que depois do cliente.

A postura profissional e ética é indispensável em todos os negócios, mas especialmente em se tratando de bens imobiliários. Quem está vendendo pode ter uma relação afetiva com o imóvel, que pode ter pertencido à família durante muitos anos. E quem está comprando precisa se sentir acolhido pela nova casa e pelo corretor, que deve atender às necessidades de cada cliente com cordialidade.

Ter Muito Conhecimento do mercado

Ao ser informado sobre a localização de um imóvel em um bairro de sua carteira, o bom corretor é capaz de fornecer detalhes sobre os serviços e as facilidades da região.

É comum que um corretor de imóveis seja especializado em um nicho de mercado, como imóveis corporativos ou apartamentos de alto padrão, por exemplo. Como profissional, ele só tem a ganhar com isso, já que com o tempo o seu domínio sobre o assunto e sua experiência se tornarão visíveis. “O corretor começa a identificar perfis comuns de clientes e ganha experiência para usar esse aprendizado em novos negócios”, acredita Thiago Gonçalves. 

No caso de imóveis de alto padrão por exemplo, as exigências com os corretores tendem a ser maiores. O profissional deve entender o básico sobre economia e finanças, além de ampliar seu repertório cultural – estudar sobre arquitetos importantes e sobre a história de cada bairro onde atua são diferenciais nesses profissionais. Assim, ele saberá interagir com o cliente e reconhecer o que poderia agradá-lo.

VEJA TAMBÉM: 5 pedidos mais comuns dos clientes de imóveis de alto padrão

Anúncios

Experiência comprovada

Para se tornar um corretor de imóveis no Brasil, profissão regulamentada através da Lei Federal n° 6.530/78, o profissional deve ter concluído um curso de Técnico em Transações Imobiliárias ou possuir um diploma de curso superior de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários. Os cursos podem ser feitos no modo à distância, através de videoaulas. 

Cursados, os profissionais podem dar entrada no registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu Estado. É importante trabalhar com corretores credenciados, para evitar problemas e garantir a segurança de suas transações imobiliárias. Todos os corretores parceiros da Loft tem esse registro.

Caso precise contratar uma imobiliária ou corretor, informe-se sobre o tipo de imóvel com o qual estão acostumados a trabalhar. Isso fará com que tenha certeza de que está em boas mãos.

Comunicação e atendimento personalizado

O bom profissional tem uma alta sensibilidade para os desejos de cada cliente. É sempre preocupado em ser transparente e estar atento para nunca causar incômodo nos interessados em negociar com ele.

De acordo com a revista Forbes, essas qualidades são fundamentais. “Essa pessoa será responsável por negociar em seu nome. O processo está claro? Se você tiver dificuldades para se comunicar com o corretor, o processo dificilmente será bem-sucedido”, disse a especialista Katie Brown à revista.

Top Brokers: os corretores parceiros da loft

Desde o início das suas operações, a Loft sempre buscou valorizar a profissão do corretor de imóveis, tão importante para a saúde do mercado imobiliário e para auxiliar clientes a saírem satisfeitos de suas negociações.

Caso esteja a procura de uma boa experiência com compra, venda de imóveis ou mesmo uma troca que envolva o seu apê atual por um novo, nós podemos te ajudar. Acompanhe o portfólio de imóveis à venda da Loft, com centenas de apartamento. Com certeza irá encontrar o melhor para o atual momento da sua vida!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.