quanto-tempo-leva-vender-imovel

Quanto tempo leva em média para vender seu imóvel?

4 MINUTOS DE LEITURA

Ao fazer o anúncio do apartamento normalmente já vem aquela expectativa para receber as visitas de interessados e fechar negócio, não é mesmo? Mas você sabe quanto tempo, em média, leva para se vender um apê? Existem alguns fatores que devem ser analisados para fazer essa estimativa. Acompanhe no artigo!

Pelos meios tradicionais…

Vender um apê no Brasil demora cerca de 16 meses. Este é o tempo médio entre a pessoa proprietária colocar a plaquinha de “vende-se” e finalmente conseguir fechar um negócio, segundo a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Existem diversos motivos para esse prazo longo. Dentre os mais gerais, podemos listar o cenário econômico, que pode gerar emergências financeiras, e as taxas de juros de financiamento imobiliário, que sobem ou descem de acordo com o mercado. 

Já quando olhamos do ponto de vista dos proprietários, o fator mais frequente que atrasa as vendas é a diferença entre o preço de anúncio para o preço final da venda. Isso acontece por diversos motivos.

Algumas das razões são afetivas (aquela dó de vender um imóvel com tantas memórias), como erros de avaliação (quando achamos que as melhorias e reformas ou o próprio imóvel valem mais do que o preço de mercado) e o hábito de negociar já pensando em um descontinho lá na frente (criando então um preço com “gordura pra cortar”).

Em 2020, a Loft conduziu um estudo que indicou que essa diferença entre o valor anunciado e o que foi realmente vendido pode chegar a até 17%, adicionando vários meses àquela venda que custa a se realizar.

No que o tempo de venda influencia?

Além de trazer ansiedade e frustração, o longo tempo para efetuar uma venda pode impedir a pessoa proprietária de realizar uma nova compra de apartamento ou qualquer outro negócio que dependa deste tipo de capital. A demora em vender também gera gastos com eventuais reparos, fora o IPTU e condomínio, que devem ser pagos todos os meses enquanto o apartamento está à venda.

Então, como vender um apartamento mais rápido?

Existem alguns fatores que podem ajudar a diminuir o tempo de venda de um apartamento, e o principal deles é a precificação correta.

Fechar um preço que faz sentido para alguém que está pesquisando imóveis com características e em regiões semelhantes, ou seja, com base em valores de mercado, pode agilizar o processo de venda em meses e garantir uma negociação justa em um prazo satisfatório.

A Loft ajuda você a precificar seu imóvel corretamente oferecendo sugestões e dados de mercado

Outro ponto importante é ter a documentação em dia. Imagine ter uma ótima proposta e perder negócio porque a papelada tem algum problema? Vale a pena deixar a matrícula do imóvel em dia, assim como seus documentos pessoais e de sua empresa, se tiver.

Além disso, atrair um maior número de interessados e marcar diversas visitas aumenta as chances de fechar um negócio mais rapidamente. Mostrar seu apê para várias pessoas que já estão buscando um imóvel é uma ótima maneira de conseguir um comprador, já que uma boa impressão na visita pode favorecer a negociação.

Leia mais: outros fatores que podem alterar o tempo de venda de um imóvel 

Quanto tempo leva para vender o apê na Loft?

Apesar do longo tempo de venda (16 meses em média) ser uma característica do mercado imobiliário brasileiro, a Loft possui um prazo médio de venda de apenas 7 meses e meio, ou seja, 113% mais rápido do que no mercado tradicional. Isso porque nosso site utiliza um sofisticado sistema para avaliação e sugestão de preços justos e dentro da expectativa do mercado. Além disso, aceleramos os processos burocráticos e divulgamos o imóvel para milhões de interessados, o que aumenta as chances de receber visitas de interessados e acelera a venda.
A Loft tem atendimento especializado para otimizar o seu anúncio e dar destaque às qualidades do seu imóvel, apresentado em um site que recebe milhões de acessos todos os meses.

banner-loft-1
Que tal anunciar seu apartamento com a Loft e vender mais rápido?

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter