Quanto vale meu apartamento? Descubra usando a plataforma da Loft!

Tempo de leitura: 3 minutos

Quanto vale meu apartamento? Descubra usando a plataforma da Loft!

Modelo de inteligência artificial da Loft utiliza transações registradas em matrículas desde 2000 para precificar imóveis. Caso esteja procurando vender seu apartamento, nosso time pode auxiliar a encontrar o valor que satisfaça suas pretensões e ainda encontre compradores para efetivar a venda.

Precificar um apartamento não é fácil. Muitas das informações necessárias não têm fácil acesso e outras são estimativas, não raro erradas. Afinal, não há fórmula exata para se definir um valor, apenas aproximações daquilo que o mercado tem maior probabilidade de pedir ou aceitar. 

“Hoje a pessoa precisa perguntar para o porteiro, para o corretor, visitar site de anúncio. Todas essas informações são imprecisas”, explica Diego Bechara, do time de data science da Loft. “Quem está pedindo um valor pede a mais e o vizinho vai falar que vendeu por mais”, continua.

Valores desnivelados com a realidade acabam dificultando e até mesmo impossibilitando a venda de imóveis, causando bastante prejuízo e frustração para todas as partes envolvidas em um processo que já leva, em média, um ano e meio no Brasil.

E tem mais: adicione à opacidade informacional envolvida na precificação as razões emocionais, como afetividade pelo imóvel. Elas acabam criando valores em média 40% acima do praticado no mercado!

Isso cria um componente emocional de frustração importante, visto que o proprietário se pergunta “quanto vale meu apartamento”, cria um valor fora da realidade e se decepciona ao descobrir que suas expectativas não são atendidas.

Quanto vale meu apartamento, segundo os dados?

A Loft já surgiu em um universo de tecnologia, aplicando algoritmos próprios em vastas bases de dados adquiridas de cartórios de registro de imóveis. 

Ao adquirir as matrículas de imóveis de todas as regiões em que atua, a Loft criou uma inteligência artificial intitulada DAVID para precificar os imóveis que compra e vende de maneira justa e alinhada com a realidade do mercado.

Essa ferramenta agora está sempre disponível para quem procurar anunciar imóvel para a venda em nossa plataforma. Basta efetuar o cadastro do imóvel, que pode ser feito pelo próprio proprietário mediante uma taxa ou gratuitamente por corretores e imobiliárias.

Para tangibilizar esses números, a ferramenta também disponibiliza valores e ano de transação de apartamentos similares ou até no mesmo prédio – e já são valores reais, ajustados para a inflação atual.

Quem pode anunciar na plataforma da Loft?

Hoje a Loft trabalha com compra, venda e troca de apartamentos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A expansão é constantemente, e a cada apartamento acrescentado em nossa plataforma, o modelo de auxílio à precificação se torna mais eficiente.

“Conforme se amplia a área de atuação, nossa capacidade de processamento de matrículas também pode aumentar”, fala Diego.

Avaliação de apartamento: como a ferramenta da Loft funciona

Nessas matrículas há tudo que um sistema precisa saber para descobrir, rapidamente, quais são os valores realistas de compra e venda de um determinado tipo de apartamento em uma determinada área e um determinado período:

  • Metragem
  • Andar do apartamento
  • Número de cômodos
  • Número de vagas na garagem
  • Endereço completo
  • Histórico de transações com ano e valor descritos

“Hoje conseguimos fazer uma busca automatizada de todas as transações que ocorreram em determinados prédios e saber como foram transacionadas ao longo do tempo”, adiciona Diego.

“Esses dados são públicos, mas precisam ser adquiridos. Toda a dificuldade [para precificar um imóvel] é justamente essa”, continua. 

A título de curiosidade, ele explica como esses documentos de cartórios – que podem ter dezenas de anos – são lidos pelo computador: “Às vezes é um documento escrito em máquina de escrever, então usamos uma série de fluxos para tratar esses dados. Todo dia chegam dados novos”.

Anuncie seu apartamento na Loft e receba auxílio na precificação.