Em até quantos anos posso financiar um imóvel? Entenda o limite de parcelas no financiamento

Compartilhar a notícia

09 de setembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de agosto de 2023 8 min de leitura
quantos-anos-financiar-imovel

Das muitas perguntas que a gente tem na hora de fazer um financiamento imobiliário pensando no longo prazo, uma das principais é: “em até quantos anos posso financiar um imóvel?”. 

Afinal, qual o limite de parcelas no financiamento? Vale a pena já financiar agora ou é possível começar a fazer isso em uma etapa mais avançada da vida?

Neste artigo a gente vai te mostrar os diferentes limites de tempo para financiar seu imóvel, a idade e os prazos máximos. Também vamos te dar dicas importantes sobre a importância da entrada e de preparação para esse momento tão importante que vai determinar um compromisso financeiro bem comprido!

Em quantas vezes posso financiar um apartamento?

Na hora de se planejar para comprar uma casa ou apartamento pensando no futuro, muita gente já pensa de cara: “Em quantas vezes posso financiar um apartamento?”. Na prática, bancos e financeiras têm limites de tempo diferentes para financiamento imobiliário, e a duração é escolhida pelo cliente – que determina o tamanho da parcela mensal que mais faz sentido para seu orçamento.

Pelas leis vigentes que delimitam os prazos praticados no mercado, o tempo máximo que um financiamento de imóvel pode ter é 420 meses, o equivalente a 35 anos. Fica então a cargo de cada banco decidir qual prazo máximo ofertar (saiba mais sobre prazos no nosso blog).

Considerando os grandes bancos: o tempo de financiamento da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Santander funciona pelo limite máximo legal: 420 meses. Já o Bradesco e o Itaú oferecem financiamentos imobiliários em prazos menores, de até 360 meses (30 anos).

Agora que você já tem a resposta para “em quantas vezes posso financiar um imóvel”, vale também ficar atento à idade máxima para tocar seus planos de financiamento.

Qual a idade máxima para financiar um imóvel?

Hoje, a idade máxima para financiar um imóvel no Brasil é de 80 anos e 6 meses ao final do processo. Ou seja, não importa se você é idoso ou não: a idade limite é calculada somando a idade da pessoa compradora com o tempo necessário para quitar o saldo devedor, não podendo ultrapassar 80 anos e 6 meses. Alguns exemplos:

  • Se você tem 70 anos, o prazo máximo de financiamento imobiliário para você será de 10 anos e 6 meses;
  • Se você tem 60 anos, o prazo máximo será de 20 anos e 6 meses;
  • Se você tem 50 anos, o prazo máximo será de 30 anos e 6 meses (mas apenas se o banco financiar além de 360 meses.

Se você planeja utilizar o máximo possível de parcelas disponíveis (420 meses/parcelas, ou 35 anos), a idade máxima para financiar seu imóvel seria então de 45 anos e 6 meses.

E se você tiver acima de 75 anos, também não tem problema em financiar um imóvel para ser pago até você completar a idade máxima (ou seja, ao longo de cinco anos!). Antes, esta era a idade máxima que diferentes bancos estipulavam para dar entrada no financiamento, mas agora já não existe mais a limitação.

Anúncios

Como saber em até quantas vezes posso financiar um apartamento ou casa?

“Estou me planejando e agora já sei minha idade máxima possível para um financiamento. Mas minha renda é limitada, então em até quantas vezes posso financiar um apartamento?”

Antes de mais nada, o que vai ser sempre importante de saber é o prazo limite do banco com o qual você está negociando. Se você tem menos de 45 anos, poderá financiar até o limite das parcelas possíveis (420 meses), dependendo de se esse for seu interesse e o banco te fornecer boas condições para um financiamento longo.

A simulação de financiamento é um caminho para entender não só qual imóvel está ao seu alcance, mas qual o número de parcelas encaixa bem na sua renda para você pagar sem problemas, pouco a pouco. Diferentes bancos oferecem simulações que te ajudam a ter uma ideia melhor de em até quantas vezes pode financiar um apartamento.

Se você quer financiar um apartamento novo e está de olho em entender quantas parcelas vale pagar, cheque seu potencial de compra e o valor estimado das mensalidades no simulador de financiamento imobiliário gratuito da Loft. Lá, você também pode ajustar o prazo de pagamento de acordo com seus planos!

Quanto é possível dar de entrada em um financiamento imobiliário

Quando você contrai um financiamento imobiliário, o banco habitualmente financia até 80% do valor do imóvel comprado. Ou seja: normalmente o valor da entrada a ser pago será de pelo menos 20%. Em alguns casos mais específicos, principalmente quando se financia pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), é possível conseguir dar entradas mais baixas.

Mas esse que falamos acima é apenas o valor mínimo da entrada, pela média. Nada impede que você forneça um valor maior de entrada – inclusive, isso significa condições mais tranquilas de pagar o financiamento, já que você precisará arcar com juros menos pesados ao longo do tempo. Se suas finanças te permitem pagar uma entrada maior (por exemplo, com ajuda do saldo do FGTS), é mais vantajoso optar por essa possibilidade!

Para ter uma ideia de qual deve ser o valor mínimo da entrada que você precisa pagar no seu financiamento imobiliário, também é uma opção inteligente fazer uma simulação. A Loft oferece também um simulador gratuito de potencial de compra que te ajuda a saber o valor total que você pode pagar pelo seu imóvel e se seus recursos disponíveis para a entrada serão compatíveis de pagar o valor considerando sua renda familiar.

Como planejar a entrada no financiamento imobiliário?

Como se preparar financeiramente para uma dívida de longo prazo

Fazer um financiamento é uma decisão que vai te comprometer com gastos ao longo de vários anos para garantir seu imóvel próprio. Ou seja, é uma decisão que vai depender de bastante preparação financeira! Vale levar alguns pontos em consideração antes de financiar:

  • Planeje-se para garantir um bom valor de entrada para garantir pagar menos juros adiante. Vale ver também o que você tem disponível no FGTS para complementar;
  • Veja a possibilidade de composição de renda para aumentar o potencial de compra;
  • Nome limpo na praça! Garanta um score de crédito alto e cadastro positivo;
  • Estude qual o sistema de amortização que você quer usar (SAC, PRICE, SACRE?);
  • Atenção ao Custo Efetivo Total, com as taxas e seguros obrigatórios;
  • E, muito importante, orce em diferentes bancos para garantir as melhores condições, independente de você já ser correntista de banco A ou banco B;

Dá também para fazer uma simulação completa de planejamento do financiamento aqui no site da Loft! 

Agora, com o financiamento garantido, vale também levar em consideração outras coisas:

  • Não comprometer mais que 30% de sua renda mensal com parcelas;
  • Ficar de olho para evitar acumular outras dívidas ao longo do tempo;
  • Mantenha sempre uma reserva de emergência para evitar que imprevistos te impeçam de pagar as parcelas e a situação aperte;

Conte com uma assessoria para fazer a melhor negociação no financiamento imobiliário

Como a gente viu nesse artigo, o financiamento imobiliário exige um bom planejamento de longo prazo para garantir as melhores condições e sem apertos. Para garantir que você possa fazer seu negócio tranquilamente, com toda a orientação possível, considere buscar os serviços de uma assessoria imobiliária e/ou uma assessoria de crédito!

Na hora de fazer seu financiamento imobiliário, pode sempre contar com o apoio da Loft! A gente dá suporte completo ao seu financiamento dos imóveis do nosso catálogo. Com uma equipe qualificada que te ajuda a ter crédito aprovado pelos principais bancos do país, a gente te orienta em todas as etapas e garante a melhor linha de crédito compatível com o seu planejamento, mantendo contato com todos os bancos que te dão boas ofertas. 

O melhor? Nossa equipe negocia e cuida de todo o contato direto com o banco e de quaisquer pendências que precisam ser resolvidas ao longo do financiamento imobiliário. Tudo isso sem qualquer custo extra. Fácil, prático e tendo você como prioridade total. Conheça nosso catálogo de apês e encontre a solução ideal para realizar o seu sonho!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.