quarto-de-empregada

8 ideias para usar o antigo “quarto de empregada”

4 MINUTOS DE LEITURA

Comum nas plantas brasileiras desde 1930, o quarto de empregada muitas vezes vira depósito. O que fazer com ele hoje em dia?

Ter um espaço mal utilizado em um apartamento é desperdiçar uma área útil. Felizmente, é possível utilizar o antigo quarto de serviço de diversas formas, como você verá ao longo deste post – e nem todas exigem grandes reformas!

O antigo quarto de empregada: como usá-lo hoje em dia?

A partir da década de 1930, grande parte das plantas de apartamentos de classe média alta e classe alta construídos em cidades do Brasil passaram a ter quarto de empregada, também conhecido como dependência de empregada e quarto de serviço. As famílias que habitavam nesses imóveis tinham o costume de contratar empregadas domésticas que faziam de tudo: cuidar das crianças, cozinhar, limpar e também passar as noites na casa, efetivamente morando “no serviço”.

Na planta, o quarto de empregada – que ainda é demandado pela classe AAA no país – costuma integrar a área (de serviço) e usualmente fica junto ao banheiro (de serviço), próximo da lavanderia e da cozinha.

Atualmente, com o avanço das leis trabalhistas relacionadas ao trabalho de empregadas domésticas (saiba mais aqui e aqui) e também uma mudança na demanda por este tipo de cômodo (muitos brasileiros hoje preferem contratar serviços de diaristas, com a exceção dos mais ricos), o antigo quarto de empregada acaba virando, muitas vezes, um depósito informal.

Leia também: Dicas para decorar o primeiro apartamento

8 ideias de novos usos para o Antigo quarto de empregada

É possível dar nova vida a esse espaço e torná-lo útil para os moradores contemporâneos de diversas formas (e atendendo a diversos orçamentos). Inspire-se abaixo!

1. Amplie a cozinha e crie espaços integrados

Quem quiser encarar uma obra maior pode refazer a planta de diversas formas, de acordo com o que for possível estruturalmente. É possível ampliar a cozinha, por exemplo, ou mesmo ir além ao integrar essa cozinha maior com a sala.

cozinha-antigo-quarto-de-empregada
Exemplo de cozinha e sala integradas

2. Faça um escritório

Caso esse antigo quarto de empregada compartilhe uma parede com um corredor social, é possível criar ali um home office/escritório bastante acolhedor. Caso ele precise ficar na cozinha, isso também é possível! Seja como for, esteja atento à ventilação do espaço.

Para saber mais: Escritório em casa: dicas para ter seu próprio home office

3. Crie um novo quarto de visitas

A depender da planta, é possível reinventar o espaço como quarto de visitas, com acesso pela área social. Leve em conta conforto, ergonomia, ventilação, privacidade e todas as outras características básicas que um quarto deve ter, mas que eram frequentemente ignoradas na construção dos antigos quartos de empregada.

4. Invista em um novo closet

Que tal transformar o quarto em closet? Basta renovar as paredes (para eliminar qualquer possibilidade de mofo e umidade), instalar boa iluminação, pendurar um ótimo espelho e colocar suas roupas e sapatos em araras, caixas e prateleiras. Pronto! 

armario-antigo-quarto-de-empregada
O antigo quarto de empregada pode virar closet

5. Faça uma adega

Com a tendência de baixa procura por quartos de empregada nos últimos anos, algumas imobiliárias começaram a oferecer opções de como aproveitar a dependência de empregada, inclusive transformando esse espaço em adega. Lembre-se que os vinhos precisam ser armazenados sob condições específicas e geralmente climatizadas, mas é possível fazê-lo em casa – e ainda fica na cozinha!

adega-antigo-quarto-de-empregada
Ter uma adega em casa é possível, mas não se esqueça de questões de climatização!

6. Crie um mini estúdio de música

Para quem toca instrumentos, o antigo quarto de empregada é perfeito para se transformar em um pequeno estúdio. Investir em isolamento acústico vai permitir passar muitas horas criativas por lá, sem se preocupar em atrapalhar os vizinhos ou outros familiares devido ao barulho.

7. Faça uma suíte

Com a ajuda providencial de um arquiteto profissional, é possível reinventar a planta de um apartamento. E não é raro que haja uma forma de utilizar aquela metragem para fazer uma suíte completa! Bem melhor do que um depósito, certo?

8. Instale uma academia

O espaço às vezes é exíguo, mas provavelmente cabe por ali uma esteira, uma bicicleta ergométrica ou algum outro aparelho. Para quem quer se exercitar em casa, vale cogitar a ideia!

Leia também: Como montar sua própria sala de cinema em casa

Outros assuntos que podem lhe interessar