Como preparar o apê antes de vender e aumentar o seu valor agregado

Compartilhar a notícia

07 de agosto de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 6 min de leitura

Está pensando em vender o apartamento, mas sente que precisa fazer algumas melhorias para aumentar suas chances? Confira este artigo e descubra o que é mais indicado para você

Pintar paredes é essencial, mas mudanças na planta podem diminuir a clientela. O mercado tem diferentes maneiras de avaliar reformas e melhorias em apartamentos com o intuito de valorizar sua venda.

Uma boa reforma não é feita apressadamente. Esta é uma afirmação muito valiosa, ainda mais para proprietários de imóveis, que estão levando em conta o impacto que essas mudanças terão no patrimônio e se ele valerá mais (ou menos) depois de uma intervenção.

Afinal, vale a pena reformar apenas para vender apartamento? “Depende do preço do imóvel”, explica a corretora Márcia Midori Kanazawa. Para entender se a conta fecha e qual tipo de investimento será lucrativo, ela aconselha colocar na ponta do lápis e subtrair os gastos do valor esperado de venda.

Para tanto, é preciso levar os seguintes números em conta:

  1. Preço do metro quadrado de venda 
  2. Custos das reforma ou modificações (materiais e mão de obra)
  3. Custos com comissão do corretor (se houver) e documentação

O mercado imobiliário valoriza melhorias para venda no apartamento?

Para Márcia, reformas e melhorias valorizam, sim, um imóvel. “Os apartamentos saem muito mais rápido”, fala. Um dos motivos é a eliminação da dor de cabeça de gerir uma obra, que inclui empreiteiros, marceneiros, pintores, pedreiros e por aí vai. 

Ela elenca os problemas frequentes: “O prazo estoura, o material não chega, tudo fica fora do prazo, o preço fica em aberto”. Um imóvel que não exija esse esforço, portanto, já ganha pontos. 

O estado de conservação é um dos principais itens que um comprador avalia, e a boa nova é que melhorá-lo pode ser algo simples. Consertar infiltrações, fazer uma boa limpeza, retirar o mofo e pintar as paredes (em cores neutras) não é tarefa complexa e torna o apartamento mais interessante.

Esses são passos básicos por um motivo: porque funcionam e criam uma tela em branco onde potenciais moradores podem se enxergar. Afinal, ninguém se esquece de ter visitado um “pesadelo” – e a comparação com outros imóveis que fizeram essas reformas em geral é inevitável. 

Fazer ou não fazer reformas estruturais?

As reformas estruturais podem afetar tanto negativa quanto positivamente no valor do apartamento. Mesmo que você ame a transformação que fez, isso não significa que o mercado imobiliário pensará o mesmo. 

E quanto mais estrutural, mais complicado. Na prática, converter um apartamento de 2 quartos em um de 1 quarto atrai outro tipo de perfil. “Isso pode até não desvalorizá-lo, mas diminui o leque de clientes”, avalia Márcia.

Essa reflexão também deve ser aplicada a móveis planejados, embora eles sejam um grande diferencial de venda por conta de seu custo elevado. Ao transformar um dormitório em um home office, por exemplo, você pode optar por encomendar um armário e planejá-lo de tal forma que uma cama se encaixe ali no futuro. 

Assim, é possível tanto adaptar aquele cômodo se for necessário quanto descrevê-lo em anúncios de venda como ambiente perfeito para um escritório ou um dormitório, dando mais opções de decisão para os próximos moradores.

Anúncios

Como planejar melhorias no apartamento para venda

Para quem quer ir além das camadas de tinta, o ideal é buscar ajuda profissional. “O que o proprietário faz por conta própria é caótico, enquanto aquilo que é feito por arquitetos tem uma assinatura e a gente percebe”, fala Márcia.

Para Aline Balazina, do time de arquitetura da Loft, uma reforma de apartamento responsável envolve articular as necessidades dos moradores e a realidade do espaço, algo que arquitetos foram treinados para fazer. “Uma pessoa com conhecimento técnico que sabe de questões estruturais, hidráulicas e elétricas acaba evitando muita dor de cabeça.” 

Avaliar documentos como planta baixa, planta de eixos hidráulicos, planta estrutural e planta luminotécnica permite descobrir o que é possível e o que não é. 

Depois de definir um rumo e um orçamento, é preciso pedir a autorização do prédio. Muitos síndicos e/ou administradoras exigem um projeto assinado por um responsável técnico, como um engenheiro ou um arquiteto, para garantir que não há perigo. “Sem essa aprovação, a reforma pode causar problemas ou até ser embargada”, continua Aline.

precificar-ape

Valorizando o seu apartamento através do Home Staging

O Home Staging é uma técnica bastante utilizada no mercado imobiliário, e pode ser uma saída interessante e com menos custos para você encontrar pessoas interessadas no imóvel.

Trata-se da decoração e organização temporária do apartamento para que os possíveis compradores possam já imaginar as melhores maneiras de ocupar o espaço.

Esse processo pode ser interessante tanto na hora de bater as fotos do seu apartamento e fazer um anúncio mais chamativo para venda, quanto no momento de receber visitas de possíveis interessados.

Caso se interesse, criamos um artigo com alguns exemplos práticos de home staging para aguçar a sua criatividade.

Como vender apartamento com a Loft – com ou sem melhorias

Com a Loft você pode divulgar seu apê para milhões de interessados, utilizar o próprio apê para trocar por outro dentro do site ou até mesmo vender diretamente para a Loft, caso receba uma oferta.

Basta fazer um processo simples de cadastro do apê no site da Loft e você terá acesso ao Painel de Venda, onde vai entender através de dados, como está performando o seu anúncio.  Essas informações baseadas na performance do seu imóvel no site podem auxiliar na hora de tomar uma decisão mais embasada sobre a necessidade ou não de gastar um pouco mais com reformas e modificações para ajudar na venda do apartamento.

Anuncie seu apartamento com a Loft e alcance milhões de pessoas que estão buscando um novo apê!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.