Revestimento para banheiro: 6 materiais para se inspirar

revestimento-para-banheiro
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça os principais tipos de revestimento para banheiro e acerte na escolha para o seu lar

nesse artigo você verá:

  • O que é revestimento para banheiro?
  • Tipos de pisos e revestimento para banheiro
  • O que não usar como revestimento para banheiro

Um bom banheiro não pode ser aquele que é bonito apenas aos olhos. Ele precisa ir além da questão estética e ser também funcional. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre revestimento para banheiro, dar ideias para você se inspirar e mostrar como transformar o ambiente em um espaço limpo, seguro e, claro, de relaxamento.

Em seguida, explicaremos quais são os principais tipos de revestimento para banheiro, como se dá a manutenção e apontar as vantagens de cada um: porcelanato, cerâmicas, pastilhas, mármore e granito, ladrilho hidráulico e cimento queimado. Além de escolher o material, você vai aprender a brincar com as cores para ter um banheiro bem decorado.

Revestimento para banheiro: o que é?

Por revestimento para banheiro entende-se os materiais usados para compor o piso, as paredes e também o teto. Ou seja, pastilhas, ladrilhos, cerâmica, mármore, granito, cimento queimado e porcelanato, por exemplo. 

Durante muito tempo, pensou-se que era preciso usar azulejos para cobrir toda a parede do banheiro. Isso mudou. Hoje, é fácil encontrar tintas com alta resistência à umidade e que conseguem prevenir contra mofo e fungos.

revestimento-para-banheiro-fancy

Combinar revestimentos é uma saída para deixar o banheiro mais estiloso

De acordo com o site Minha Casa, cobrir a parede do banheiro com um combo de revestimento e tinta ajuda a reduzir os custos da obra. A altura do revestimento pode variar entre 1,10 m a 1,30 m contados a partir do piso, e a divisão entre o azulejo e a parede com tinta pode ser coberta com filetes metálicos e gesso.

Na Loft, todos os apartamentos são entregues com opção de reforma e contamos com uma extensa lista de parceiros para realização de serviços em casa. Conheça nossos apartamentos e se inspire para realizar mudanças no seu lar!

Pisos e revestimentos para banheiro

É possível combinar diferentes cores e texturas na hora de compor de pisos e revestimentos de parede para banheiro. Por isso, vamos dar dicas sobre 6 materiais diferentes para revestir o banheiro:

1) Porcelanato 
Este é um revestimento feito da mistura de porcelana com minerais e é mais novo no mercado brasileiro. Segundo o portal Casa e Imóveis, do UOL, o porcelanato chegou por aqui vindo da Itália na década de 90. Faz sucesso por ter peças homogêneas, com bom acabamento nos cortes e por ser resistente.

2) Cerâmica 
Revestimento comum no Brasil, a cerâmica está por aqui desde a colonização portuguesa. O portal Casa e Imóveis explica que este tipo de revestimento pode ser feito de maneira artesanal e até rústica. Isto pode levar a resultados bem artísticos e deixar seu banheiro com uma cara única.

3) Cimento queimado
O queridinho da decoração nos últimos anos pode ser usado nas paredes e no piso fora da área do banho, pois ele é escorregadio e pode ficar manchado por xampus e condicionadores. A revista Casa e Jardim explica que o cimento queimado é uma mistura de areia com cimento e água, conhecida como farofa, finalizada com pó de cimento. Para proteger e impermeabilizar a superfície, aplica-se uma seladora.

4) Pastilhas
Bom revestimento para trazer cor às paredes do banheiro. O portal Casa afirma que as pastilhas são usadas no Brasil desde a década de 30. Têm longa durabilidade e podem resistir por mais de 50 anos. Há dois tipos de pastilhas: as de vidro, que não absorvem água, e as de cerâmica, que têm uma cor mais homogênea.

revestimento-para-banheiro-pastilhas
Pastilhas de diferentes cores criam um contraste na parede

5) Mármore e granito
As pedras são os materiais mais comuns para bancadas de banheiro. Há diversas opções de cores e texturas de mármore e granito. Geralmente, o granito é a opção mais barata, mas é possível encontrar mármores com preços similares. Esses materiais também podem ser usados como revestimento nas paredes do banheiro.

6) Ladrilho hidráulico
Este é um revestimento artesanal feito de pó de mármore, cimento e corante, afirma a revista Casa e Jardim. É uma alternativa mais cara, pois é produzido um a um, e bastante utilizado para quem deseja fazer uma decoração vintage. “Para a peça ficar pronta, é preciso deixá-la por 24 horas em uma prensa e mais 8 horas submersa em água”, informa a publicação.

A revista Casa e Jardim recomenda usar ladrilhos hidráulicos personalizados como revestimento para banheiro pequeno. Pode ser somente na área do box ou então separar um canto (atrás do espelho, por exemplo). 

Revestimento de banheiro: o que não usar

Na hora de escolher materiais para decorar seu banheiro fique atento a alguns aspectos. Além de bem acabado, o revestimento precisa ter fácil manutenção, boa impermeabilidade, longa conservação e alta resistência. Se o material que você gostou não atende a esses requisitos, ele está na lista de “revestimento de banheiro: o que não usar”.

Veja com o vendedor se aquele piso lindo é antiderrapante. Ou se o revestimento que você achou ideal para a parede do banheiro, de fato, aguenta uma limpeza mais pesada. É importante optar também por peças que estejam de acordo com o novo ideal de decoração sustentável, feitas de materiais provenientes de fontes seguras.