Como é morar em Ipanema, o bairro mais querido do Rio de Janeiro

Compartilhar a notícia

28 de julho de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 09 de novembro de 2022 4 min de leitura
ipanema

Ipanema respira mar, sol e poesia. Lugar de inspiração para Vinicius de Moraes e Tom Jobim, cenário de novelas e filmes… sempre será o bairro mais charmoso e querido pelos cariocas e visitantes e, portanto, o mais requisitado por quem quer morar no Rio de Janeiro. Sua localização estratégica na cidade une grande disponibilidade de serviços e beleza natural.

Veja também: Apartamentos à venda em Ipanema

Entre água salgada e água doce

Uma das características mais importantes do Rio de Janeiro é o diálogo entre cidade urbanizada e natureza exuberante. Os dois mundos, um construído pelo homem e o outro natural, convivem em harmonia. Os limites da cidade são os delimitados pelo entorno, por pedras, morros de Mata Atlântica e mar.  

o bairro ipanema - rj
mapa do bem localizado bairro de Ipanema

Em Ipanema isso não é diferente. O bairro acontece entre a praia e a Lagoa Rodrigo de Freitas, do extremo da pedra do Arpoador até o limite com o bairro vizinho, o Leblon. 

A praia de Ipanema é conhecida por sua vista do Morro Dois Irmãos e pelo seu caráter democrático. Ela é lugar de encontro e de sol todos os dias da semana. Já a Lagoa Rodrigo de Freitas é o percurso preferido dos cariocas para se exercitar ao ar livre no parque que a rodeia. 

Leia também:

Um bairro que é sinônimo de bem-estar

Ipanema é um bairro de atmosfera tranquila e leve, com tudo de que se precisa numa distância caminhável. Comércio e serviços estão presentes no eixo da rua Visconde de Pirajá, uma via arborizada, com calçadas largas, ótima tanto para um passeio à tarde quanto para encontrar o necessário no dia a dia. As demais ruas do bairro são de menor escala, com predomínio de residências, com casas antigas e prédios baixos.

feira organica - ipanema-rj
Feira orgânica na Praça Nossa Senhora da Paz. Fonte: Transforma

No centro do bairro está localizada a praça Nossa Senhora da Paz, que combina o entorno verde com a praticidade da estação de metrô. Além disso, é nesta praça que acontece a tradicional feira hippie aos finais de semana, e a feira orgânica toda terça-feira.

O bairro também conta com escolas de qualidade, como o Colégio Notre Dame e a Escola Montessoriana. No setor da saúde, também há hospital e clínicas especializadas.

Anúncios

Cultura e lazer além da praia

Ipanema é tradicionalmente conhecida como o lugar escolhido para viver por escritores, músicos e intelectuais, portanto conta com uma variedade de pontos culturais em sua pequena área.

livraria janela - ipanema-rj
Livraria Janela. Fonte: Roteirinho Infantil

Livrarias como a Livraria Lima Barreto e a Livraria da Travessa são, além de lugares aconchegantes e com uma curadoria de livros especial, lugares de encontro entre vizinhos. 

A Casa de Cultura Laura Alvim é um casarão antigo reformado, que abriga salas de teatro e cinema, e conta com uma programação que vai desde exposições a cursos de teatro. Já o Museu Amsterdam Sauer é local para admirar peças históricas e pedras preciosas.

Para os amantes da arte, a Galeria de Arte Ipanema, que funciona há mais de cinco décadas, é uma das mais antigas e importantes do país e conta com relevantes obras de artistas brasileiros, inclusive de Portinari e Di Cavalcanti.

Gastronomia em Ipanema

Ipanema também é lugar tanto de restaurantes tradicionais como de novidades gastronômicas exclusivas. 

restaurante nosso - ipanema-rj
Restaurante Nosso. Fonte: Veja Rio

Locais como o Boteco Belmonte e o bar Garota de Ipanema fazem parte da história do bairro e neles é possível apreciar bons petiscos e comida brasileira. O típico lugar carioca para tomar sucos e açaí, em Ipanema, é o Polis Sucos, o preferido para passar depois de ir à praia.

Restaurantes novos também já estão ganhando o coração do Rio, como é o caso do Nosso, uma mistura de bar e restaurante, e o japonês Gurumê.

Rio de Janeiro e seus bairros


A cidade do Rio é conformada por diversos bairros de características bastante distintas. Cada bairro é reconhecido pelo seu entorno natural, arquitetura e movimento, de Ipanema por sua tranquilidade, a Laranjeiras por sua história, Santa Teresa pelas vistas e Botafogo pela sua nova identidade jovem, por exemplo. Mas uma característica todos bairros têm em comum, a atmosfera leve carioca, motivo de muitos se apaixonar de vez pela cidade maravilhosa.

Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto.vc.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.