Como é morar em Ipanema, o bairro mais querido do Rio de Janeiro

ipanema
Tempo de leitura: 4 minutos

conteúdo produzido em parceria com o time da Apto

Ipanema respira mar, sol e poesia. Lugar de inspiração para Vinicius de Moraes e Tom Jobim, cenário de novelas e filmes… sempre será o bairro mais charmoso e querido pelos cariocas e visitantes e, portanto, o mais requisitado por quem quer morar no Rio de Janeiro. Sua localização estratégica na cidade une grande disponibilidade de serviços e beleza natural. 

Entre água salgada e água doce

Uma das características mais importantes do Rio de Janeiro é o diálogo entre cidade urbanizada e natureza exuberante. Os dois mundos, um construído pelo homem e o outro natural, convivem em harmonia. Os limites da cidade são os delimitados pelo entorno, por pedras, morros de Mata Atlântica e mar.  

o bairro ipanema - rj
mapa do bem localizado bairro de Ipanema

Em Ipanema isso não é diferente. O bairro acontece entre a praia e a Lagoa Rodrigo de Freitas, do extremo da pedra do Arpoador até o limite com o bairro vizinho, o Leblon. 

A praia de Ipanema é conhecida por sua vista do Morro Dois Irmãos e pelo seu caráter democrático. Ela é lugar de encontro e de sol todos os dias da semana. Já a Lagoa Rodrigo de Freitas é o percurso preferido dos cariocas para se exercitar ao ar livre no parque que a rodeia. 

Um bairro que é sinônimo de bem-estar

Ipanema é um bairro de atmosfera tranquila e leve, com tudo de que se precisa numa distância caminhável. Comércio e serviços estão presentes no eixo da rua Visconde de Pirajá, uma via arborizada, com calçadas largas, ótima tanto para um passeio à tarde quanto para encontrar o necessário no dia a dia. As demais ruas do bairro são de menor escala, com predomínio de residências, com casas antigas e prédios baixos.

feira organica - ipanema-rj
Feira orgânica na Praça Nossa Senhora da Paz. Fonte: Transforma

No centro do bairro está localizada a praça Nossa Senhora da Paz, que combina o entorno verde com a praticidade da estação de metrô. Além disso, é nesta praça que acontece a tradicional feira hippie aos finais de semana, e a feira orgânica toda terça-feira.

O bairro também conta com escolas de qualidade, como o Colégio Notre Dame e a Escola Montessoriana. No setor da saúde, também há hospital e clínicas especializadas.

Cultura e lazer além da praia

Ipanema é tradicionalmente conhecida como o lugar escolhido para viver por escritores, músicos e intelectuais, portanto conta com uma variedade de pontos culturais em sua pequena área.

livraria janela - ipanema-rj
Livraria Janela. Fonte: Roteirinho Infantil

Livrarias como a Livraria Lima Barreto e a Livraria da Travessa são, além de lugares aconchegantes e com uma curadoria de livros especial, lugares de encontro entre vizinhos. 

A Casa de Cultura Laura Alvim é um casarão antigo reformado, que abriga salas de teatro e cinema, e conta com uma programação que vai desde exposições a cursos de teatro. Já o Museu Amsterdam Sauer é local para admirar peças históricas e pedras preciosas.

Para os amantes da arte, a Galeria de Arte Ipanema, que funciona há mais de cinco décadas, é uma das mais antigas e importantes do país e conta com relevantes obras de artistas brasileiros, inclusive de Portinari e Di Cavalcanti.

Gastronomia em Ipanema

Ipanema também é lugar tanto de restaurantes tradicionais como de novidades gastronômicas exclusivas. 

restaurante nosso - ipanema-rj
Restaurante Nosso. Fonte: Veja Rio

Locais como o Boteco Belmonte e o bar Garota de Ipanema fazem parte da história do bairro e neles é possível apreciar bons petiscos e comida brasileira. O típico lugar carioca para tomar sucos e açaí, em Ipanema, é o Polis Sucos, o preferido para passar depois de ir à praia.

Restaurantes novos também já estão ganhando o coração do Rio, como é o caso do Nosso, uma mistura de bar e restaurante, e o japonês Gurumê.

Rio de Janeiro e seus bairros


A cidade do Rio é conformada por diversos bairros de características bastante distintas. Cada bairro é reconhecido pelo seu entorno natural, arquitetura e movimento, de Ipanema por sua tranquilidade, a Laranjeiras por sua história, Santa Teresa pelas vistas e Botafogo pela sua nova identidade jovem, por exemplo. Mas uma característica todos bairros têm em comum, a atmosfera leve carioca, motivo de muitos se apaixonar de vez pela cidade maravilhosa.

Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto.