Rotina Imobiliária, o dia a dia do mercado imobiliário

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Tempo de leitura: 4 minutos

Tendências do mercado imobiliário, incorporadoras, construtoras, imobiliárias… A rotina imobiliária é intensa e, para acompanhá-la, é preciso saber como ela funciona

A rotina do mercado imobiliário está em permanente mudança e inovação, e acompanhá-la não é uma das tarefas mais fáceis. Para ser um profissional bem sucedido, é preciso se destacar entre os concorrentes e estar preparado para encarar as mudanças e avançar como profissional. 

O corretor de imóveis é uma das peças chaves nesse ambiente, pois é ele que estará em contato permanente com os principais agentes do setor. Segundo André Plati, corretor autônomo de imóveis de alto padrão e parceiro da Loft, esse profissional deve estar sempre “pronto para ajudar famílias, investidores e empresas”.

Ser um profissional bem informado, capacitado atuante e inovador é o que irá “definir o papel do corretor de imóveis perante a sociedade”, explica André. Para isso, conhecer a rotina e os agentes desse meio é imprescindível. 

Para você dar conta dessa rotina, preparamos esse texto explicando quem são os principais players do mercado imobiliário e damos algumas dicas sobre como ser um profissional atualizado. 

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Manter-se bem informado e atualizado é o caminho para crescer profissionalmente

Quem são os principais agentes do Mercado Imobiliário?

Imobiliárias

As agências imobiliárias são empresas que atuam na intermediação da venda ou aluguel de imóveis entre proprietários e clientes. O rendimento delas se dá através das comissões que recebem perante a venda ou locação dos imóveis. Para ser regularizada, toda imobiliária deve estar credenciada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e ter autorização do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). 

Corretores de imóveis

Corretores são profissionais liberais que fazem o intermédio entre comprador e vendedor, além de orientar processos relacionados ao mercado imobiliário, como permuta, locação e averbação de imóveis. Esses profissionais devem orientar as partes para que o negócio seja vantajoso para todos e de acordo com a legislação.

Os corretores também devem estar credenciados no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e podem atuar de forma independente ou junto às imobiliárias.

Leia mais: Como se tornar um corretor parceiro da Loft

Agentes financeiros

São profissionais que podem operar trâmites financeiros relacionados ao mercado imobiliário, como formas de utilização do FGTS, impostos obrigatórios, como o ITBI, processos de Permuta, Averbação e valores contratuais.

Incorporadoras

As incorporadoras são empresas empreendedoras que investem no mercado imobiliário e articulam o negócio. As principais atribuições dessas empresas estão relacionadas ao planejamento imobiliário, como vendas, divulgação, financiamento e desenvolvimento do projeto. Geralmente são elas que contratam as construtoras e negociam com os primeiros compradores dos imóveis. 

Construtoras

Elas são agentes da construção civil responsáveis pela construção efetiva dos imóveis e contratação de pedreiros, equipamentos máquinas etc. A responsabilidade das construtoras é cuidar da segurança dos profissionais contratados, garantir que a edificação seja montada com a máxima qualidade e de acordo com o projeto desenvolvido e data de entrega estabelecida.

Clientes

Compradores são o carro chefe do setor imobiliário, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Sem eles, nenhum dos outros agentes funciona e o setor não progride. A dinâmica do mercado consumidor é intensa e permanece em constante mudança. 

Para saber lidar com clientes, é fundamental se manter bem informado acerca de tudo que envolve o mercado imobiliário, pois os fatores que interferem no comportamento do consumidor são diversos. Além disso, permanecer em contato com profissionais da sua área é um ótimo meio de saber o que está acontecendo de mais importante no meio. 

André Plati nos conta que, para se manter atualizado, estabelece uma rotina dedicada de leitura. “Diariamente acompanho canais de notícias, economia, arquitetura e tudo que diz respeito ao mercado imobiliário, frequento congressos, faço parte de grupos de discussões e debates”, conta. 

O corretor também enfatiza a importância de conversar com pessoas, pois essa é “uma das melhores formas de se manter atualizado sobre temas importantes e trocar informações”.

O profissional no mercado imobiliário

Para se tornar um player do mercado imobiliário, ou seja, um profissional que se destaca pela inovação e capacidade, é necessário dedicação e empenho. Trabalhar com compra e venda de imóveis é manter um vínculo permanente com uma variedade de temas que vão desde legislação à design de interiores. 

Segundo André, independentemente do tipo e valor dos imóveis que estão sendo negociados, “o corretor de imóveis deve conhecer as leis, ter faro comercial apurado, apreço por arquitetura e design, além de, é claro, ter facilidade com público e gostar de gente”. 

André Plati também nos conta outras qualidades que o profissional do mercado imobiliário pode ter que fazem toda a diferença. “Senso de compromisso, dedicação, fluência em línguas, conhecimentos gerais, economia e atualidades também são características de um ótimo corretor de imóveis”, explica. 

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Procure por inovação e desenvolva novas estratégias de atuação

O que São boas práticas para agentes do mercado imobiliário?

Há algumas características que estão presentes em todos os players do mercado imobiliário, que dizem respeito à atuação e visão estratégica. Adotar alguns desses comportamentos pode ser decisivo para te fazer crescer como profissional:

  • Procure por fórmulas inovadoras: não se acomode mesmo quando seu trabalho estiver dando certo. Pense em novas formas de procurar clientes, manter clientes antigos e divulgar seu trabalho. 
  • Personalize seu trabalho: transforme seu nome em uma marca e invista nela. Pense em quais características da sua personalidade podem ser destacadas e relacionadas ao seu trabalho como agente imobiliário. 
  • Não tenha medo de arriscar: profissionais que se destacam geralmente são os que se arriscam em novas empreitadas. Estabeleça os pontos sólidos da sua carreira e, a partir deles, inove.
  • Desenvolva estratégias de venda e verifique quais funcionam melhor: saiba reconhecer quando a ideia posta em prática não funciona como o esperado – todo bom profissional já passou por isso. Transforme as falhas em experiência acumulada até descobrir o que dará certo. 
  • Dedique-se: não se contente em ser um profissional mediano que faz apenas o básico. Vá além e seja um profissional completo que está sempre preparado. 

A rotina imobiliária é intensa e exige dedicação

Seja você profissional autônomo, vinculado à alguma empresa do setor ou parceiro da Loft, ser um profissional atualizado e dedicado é o caminho para acompanhar a intensa rotina imobiliária.

Já pensou em ser um parceiro da Loft? Procuramos sempre manter nossos leitores e parceiros bem atualizados sobre as principais tendências do mercado imobiliário. No blog da Loft, você encontra uma série de dicas e textos informativos com o que há de mais importante no setor.