Como montar sua própria sala de cinema em casa

Compartilhar a notícia

É apaixonado por filmes e séries? Dá para montar uma sala de cinema em casa sem muito esforço - e até sem reforma!

04 de abril de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 16 de março de 2023 5 min de leitura
sala-de-cinema-em-casa

Dias agitados no trabalho, demandas com os filhos, isolamento social. Qualquer um desses motivos pode ser a inspiração para desejar ter uma casa com sala de cinema em que possa relaxar e curtir boas horas de entretenimento.

Preparamos este artigo para mostrar como fazer uma sala de cinema em casa. Vamos explicar quais são os equipamentos necessários, como pensar a iluminação e como fazer uma decoração de cinema. 

Como montar uma sala de cinema em casa?

sala de cinema em casa com pouco espaço
Luminárias, poltronas e pufes ajudam a criar a atmosfera de conforto que o cinema em casa precisa

O primeiro passo de como montar uma sala de cinema em casa é pensar em uma palavra: conforto. Ter um ambiente confortável deve ser o norte de toda a instalação, desde os móveis até os ajustes de iluminação e de som. Fique tranquilo, é possível ter sala de cinema em casas simples, sem precisar de uma grande reforma.

E como montar uma sala de TV, também conhecida como sala de cinema em casa? Além de um sofá ou poltronas confortáveis, que “abracem” quem está sentado, é interessante investir em apoios para os pés, como pufes e banquinhos. Assim, dá para maratonar uma série ou assistir a vários filmes seguidos em um dia sem cansar.

A iluminação e o sistema de som merecem muita atenção. O ideal é ter cortinas nas janelas do espaço, além de criar pontos de luz indireta com luminárias de chão, de mesa ou pequenos spots no teto. 

Para quem pretende encarar uma pequena reforma, uma dica é adotar o dimmer. Esse dispositivo é instalado nos interruptores e é capaz de controlar a intensidade da luz das lâmpadas, variando suavemente a claridade até chegar no ideal para cada momento.

sala de cinema em casa com boa luz
Iluminação controlável e home theater são importantes para ter uma boa experiência na sua sala de cinema em casa

Em relação ao som, você precisa alinhar orçamento e infraestrutura atual do ambiente. Um equipamento de home theater é um ótimo investimento, pois permite que o som seja distribuído por todo o espaço, criando a sensação de som de sala de cinema. Mas as TVs mais novas já possuem excelente sistema de som e podem dar conta do recado.

Caso queira ir além e montar uma sala de cinema em casa com toda a cara de profissional, há ainda a possibilidade de instalar forros acústicos. Eles funcionam como isolantes sonoros, impedindo que os sons de fora entrem e os de dentro saiam. Há diversas opções no mercado, como painéis acústicos, placas e mantas antirruído.

Como fazer decoração de cinema

Sala com visual de cinema com projetor
Se pretende reformar o apartamento, vale investir na instalação de forros acústicos na sala de cinema

Quer saber como fazer uma decoração de cinema? Além das luminárias, dos painéis acústicos e dos móveis que mencionamos, a sala de cinema em casa fica mais aconchegante e descolada com um tapete grande no piso, cobrindo quase todo o espaço. Almofadas coloridas e mantas no sofá e poltronas também deixam o ambiente com mais estilo.

Para entrar mais na temática de filmes e séries que você gosta, que tal distribuir pôsteres deles pelas paredes ou apoiados no chão? Um quadro grande fica ótimo encostado na parede. Plantas não são tão indicadas, já que a ideia é criar um ambiente mais escuro. Uma dica é substitui-las por vasos altos com galhos e folhas secas. 

Anúncios

Como montar uma sala de cinema com projetor

sala de cinema com projetor
O projetor e a tela de projeção podem ser recolhidos quando não estiverem em uso

Dá para sala de cinema em apartamento pequeno, sim. Uma das possibilidades passa por entender como montar uma sala de cinema com projetor. A vantagem dessa solução é que a sala de cinema se torna, de certa forma, desmontável, já que você pode manter o projetor desligado e a tela recolhida quando não estiver assistindo a um filme ou série.

O projetor é instalado no teto, normalmente, e é direcionado a uma parede branca ou a uma tela, que fica recolhida junto ao teto quando está fora de uso (enrolada como uma persiana). Em apartamentos pequenos, essa estrutura pode ser montada tanto na sala, quanto no quarto, sem que seja necessário dedicar um ambiente apenas para isso.

Encontre o apartamento dos sonhos na Loft

Procura um apartamento que dê a possibilidade de criar uma sala de cinema em casa? Há opções no mercado para atender à sua necessidade e preferências. A Loft pode auxiliar você na busca pelo novo lar, com imóveis à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Sala de Imprensa

28 de março de 2024

Relatório Equidade Salarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.