
Cada vez mais tecnológica, a sala de TV é importante para brasileiros – e seu tamanho, na verdade, não importa. Confira mais de 20 exemplos!
A sala de TV, também conhecida como home theater, é um dos pontos mais importantes da casa moderna. É em volta da televisão que muitas famílias passam suas noites e fins de semana, especialmente em tempos de Netflix.
Trata-se de um passatempo nacional: uma pesquisa de novembro de 2018 feita pela Kantar Ibope Media apontou que 93% dos brasileiros nas principais regiões metropolitanas têm o hábito de assistir TV com regularidade. O tempo médio de consumo domiciliar cresceu 12% na última década e hoje está em 9h17.
Com tanto tempo perante a tela, é importante pensar no conforto e na saúde – e, se possível, sem deixar a decoração de lado.
A sala de TV em casa
Não há um tipo padrão de sala de TV: ela pode ser totalmente integrada à área social ou separada (fisicamente ou decorativamente) de outros ambientes. De qualquer forma, está presente Brasil afora. “Esse ambiente existe em todas as casas, grandes ou pequenas”, explica a decoradora Ana Pavão. De acordo com ela, é cada vez mais necessário encontrar maneiras de harmoniosamente incluir novas tecnologias ao décor. “É preciso casar expectativas, tecnologia, conforto e beleza.”
Em termos de tamanho, a profissional explica que é possível otimizar qualquer espaço. Uma área pequena, por exemplo, se beneficia de mobiliário escasso e proporcional. Quem deseja separar visualmente este espaço pode optar pelo uso de móveis baixos, como chaises e pufes. Para quem prefere uma área social unida, Ana Pavão recomenda integração através de revestimentos de parede, móveis contínuos e até mesmo acessórios, como um tapete de grandes proporções.
Pensando apenas no aparelho em si, é possível vislumbrar diversas versões. Há quem prefira TVs tradicionais à vista de todos ou embutidos dentro de armários, pendurada como um quadro ou sobre um rack. Há também o uso crescente do projetor, impulsionado por jovens que abriram mão da TV a cabo. Geralmente aliada à uma tela que pode ser armazenada em uma sanca no teto quando não está em uso, essa opção cria um cômodo que pode ser convertido em sala de TV.
Cuidados com os olhos
Seja como for, é importante manter a saúde em mente. No entanto, entre os cuidados com os olhos destacados pelo oftalmologista Luiz Antônio Viera, do Hospital CEMA, há uma ausência notável: a definição de uma distância mínima entre o espectador e a tela.
O médico escreveu para Drauzio Varella explicando que a sabedoria popular, nesse caso, se enganou: não há risco de doenças oculares devido à proximidade. O que pode acontecer é um incômodo devido à luminosidade, que faz com que os olhos precisem se acostumar. Isso, por sua vez, pode causar algum sintoma acomodativo.
Para evitar dores de cabeça e outros problemas similares, a dica é posicionar-se a entre 3 e 5 metros de distância da tela. Se você já usa óculos ou lentes para corrigir algum problema óptico, não se esqueça deles!
Sala de TV decorada: dicas gerais
A sala de TV exige trabalhar com aparelhos eletrônicos e, com eles, os temidos fios. Montes deles, na verdade, como cabos do aparelho, de internet, de videogame, da provedora de TV a cabo. É preciso ter ideias para disfarçá-los, seja com móveis de pronta-entrega ou sob medida – uma boa dica na hora de sair às compras.
E assim como a tecnologia deve ser compatível entre si, a decoração também precisa conversar. Preste atenção no conjunto todo, que inclui equipamento, mobiliário e também conforto térmico (como persianas, cortinas e ar-condicionado) e acústico (como tapetes e revestimentos de parede).
A decoradora Ana Pavão destaca os seguintes pontos:
- Privilegie peças confortáveis
- Escolha estofados com tecidos resistentes à manchas
- Leia as exigências técnicas e limitações de seus aparelhos para evitar surpresas
Para tornar a sala de televisão decorada perfeita, talvez seja preciso investir (um pouco) em obras. Vale destacar que os apartamentos á venda do portfólio da Loft já são entregues após uma extensa reforma e com infraestrutura pronta para internet, home theater e até sistemas de automação.
Quando se fala em decoração, no entanto, a melhor maneira de se inspirar é mesmo observando. Nas seções abaixo, confira mais de 20 exemplos de decorações.
Leia também: Guia de sobrevivência para morar sozinho
Sala de TV grande: 10 exemplos
Para quem tem uma sala de TV grande, há bastante espaço para experimentação. É o tamanho ideal (mas não obrigatório) para quem prefere um projetor, que permite uma tela que cresce com a distância projetada, como no exemplo abaixo:










Leia também: Salas decoradas: Veja dicas para o ambiente mais nobre do apartamento
Sala de TV pequena: 10 exemplos
Uma sala de televisão pequena não é impeditivo para ter um espaço confortável, funcional e bem decorado, como bem mostram os exemplos abaixo.










Leia também: Como fazer a combinação de cores para apartamento perfeita
Como fica papel de parede para sala de TV? Inspire-se!
É preferível usar cores claras para ampliar e iluminar o ambiente. Nesse caso, o papel de parede para este cômodo pode ser um ponto focal na decoração.



Em busca da sala de TV perfeita? Conheça os apartamentos da Loft!
A Loft adquire, reforma e vende apartamentos de luxo em São Paulo. Por estar em sintonia com as demandas de habitação do mercado, as áreas sociais de seus imóveis já preveem salas de TV para todos os gostos, separadas ou integradas.
Venha conhecer nossos apartamentos à venda!