Salas decoradas: Veja dicas para o ambiente mais nobre do apartamento

cropped-salas-decoradas-loft-1.jpg
Tempo de leitura: 7 minutos

A decoração de sala de estar é o cartão de visitas de um apartamento. Saiba como ocupar esse cômodo e conheça os diferentes tipos de salas decoradas

É a sala de estar que cria a primeira impressão de um apartamento. Quase sempre, ela é a porta de entrada da casa e por isso também é considerada o cômodo mais nobre do apartamento. É ela que concentra a maioria das atenções quando o assunto é decoração. Salas decoradas em apartamentos de luxo mesclam bom gosto, sofisticação, tecnologia e design. 

Além da decoração planejada, salas de estar podem incluir mais de um ambiente, como área de jantar e espaço para televisão. É na sala que ficamos grande parte do tempo que passamos dentro do lar, onde convivemos com nossa família e recebemos amigos e pessoas queridas. 

Quando pensamos em apartamentos de luxo, decoração de sala se torna ainda mais importante. Por ter diversas funções, a sala de estar é o ambiente da casa que apresenta maior variedade de estilos de decoração, design, arquitetura e ambientes. Montar uma decoração planejada para sua sala pode melhorar as experiências dentro do lar e trazer mais conforto e alegria para seu dia a dia. 

Pensando nisso, criamos aqui um guia para auxiliar quem deseja decorar o ambiente mais nobre da casa.

Antes de começar a comprar, planeje

Planejamento é a palavra chave quando o assunto é decoração. Não saia mudando o ambiente e procurando objetos e móveis isoladamente, comprando apenas porque você os acha bonitos. Um belo sofá, lustre ou mesa, perderá todo o encanto se o ambiente ao redor destoar do estilo desse objeto. O espaço deve ser planejado como um todo, mesmo se você optar por dividi-lo em mais de um ambiente.

salas-decoradas-rua-capitao-pinto-ferreira-jardim-paulista-loft
Observe o ambiente e planeje todas as etapas da decoração. Apartamento da Loft na
Rua Capitão Pinto Ferreira, Jardim Paulista/SP

Pesquise modelos de decoração de sala na internet

Quanto mais referências de decoração, melhor! Conheça todas as opções de objetos, estilos de decoração e formas de dispersar os objetos pelo espaço. O que deve ficar próximo a que? Vale a pena colocar eletrônicos e sistemas que podem ser controlados por controle de voz, como sistema de iluminação, som e tv?

Confira o tamanho do cômodo antes de definir como ocupar

Tire fotos da sala de estar sem os móveis e meça altura e área do espaço. Saiba a quantidade de objetos que cabem no espaço e o tamanho máximo que eles devem ter. 

Defina as necessidades

Pense quais são suas prioridades em relação ao ambiente e o que não pode faltar na sua sala. Antes de tudo, os cômodos devem suprir suas necessidades. 

Defina o que você gostaria de ter, mesmo sem ser uma necessidade

Valorizar seus desejos também é importante. Pense quais objetos decorativos você acha bonito ou interessante e gostaria de ter. 

Faça um rascunho da planta

Desenhar o ambiente a partir da vista aérea pode ajudar muito na hora de organizar onde ficará cada objeto. O desenho não precisa ficar perfeito ou profissional, o importante é ter uma ideia por cima da decoração que você está criando. O desenho estilo planta permite ver com mais facilidade proporções e garantir que os objetos não fiquem amontoados. Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre plantas de apartamentos

Mentalize como o ambiente ficará

Tente imaginar como sua sala de estar ficará com a decoração que você está imaginando. Não está esquecendo de nada? Há algo que ficará sobrando ou não combina com o restante?

Salas de estar com ambientes variados

Salas de estar de apartamentos de luxo costumam incluir mais de um ambiente. Algumas decorações contam com áreas para mesa de jantar, para televisão, espaço para leitura e recepção de convidados. Em alguns casos, é possível até colocar objetos mais ousados, como mesa de bilhar ou redes para deitar. 

salas-decoradas-alameda-franca-jardim-america-loft
Sala de estar que inclui mesa de jantar, espaço de televisão e área para receber convidados. Alameda Franca • Jardim América/SP


Combinação de vários espaços e estilos de assento criam um ambiente único. Rua André Fernandes • Itaim Bibi/SP

Menos é Mais

Pense nos móveis além da funcionalidade, eles também são objetos de decoração. Não amontoe os objetos, deixe espaços livres para dar leveza e funcionalidade ao ambiente. Salas de estar com muitas coisas e pouco espaço para circular podem deixar o ambiente carregado, além de serem mais difíceis de cuidar. Caso opte por uma decoração com poucos móveis, complemente com objetos decorativos grandes, como quadros, vasos e plantas. 

Sofá, poltronas e cadeiras importam… e muito!

Sofás e assentos costumam ser o coração da sala de estar. Escolha um sofá que simbolize o estilo de decoração que você quer dar ao seu ambiente. Caso esteja decorando uma área grande, é possível acrescentar poltronas, pufes elegantes, cadeiras com designs diferentes e até sofás-rede. Combinar diferentes estilos de assentos pode dar um charme único para sua sala de estar. 

Atenção para a paleta de cores da sua decoração

Cores são a alma da decoração. Elas dão o clima da sala de estar e têm o poder de modificar completamente o ambiente. Não ouse aplicar cores fortes em áreas grandes, se não estiver acostumado a trabalhar com cores e decoração.

Conheça a funcionalidade de cada cor, há pesquisas que indicam que cores conseguem influenciar no nosso psicológico de diferentes maneiras. Caso opte por usar cores fortes, como preto e vermelho, não cubra grandes áreas com elas, uma boa opção é utilizá-las nos detalhes ou em apenas uma parede.

Cuide da Iluminação

Além dos móveis pense nas formas que você iluminará sua sala de estar. Lustres, abajures e lâmpadas spot podem criar ambientes completamente diferentes. A iluminação adequada traz conforto e ressalta texturas e elementos da decoração. 

Plantas dão vida ao ambiente

Além de decorar, folhagens, arbustos e flores dão vida aos espaços. O cuidado das plantas da casa fortalece laços entre morador e lar, além de serem benéficas para a saúde. Esse estudo norte-americano, publicado no National Institutes of Health (Institutos Nacionais de Saúde), afirma que a interação com plantas de interior pode reduzir o estresse psicológico e fisiológico.

Entretanto, como trata-se de ambientes fechados, é necessário verificar se a planta escolhida consegue sobreviver dentro de apartamentos. Há uma série de plantas que são utilizadas para decoração de ambientes fechados, escolher uma delas pode facilitar a adaptação.  

Confira alguns estilos de salas decoradas:

Decoração com cores neutras

Utilizam principalmente o branco e tons de cinza claro, mas podem incluir cinzas mais escuros, preto ou cores sóbrias, como azul-cobalto.

salas-decoradas-rua-urimonduba-itaim-bibi2-loft
Sala de estar que combina tons de branco e cinza. Rua Urimonduba • Itaim Bibi/SP
salas-decoradas-rua-bueno-brandao-vila-nova-conceicao-loft
Outro modelo com combinação de branco e cinza. Rua Bueno Brandão • Vila Nova Conceição/SP
salas-decoradas-rua-jose-maria-lisboa-jardim-america-loft
Combinação de branco, cinza e azul-cobalto. Rua José Maria Lisboa • Jardim América/SP
salas-decoradas-rua-itacema-itaim-bibi-loft
Ambiente bem claro e arejado com tons de cinza claro e branco. Rua Itacema • Itaim Bibi/SP

Decoração com cores pasteis

Utilizam uma variedade de cores claras mescladas com o branco ou creme. 

salas-decoradas-ministro-rocha-jardim-america-loft
Decoração com tons de marrom, creme e branco. Alameda Ministro Rocha Azevedo • Jardim América/SP
salas-decoradas-alameda-campinas-jardim-paulista-loft
Creme e branco são as cores mais utilizadas em decoração com cores pasteis. Alameda Campinas • Jardim Paulista/SP

Decoração Contemporânea

Utiliza tons pastéis e neutros com leves toques de cores fortes. Conheça mais sobre a decoração contemporânea aqui. 

salas-decoradas-rua-urimonduba-jardim-america-loft
Decoração que mistura cores neutras com tons pastéis. Rua Urimonduba • Itaim Bibi/SP
salas-decoradas-rua-joao-manuel-jardim-america-loft
Cinza, creme e tons de marrom claro misturados com detalhes em rosa pastel. Rua Padre João Manuel • Jardim América/SP

Decoração Rústica

Utiliza variações de tons de marrom, objetos e móveis de madeira. A madeira também pode ser aplicada nas paredes, assim como a aplicação de tijolo aparente. 

salas-decoradas-tijolo-aparente-loft
Ambiente que trabalha muita madeira e tijolo aparente, que mistura móveis luxuosos e simples. 
salas-decoradas-marrom-loft
Sala com dois ambientes que trabalha tons de marrom escuro e cinza.

Decoração Industrial

Trabalha tons escuros como preto ou cinza chumbo no chão, paredes e alguns móveis. Faz muita referência ao concreto, tons de petróleo e aço na decoração. Conheça mais sobre decoração industrial aqui. 

salas-decoradas-ecletico-loft
Decoração e móveis variados unidos pelos tons de preto e chumbo.
salas-decoradas-tons-petroleo-loft
Tons de petróleo e concreto em todos os detalhes dos móveis, decoração e parede.
salas-decoradas-concreto-loft
Tons de concreto mesclados com madeira e cinza claro. 

Decoração Tropical

Trabalha plantas, vasos e utiliza cores vivas como verde, amarelo e azul mescladas com tons neutros e claros, como branco, bege e cinza claro.  

salas-decoradas-tropical-loft
Combinação de vários tons de verdes, plantas e cinzas.
salas-decoradas-urban-jungle-loft
Concretado que trabalha o verde através do volume de plantas.

Salas decoradas trazem elegância para o ambiente mais nobre da casa

Agora você já sabe como planejar a decoração da sua sala de estar. Decoração é um dos serviços que a Loft oferece para quem compra ou vende um apartamento conosco. Todos os nossos imóveis passam por um rigoroso processo de avaliação e reforma antes de serem colocados à venda. 
Confira nossos apartamentos decorados à venda ou faça um orçamento com a gente. Acompanha as informações mais importantes sobre todos os temas relacionados ao mercado imobiliário no nosso blog.