O que é a Sociedade de Crédito Imobiliário, e o que ela faz?

Compartilhar a notícia

12 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 6 min de leitura
sociedade-de-credito-imobiliario

As Sociedades de Crédito Imobiliário permitiram a expansão do mercado imobiliário graças a seu papel central nos financiamentos no país a partir da década de 1960, mas mudaram bastante de cara com o tempo. Hoje, elas repassam recursos para financiar programas habitacionais importantes como o antigo Minha Casa Minha Vida

Neste artigo, a gente te explica o que é uma Sociedade de Crédito Imobiliário, como ela funciona e quais são as formas práticas de financiar com o suporte dela. E também te  ajuda a desfazer algumas confusões – como a relação com cooperativas de crédito.

O que é sociedade de crédito imobiliário

A Sociedade de Crédito Imobiliário (SCI) é um tipo de instituição financeira especializada no financiamento habitacional e imobiliário. Basicamente, ela tem duas funções principais: captar recursos e fornecer esses recursos a pessoas, em forma de crédito, para viabilizar a construção ou compra do imóvel próprio. As SCI existem no Brasil há décadas, constituídas como sociedades anônimas e supervisionadas pelo Banco Central. 

As Sociedades de Crédito Imobiliário atuam em áreas como: 

  • construção de habitações, 
  • abertura de crédito para compra/construção de casa própria e 
  • financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção. 

Com os recursos levantados pelas SCI, o mercado imobiliário se desenvolveu nos anos 1960, e taxas de juros dos financiamentos apoiados por ela foram mais e mais subsidiadas com recursos federais. Foi com as Sociedades de Crédito Imobiliário que um número cada vez maior de pessoas conseguiu acesso a casa própria, graças ao acúmulo de recursos que permitiu um aumento nos prazos de financiamento – que hoje chegam a até 30 anos.

Com o passar dos anos, na década de 1980 as SCI viraram repassadoras de recursos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – o sistema de financiamento habitacional regulado pelo governo que populariza a modalidade. Com isso, elas passaram a ter uma atuação mais limitada e focada, viabilizando operações específicas como o programa Minha Casa Minha Vida. 

Conheça algumas sociedades de crédito imobiliário e entenda como elas funcionam.

Como funciona o crédito imobiliário pelas SCI?

Algumas das principais formas de captação de cada sociedade de crédito para viabilizar financiamentos imobiliários incluem recursos do FGTS, cadernetas de poupança, letras hipotecárias, depósitos interfinanceiros, repasses de financiamento de fundos nacionais e subsídios obtidos junto ao BNDES. Esses recursos, como a gente viu, são redirecionados para uso em programas habitacionais populares.

Na prática, a forma principal de como funciona o crédito imobiliário ao usar uma Sociedade de Crédito Imobiliário hoje em dia é através de programas habitacionais. Desde a década de 1980 essa função já é exercida indiretamente, sendo suplantada pelos bancos múltiplos – como os famosos “bancões” que a gente conhece.

Cada sociedade de crédito opera na área que a instituição tem autorização, sob regras e normas específicas. Para o antigo Minha Casa Minha Vida e o atual Casa Verde e Amarela, por exemplo, você utiliza crédito que foi levantado pelas SCI, mas faz a intermediação com a construtora/incorporadora ou diretamente com a Caixa Econômica Federal.

Agora que a gente entendeu como funciona o crédito imobiliário com apoio das Sociedades de Crédito Imobiliário, vale a pena ver na figura abaixo algumas formas de como se captam recursos para financiamentos imobiliários.

Anúncios

Sociedade de crédito e financiamento imobiliário: tem como fazer por ela?

Quando o assunto é sociedade de crédito e financiamento, é bom relembrar: se você vai financiar pelo SFH, uma Sociedade de Crédito Imobiliário simplesmente está fazendo o repasse dos recursos. É diferente, por exemplo, de uma cooperativa de crédito – uma instituição financeira formada por uma associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente a seus associados.

Embora dos anos 1960 até os anos 1980 as Sociedades de Crédito Imobiliário tenham sido as principais responsáveis pelo crescimento do financiamento habitacional no país, hoje em dia a concessão de financiamentos é feita pelos grandes bancos e instituições de crédito – como Caixa, Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco. E os repasses das SCI vão principalmente para uso de financiamentos em bancos públicos, em especial a Caixa.

Ah, e já que a gente estava falando da relação entre sociedade de crédito e financiamento, aqui a gente te esclarece algumas dúvidas para começar a planejar seu financiamento imobiliário.

Financiamento imobiliário é a forma mais prática de garantir seu imóvel

Existem muitas possibilidades e ofertas à disposição no mundo do crédito imobiliário. Seja através de financiamentos, empréstimos ou consórcios, se planejar para receber uma mãozinha na hora de comprar seu imóvel próprio é fundamental. Afinal, poder pagar aos poucos para já garantir hoje um apê ou casa próprios é só vantagem!

Para financiar um imóvel da forma mais barata e prática possível, uma dica fundamental é contar com a ajuda de uma assessoria de crédito. E quando a gente fala em crédito, pode apostar que pouca gente é tão especializada quanto o time da Loft

Quando você escolhe um imóvel do nosso catálogo para financiar, nossos especialistas procuram e negociam com os principais bancos do país para viabilizar o financiamento da melhor forma possível. A gente trabalha para te dar acesso às melhores taxas do mercado para o seu perfil, além de orientação completa e personalizada do nosso time – que tira todas as suas dúvidas ao longo do caminho.

Além de conseguir mais vantagens, financiar com a Loft significa não se preocupar com o envio de documentação para os bancos e com outras burocracias da operação. Nossa equipe cuida de todos os trâmites necessários, incluindo o envio de documentos ao banco e o preenchimento de formulários, além do registro da operação no cartório de imóveis. E o melhor: todo esse suporte é gratuito.

Conheça o catálogo da Loft e realize o sonho de ter seu próprio apê!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.