Soft skills no mercado imobiliário: por que é importante desenvolvê-las?

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Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda por que essas habilidades ligadas à personalidade e ao nosso comportamento, soft skills, são importantes e veja dicas de como desenvolvê-las

Não se assuste se alguém quiser saber quais são as suas soft skills e hard skills. Os termos em inglês estão ligados, respectivamente, às habilidades relacionadas à personalidade e ao comportamento do profissional e às competências técnicas, aquelas que podem ser aprendidas.

Neste artigo, vamos focar na primeira parte, ou seja, no que é soft skills. Vamos detalhar essas características, mostrar por que elas são importantes e como você pode desenvolvê-las para se destacar como broker.

Um levantamento do LinkedIn apontou que fortalecer as soft skills é um dos melhores investimentos que você pode fazer para a sua carreira. De acordo com a plataforma, 57% dos profissionais experientes afirmam que soft skills são mais importantes que as hard skills.

O que é “soft skills”?

Soft skills são habilidades ligadas ao comportamento de cada um e que são necessárias para atingir o sucesso na sua área. Elas são habilidades, como por exemplo, saber trabalhar em equipe, organizar bem o seu tempo e se comunicar, pensar de maneira criativa, resolver conflitos, fazer networking, ter empatia, entre outras.

Saiba como as Soft Skills estão presentes no mercado de trabalho

Soft skills: por que é importante desenvolver

Cada vez mais empregadores e clientes prestam atenção em soft skills. E por quê? Primeiramente, porque ninguém faz nada sozinho, então, é preciso saber trabalhar em equipe e interagir com o máximo de pessoas.

Alguns empregadores dão mais importância às soft skills do que às hard skills. Isso porque, sendo competências técnicas, eles acreditam que as hard skills podem ser ensinadas mais facilmente e mais rapidamente do que as soft skills.

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Em entrevista ao Estadão, Ricardo Sales, da consultoria Mais Diversidade, afirmou que empresas têm usado soft skills como critério na hora de realizar contratações. “No século 19, éramos contratados pelos nossos braços. No século 20, pelo nosso cérebro. No 21, seremos contratados pelo coração.

Nós separamos as 7 soft skills que o mercado vê com bons olhos para você, corretor de imóveis, prestar atenção. Se você já tem essas habilidades, pode ter certeza que sai na frente de muitos outros concorrentes. Se gostaria de desenvolvê-las, é sempre tempo de aprender!

1. Capacidade de comunicação

Saber comunicar-se de maneira escrita e verbal é uma arma valiosa. Como broker, você vai ter de conversar com pessoas de diferentes idades, gostos e histórias de vida. É importante, portanto, saber ouvir o que elas têm a dizer para a conversa fluir da melhor maneira possível e para que sua resposta não seja mal compreendida.

Já publicamos aqui no blog que conhecer a melhor forma de se comunicar com o cliente é a chave para que o trabalho de um corretor prospere de forma efetiva. Algumas dicas são: tente mostrar que você está disponível sempre que o cliente precisar; seja autêntico, seja qual for o formato escolhido para se comunicar; e seja confiante e amigável.

Para qualquer uma das opções que você escolher, tenha em mente que é preciso articular bem as ideias, sendo claro, conciso, objetivo, persuasivo e convincente. Se for preciso escrever, lembre-se de revisar para não escorregar em erros de digitação e muito menos no Português.

2. Adaptabilidade

Mostre a quem está ao seu lado que você sabe se adaptar a diferentes situações que aparecerem no seu dia a dia. Seja flexível, reconheça seu erro, se mostre disposto a aprender com ele e dar a volta por cima, por exemplo.

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3. Paciência

Ninguém gosta de trabalhar com alguém impaciente, que não sabe escutar ou ouvir críticas. Compra e venda de imóveis muitas vezes são transações longas e demandam que você tenha paciência para negociar, ouvindo o outro lado com atenção, curiosidade e flexibilidade.

4. Empatia

Essa é uma habilidade que vai permitir a você ter uma boa convivência com cada um dos seus colegas de trabalho e também com seus clientes. Seja simpático, ouça o que os outros têm a dizer, tente se colocar no lugar do outro e se disponha a ajudar sempre que possível.

5. Foco

Ter disciplina é o primeiro passo para conseguir melhorar seu foco. Comece, por exemplo, organizando o seu tempo, tenha método. Separe o que você vai precisar fazer em cada dia vai te dar uma visão global da semana inteira. Isto será importante em dois aspectos: vai te ajudar a não se distrair de sua tarefa principal e a saber rearranjar seus compromissos caso haja algum imprevisto.

6. Espírito vendedor

Projete seus objetivos, prepare-se tecnicamente e pense positivo. Um broker com espírito vendedor tem boas habilidades de comunicação, argumentação e persuasão.

7. Afinidade com ferramentas tecnológicas

WhatsApp, e-mail, newsletters, redes sociais. São muitas as opções disponíveis e é importante que o corretor conheça cada uma delas para mostrar experiência ao cliente.

Como mostramos artigo sobre tecnologia no mercado imobiliário , uma das mais fortes tendências do mercado imobiliário é o uso de tecnologia. Ela pode ser aplicada em diversas etapas e por diversos atores do processo, seja no lançamento da grande incorporadora ou na carteira do corretor de imóveis autônomo. 

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