Por que pedimos a matrícula do imóvel para venda e como encontrar esse documento

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28 de outubro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 04 de julho de 2022 3 min de leitura
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Na hora de cadastrar seu imóvel no site da Loft, pedimos algumas informações básicas para confirmar os dados que você inseriu e com isso, seu apê já está disponível para o acesso das pessoas interessadas. 

É um processo simples e o intuito é que você possa apresentar o seu apê o mais rápido possível para possíveis compradores, porém, no momento em que você recebe uma proposta de compra, tem início a etapa de documentação e, nessa fase, outros comprovantes são importantes para dar continuidade no processo. É o caso da matrícula de imóvel.

Por que é preciso apresentar a matrícula do imóvel?

Como cidadãos, utilizamos no dia a dia documentos que comprovem nossa identidade, como o RG e o passaporte, e também nossa situação em relação a diversos órgãos de governo, com o nosso CPF. 

A matrícula do imóvel tem esse mesmo papel, ou seja, ela é o atestado jurídico de que aquele imóvel existe, e indica quem são as pessoas proprietárias. Além disso, a matrícula informa se o imóvel está ou não regular, e se existe algum impeditivo para a transferência para outra pessoa. 

Resumindo, ele é um documento extremamente importante para o processo de compra e venda, já que reúne todas as informações do imóvel. Em tese, o que não está documentado na matrícula não existe, ou está desatualizado. 

Portanto, este é o principal documento para a segurança na realização da venda, já que sem ele não é possível fazer o contrato. 

Lembrando que a matrícula é diferente da escritura de compra e venda, que apenas indica a transação realizada.

Em que momento é preciso apresentar a matrícula do imóvel?

A matrícula do seu apartamento será necessária quando estivermos na fase de negociação do imóvel, ou seja, após você receber uma proposta. Quando começamos a elaborar os contratos, ela é solicitada para que possamos utilizar as informações corretas e comprovadas do apartamento, evitando riscos futuros tanto para compradores quanto para você que está vendendo.

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E se você não tiver ou não souber onde está a matrícula?

Quando você compra um imóvel, o cartório de registro já envia uma via da matrícula, e por isso é muito importante guardar este documento com cuidado. Ele pode ser recebido de maneira digital, via e-mail, ou física, em papel.

Caso você não tenha ou não consiga encontrar a matrícula, a Loft te ajuda com este processo sem custos. Para isso, é preciso apresentar alguns dados para que possamos consultar nosso banco de dados de cartórios e auxiliar neste processo.

Vale lembrar que se a matrícula não estiver atualizada, o vendedor precisa alterar os dados, o que pode gerar custos negociados diretamente entre o proprietário e o cartório.

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Se você quiser ir adiantando este processo, pode fazer a pesquisa no site Registradores, que te ajuda a localizar todos os imóveis que estão cadastrados em seu CPF.

Lembre-se de que você pode acompanhar todo o andamento de seu anúncio através do seu Painel de Venda.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

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