SPIN Selling no mercado imobiliário: saiba como aplicar!

Compartilhar a notícia

O SPIN selling é uma metodologia de vendas que pode oferecer diversas vantagens no mercado imobiliário. Descubra como colocá-lo em prática!

19 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 19 de março de 2024 7 min de leitura
SPIN-Selling-no-mercado-imobiliario-saiba-como-aplicar.jpg

Vender ou alugar um imóvel é uma tarefa que exige encontrar o cliente certo e aplicar as técnicas adequadas para conseguir fechar negócio. Entre os métodos que podem ajudar o corretor a conquistar melhores resultados está o SPIN selling.

Essa é uma metodologia de vendas usada em muitos setores e que também pode funcionar no segmento imobiliário. Porém, para aproveitar ao máximo o que ela pode oferecer, é necessário entender como essa alternativa funciona.

Ao continuar a leitura, você descobrirá o que é o SPIN selling e como ele é aplicado no mercado imobiliário. Confira!

O que é o SPIN selling?

O SPIN selling é um método de vendas que tem como principal objetivo ajudar o cliente a perceber um valor agregado maior na solução apresentada pelo vendedor. Essa técnica foi desenvolvida na década de 1980, pelo escritor Neil Rackhman.

O autor da metodologia se consolidou como um pesquisador do comportamento humano em vendas. Ele desenvolveu diversos estudos, inclusive, aquele que resultou no desenvolvimento do SPIN Selling.

Em 1988, Rackman lançou o livro “Alcançando a Excelência em Vendas — SPIN Selling”, que se tornou uma espécie de guia para a aplicação dessa técnica.

Como funciona a metodologia SPIN selling?

Além de entender o significado de SPIN selling, vale a pena saber como esse método funciona. Na prática, ele se baseia na realização de perguntas feitas pelo corretor para o potencial cliente, este interessado na compra ou aluguel do imóvel.

O objetivo é fazer com que o cliente reflita sobre a oportunidade, chegando às próprias conclusões para embasar a decisão. As perguntas se dividem em 4 etapas sequenciais que formam a sigla dessa metodologia.

Veja quais são elas:

●  situação (S);

●  problema (P);

●  implicação (I);

●  necessidade (N).

No SPIN selling, a ideia é começar identificando a situação do cliente e, em seguida, verificar o problema que ele apresenta. Na sequência, as perguntas são feitas para demonstrar quais podem ser as consequências de tomar ou não uma decisão.

Por fim, as questões de necessidade ajudam a identificar as preferências e servem para demonstrar ao cliente a importância de agir. Ao final, o esperado é que o potencial comprador ou inquilino (no caso do aluguel) entenda por que deve buscar uma solução naquele momento e como ele deve buscar o corretor que o atende.

Anúncios

Por que utilizar o SPIN selling no mercado imobiliário?

Devido ao seu funcionamento, o SPIN selling é uma técnica muito utilizada em vendas complexas. Nesse tipo de transação, o processo de decisão não é imediato e envolve bastante consideração por parte de quem compra.

Se você pensar no mercado imobiliário, notará que esse setor é baseado em vendas desse tipo. Afinal, o valor que é preciso investir para adquirir um imóvel é mais elevado e exige consideração por parte do comprador, certo?

Sendo assim, adotar o SPIN selling no mercado imobiliário pode ser útil para ajudar a acelerar a venda ou, então, a locação. Isso ocorre porque as perguntas direcionam o cliente para a própria decisão, em vez de ser necessário abordá-lo de modo mais agressivo para conseguir o “sim”.

Também é interessante notar que o SPIN selling ajuda a superar objeções. Graças às questões feitas, o comprador consegue refletir mais sobre a oportunidade e sobre as próprias necessidades, derrubando muitas barreiras que costumam surgir no processo de compra.

No geral, esse método também ajuda a fazer o cliente perceber o valor agregado da solução — nesse caso, o imóvel. Isso ocorre tanto pelo estabelecimento de uma relação e da confiança quanto pela abordagem mais personalizada e voltada às características individuais.

Como aplicar o SPIN selling nas locações e vendas de imóveis?

Agora que você sabe que aplicar o SPIN selling no mercado imobiliário é vantajoso, é válido entender como aproveitar o potencial dessa ferramenta. Para os profissionais do setor, por exemplo, aprender a usar esse recurso pode ajudar a aumentar a conversão em vendas e em aluguel.

Na sequência, descubra quais são os passos essenciais para aplicar o SPIN selling na sua imobiliária!

1- Identifique a situação

O primeiro passo para adotar a técnica é reconhecer a situação do cliente, o que exige fazer perguntas que ajudem a entender o cenário atual. A ideia é questionar, por exemplo, onde ele mora, qual é o tipo de imóvel que ele tem ou como é o estilo de vida adotado.

A partir das respostas, é possível descobrir mais sobre o momento de vida do potencial comprador ou locatário e o que pode ser mais adequado para ele.

2- Avalie o problema

Em seguida, é a hora de compreender quais são os problemas que o cliente enfrenta e que podem levá-lo a querer alugar ou comprar um novo imóvel. É o caso de perguntar por que o cliente deseja se mudar e quais são as principais dificuldades encontradas para alcançar esse objetivo.

Se o cliente tem como principal problema a falta de espaço, por exemplo, ele precisará de um imóvel maior. Se a dificuldade for a localização, o endereço deverá ser mais conveniente.

3- Direcione as implicações

A próxima etapa do SPIN selling consiste em direcionar o cliente para conhecer as implicações da decisão. A ideia é fazer com que ele reflita sobre quais são as desvantagens de não fazer a locação/compra, ou como ele pode se beneficiar ao tomar a decisão.

É o caso de demonstrar como o potencial cliente poderá economizar tempo no trânsito se decidir morar mais perto do trabalho, por exemplo. Em outros casos, o ideal talvez seja apresentar as implicações de não se mudar de um imóvel antigo e que exige muita manutenção.

4- Estimule a necessidade

Por fim, é necessário estimular a necessidade de compra/aluguel do imóvel. As perguntas podem incluir o que o cliente prefere encontrar em uma propriedade, ou questionar se determinada oportunidade atende as expectativas dele.

Se toda a técnica for conduzida de modo efetivo, é provável que o cliente perceba que o imóvel atende ao que ele procura e ainda pode ajudá-lo a evitar implicações indesejadas, por exemplo. Assim, há mais chances de o negócio ser fechado.

Aumente suas conversões em venda e aluguel!

Neste artigo, você descobriu que o SPIN selling é uma técnica de vendas que também pode ser aplicada ao mercado imobiliário. Dessa forma, é possível tornar seu trabalho como corretor mais simples e acelerar a conquista de resultados, seja em venda ou aluguel.

Além dessa renomada metodologia, você também pode apostar em facilidades para os seus clientes, como o Aluguel Sem Fiador da Loft. Mais de 20 mil imobiliárias já estão oferecendo a garantia da CredPago para os clientes, com aumento de conversão em até 65% nas locações. 

Com a garantia CredPago, a imobiliária e o proprietário ganham cobertura contra inadimplência, e o inquilino consegue alugar mais rápido e sem complicação. Cadastre-se grátis para saber mais!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.