Como é morar em Sumaré-SP?

Compartilhar a notícia

Você já pensou em morar em Sumaré (SP)? Entenda como é a região, a sua história e infraestrutura, e saiba como encontrar o imóvel ideal!

15 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 15 de dezembro de 2023 17 min de leitura
Como é morar em Sumaré-SP

Você consegue imaginar um lugar em São Paulo (SP) onde os moradores dizem ser os mais satisfeitos com a qualidade de vida oferecida em um bairro da capital paulista? Foi esse o resultado da pesquisa Datafolha com os habitantes do bairro Sumaré, na zona oeste.

Entre os pontos positivos levantados, estão a boa infraestrutura, centros culturais e opções de gastronomia e lazer. Por essa razão, o local também é muito procurado por quem busca melhores condições de moradia. Esse é o seu caso?

Então continue a leitura! Neste post, você descobrirá como é morar em Sumaré e se realmente vale a pena procurar um imóvel nesse bairro.

Vamos lá?

Onde fica o bairro Sumaré?

Como você viu, Sumaré é um bairro localizado na capital de São Paulo, e situado a aproximadamente 10 quilômetros do centro da cidade, perto de Perdizes e Pacaembu. Assim, a sua localização estratégica o torna facilmente acessível a partir de outras partes da metrópole.

Sumaré é considerado um bairro-jardim, ou seja, ele segue o conceito de planejamento urbano voltado para a qualidade de vida. Dessa maneira, ele foi projetado com ênfase na preservação do ambiente natural, com arborização e praças bem cuidadas, gerando uma atmosfera agradável para seus moradores.

Desse modo, o bairro é majoritariamente residencial, nobre e de alto padrão, com casas bem conservadas e poucos prédios. Por consequência, Sumaré tem um ar tranquilo e até nostálgico, em uma área privilegiada no centro expandido paulistano. 

Vale destacar que nos anos 50 o bairro abrigava diversas sedes de canais de televisão, sendo o primeiro deles a extinta TV Tupi. A partir dela, outras emissoras seguiram aproveitando a localização alta para suas torres de antena, como Rede Manchete — com prédio desenhado por Oscar Niemeyer —, SBT e MTV.

Qual é a história do bairro?

Sabendo mais sobre o bairro, é comum ter a curiosidade de entender a história dele, não é mesmo? O nome Sumaré tem origem no tupi-guarani para uma variedade de orquídea silvestre, a Cyrtopodium punctatum. 

Essas flores, com suas cores vibrantes, tinham diversos usos, incluindo a produção de xarope expectorante e cola-de-corda. Dessa forma, o nome do bairro relembra a riqueza da flora nativa da região antes do seu desenvolvimento.

Em relação à urbanização do bairro Sumaré, ela começou nos anos 1910, e um dos desafios enfrentados foi o terreno acidentado e inclinado. Essas características tornaram necessário um bom projeto de infraestrutura para transformar a área em um bairro residencial. 

A empresa responsável implementou um planejamento que resultou em lotes espaçosos para residências. Isso reflete o desejo de criar um ambiente urbano que privilegia o espaço, a natureza e a qualidade de vida.

No entanto, nos primeiros anos de urbanização, a ausência de pavimentação nas ruas tornava a região suscetível a lama durante as chuvas. O problema era comum em áreas urbanas em desenvolvimento na época. 

Porém, ao longo da década de 1930, o serviço de asfaltamento e pavimentação começou a ser implantado. Com o desenvolvimento, a acessibilidade e a qualidade de vida dos moradores melhoraram. 

Anúncios

Como foi o tombamento do bairro? 

Você sabia que Sumaré é um bairro tombado desde 2005, devido às características que você conheceu até aqui? Esse processo de preservação iniciou quando o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) oficialmente tombou a área do bairro

A decisão foi reafirmada em 2015, consolidando a importância de Sumaré como um patrimônio a ser protegido. Assim, o tombamento abrange diversos aspectos do bairro, incluindo seu traçado urbano, vegetação e o desenho de seus lotes. 

Isso significa que questões essenciais do Sumaré — como suas ruas, praças, arborização e disposição das construções — não podem ser alteradas de forma indiscriminada. Como resultado, a maioria das alterações nas fachadas das edificações e nas calçadas precisam ser aprovadas pelo órgão de preservação.

Essa medida garante que qualquer modificação no cenário urbano seja realizada com consideração pela preservação do patrimônio histórico e cultural estabelecido. No que diz respeito à arborização, o tombamento de Sumaré demonstra o comprometimento com a proteção da vegetação.

Para se ter uma ideia, a norma é tão rigorosa que o transplante de árvores é permitido apenas em caráter excepcional. Ademais, há diretrizes para o ajardinamento das áreas, exigindo que pelo menos 30% dos lotes sejam permeáveis.

Outra regra é que haja a presença de uma árvore para cada 25 metros quadrados. Essas diretrizes visam manter a exuberante arborização, que é uma característica marcante do bairro. Vale destacar que a área tombada de Sumaré é delimitada pelas intersecções dos eixos de diversas vias relevantes.

Elas incluem:

  • Avenida Sumaré;
  • Avenida Paulo VI;
  • Viaduto sobre a Avenida Paulo VI;
  • Avenida Dr. Arnaldo;
  • Rua Heitor Penteado;
  • Rua Apinajés;
  • Av. Prof. Alfonso Bovero;
  • Rua Plínio de Morais ;
  • Rua Vargem do Cedro;
  • Rua Zaíra;
  • Rua Urbanizadora;
  • Rua José Donatelli;
  • Praça Irmãos Karman;
  • Rua Pedro da Costa.

Como é a mobilidade em Sumaré?

Considerando que Sumaré é um bairro importante da capital paulista, vale a pena ter mais informações sobre a mobilidade no local, certo? A locomoção na região é facilitada por uma série de vias que tornam o deslocamento dentro e fora do bairro mais eficiente. 

Entre essas vias, destacam-se:

  • Rua Heitor Penteado;
  • Avenida Sumaré;
  • Avenida Doutor Arnaldo;
  • Avenida Professor Alfonso Bovero. 

Cada uma delas desempenha um papel crucial na circulação de veículos, incluindo ônibus e carros. Desse modo, elas proporcionam acesso a diferentes áreas de Sumaré e conectam o bairro a outras regiões da cidade.

Vale destacar que a Avenida Sumaré é uma das principais avenidas do bairro e serve como uma rota direta para o centro de São Paulo. Dessa forma, ela é utilizada tanto por carros particulares quanto por usuários de transporte público.

Além das vias terrestres, a região conta com a conveniência de duas estações de metrô que fazem parte da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. A Estação Vila Madalena, localizada nas proximidades do bairro, oferece uma opção de transporte para os moradores que desejam se deslocar para outras partes da cidade. 

Já a Estação Sumaré, situada no bairro, torna o deslocamento tanto dentro quanto fora da região mais eficiente e versátil. Dessa forma, a combinação de vias eficientes para o tráfego de veículos e o acesso ao metrô faz com que a mobilidade em Sumaré seja uma experiência conveniente para seus residentes.

O que fazer no bairro?

Como você viu, Sumaré tem uma localização privilegiada, ficando perto do centro de São Paulo e de outros bairros importantes. Assim, ele proporciona aos moradores opções de lazer e cultura que enriquecem seu dia a dia.

A seguir, confira algumas das principais atrações da região!

Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol

Um dos destaques da região é o famoso Estádio do Pacaembu, que continua a receber jogos e eventos esportivos, proporcionando aos moradores a emoção do esporte ao vivo. Além disso, o estádio abriga o Museu do Futebol, no qual é possível explorar a rica história dessa paixão nacional.

Feira livre tradicional

A tradicional feira livre que ocorre nas proximidades é uma das mais renomadas de São Paulo, funcionando às terças, quintas, sextas e sábados. Nela, os moradores têm a oportunidade de comprar produtos frescos e tradicionais da culinária brasileira em um ambiente animado.

Sesc Pompeia e Unibes Cultural

Para os amantes da cultura e do entretenimento, a região oferece o Sesc Pompeia e o Unibes Cultural, que apresentam programações para toda família. Nesses lugares, é possível aproveitar eventos culturais, exposições e música ao vivo, por exemplo.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista, um dos pontos mais icônicos de São Paulo, está a uma curta distância do Sumaré. Nela, os moradores têm acesso a diversas instituições culturais, como o Masp (Museu de Arte de São Paulo), o Itaú Cultural e o Instituto Moreira Salles. 

Aos domingos e feriados, a Avenida Paulista é aberta apenas para pedestres. Nessas datas, paulistanos de todas as regiões costumam frequentar o local para aproveitar eventos diversos.

Arquitetura

Os entusiastas da arquitetura costumam explorar a região em busca de obras notáveis, como o Edifício Jaraguá, projetado por Paulo Mendes da Rocha. Também há a Casa José Taques Bittencourt, de João Batista Vilanova Artigas, que enriquece o cenário arquitetônico local.

Rapel na Avenida Doutor Arnaldo

Essa é uma informação que pode parecer inusitada, mas você sabia que é possível praticar o rapel na área urbana de São Paulo? Para as pessoas com espírito aventureiro, o esporte é oferecido por profissionais no viaduto da Avenida Doutor Arnaldo, proporcionando uma experiência radical e única.

Como é a infraestrutura da região? 

Após saber sobre as opções de lazer de Sumaré, é fundamental conhecer a infraestrutura do bairro. Desse modo, é possível ter uma noção mais ampla de como é viver nas imediações. 

Veja as principais informações sobre a infraestrutura de Sumaré!

Educação

O bairro abriga escolas públicas e particulares, atendendo a todas as faixas etárias, desde o ensino infantil até o ensino médio. Essa variedade de opções educacionais ajuda os pais a encontrarem a escola mais adequada para seus filhos.

Além das instituições tradicionais, Sumaré oferece acesso ao ensino superior, como faculdades e universidades. Isso é particularmente conveniente para estudantes que desejam continuar sua educação sem a necessidade de se deslocar para áreas distantes da cidade.

Saúde 

A área de saúde é bem atendida em Sumaré, garantindo que os moradores obtenham cuidados médicos de qualidade. Isso porque o bairro conta com uma variedade de clínicas médicas, consultórios odontológicos e laboratórios de exames, tornando a busca fácil e acessível.

Ademais, há hospitais próximos, como o Hospital das Clínicas e o Hospital Samaritano, que oferecem uma ampla gama de especialidades médicas e procedimentos cirúrgicos. Portanto, é possível que os moradores recebam atendimento de saúde adequado em caso de necessidade.

Por fim, as unidades básicas de saúde no bairro oferecem atendimento médico preventivo, promovendo a saúde da comunidade e auxiliando na prevenção de doenças.

Comércio e serviços

Sumaré é um bairro que oferece conveniência no que diz respeito a comércio e serviços. Supermercados bem abastecidos, como redes tradicionais e mercados menores, atendem às necessidades de compras dos moradores. 

Além disso, existem diversas padarias e farmácias, tornando as compras do dia a dia uma tarefa prática. Nesse cenário, o comércio local é diversificado, incluindo lojas de conveniência, papelarias, lojas de roupas, eletrodomésticos e muito mais. 

Desse modo, os moradores podem encontrar praticamente tudo o que precisam no próprio bairro, o que economiza tempo e facilita a rotina diária. Outro ponto de destaque são as opções de gastronomia. 

Em Sumaré, existem restaurantes que oferecem uma variedade de cozinhas, desde pratos tradicionais brasileiros até opções internacionais. Também há cafeterias e bares aconchegantes para encontros com amigos ou para aproveitar momentos de lazer.

Transporte público

A mobilidade em Sumaré é amplamente facilitada pela rede de transporte público bem estabelecida, como visto. Além das estações de metrô já mencionadas, o bairro é atendido por uma extensa rede de linhas de ônibus que o conectam a diversas partes da cidade de São Paulo.

Isso permite que os moradores se desloquem com facilidade para o trabalho, escola e outras atividades diárias. Ademais, a proximidade com outras áreas da cidade é um benefício significativo em termos de mobilidade. 

Segurança

A segurança é uma prioridade em Sumaré, e a presença policial ativa e estratégica contribui para um ambiente seguro e tranquilo para os moradores. O policiamento regular nas ruas e o engajamento da comunidade na promoção da segurança tornam o bairro um lugar onde as pessoas costumam se sentir protegidas.

Áreas de lazer e parques

Sumaré não é apenas um local para atividades culturais e educacionais, mas também oferece áreas de lazer ao ar livre. Praças bem cuidadas e parques arborizados proporcionam um ambiente agradável para atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas, piqueniques e recreação em família. 

A característica é particularmente apreciada pelos moradores que desejam desfrutar de momentos de relaxamento em meio à natureza, sem a necessidade de viajar para áreas mais afastadas da cidade.

Vale a pena morar em Sumaré? 

Ao entender todas essas questões, você ainda pode ter dúvidas se realmente vale a pena morar em Sumaré. Na prática, essa decisão requer uma análise detalhada, considerando as preferências pessoais e as necessidades específicas de cada indivíduo ou família.

Você percebeu que uma das principais vantagens de morar em Sumaré é sua localização estratégica, o que proporciona fácil acesso à saúde, educação, segurança, comércio e outros serviços. Ademais, é possível contar com opções culturais, de entretenimento e lazer, como teatros, museus, restaurantes e boates.

O bairro também oferece áreas de lazer ao ar livre, como praças e parques bem cuidados, ideais para caminhadas, corridas, piqueniques e momentos de relaxamento em meio à natureza. No entanto, é você deve considerar outras questões relevantes ao tomar a decisão de morar em Sumaré. 

Por exemplo, o custo de vida na região pode ser mais elevado em comparação com outras áreas da cidade, devido aos preços dos imóveis e ao custo de vida diário. Além disso, o trânsito em São Paulo pode ser desafiador, mesmo em bairros mais nobres como Sumaré, o que exige planejamento para evitar congestionamentos.

De todo modo, a decisão de residir em Sumaré deve ser baseada nas necessidades individuais, preferências pessoais e orçamento. O bairro oferece uma qualidade de vida excepcional, mas requer uma avaliação cuidadosa e personalizada antes de se tornar o seu lar.

Quais são as dicas para encontrar o imóvel ideal?

Se depois de observar todos os detalhes sobre o bairro você decidiu que essa é a região ideal para morar em São Paulo, é preciso saber como iniciar a sua busca. Afinal, encontrar o imóvel ideal requer planejamento cuidadoso, pesquisa minuciosa e considerações estratégicas, certo?

Assim, a busca pelo lar perfeito não se trata apenas de encontrar um lugar para viver, mas de realizar um investimento significativo que afeta sua qualidade de vida no presente e no futuro. 

Você precisa de ajuda para isso? Veja, a seguir, dicas para encontrar o imóvel ideal!

Defina suas prioridades

A busca pelo imóvel mais adequado para você começa com a definição de suas prioridades. Desse modo, é fundamental fazer uma lista detalhada das características e requisitos que você espera do seu novo lar.

Essa análise pode incluir:

  • número de quartos e de banheiros;
  • apartamento ou casa;
  • condomínio ou rua pública;
  • localização desejada em Sumaré;
  • estilo arquitetônico que mais lhe agrada;
  • condição do imóvel, por exemplo, se ele está pronto para morar ou necessita de reformas;
  • comodidades essenciais para sua qualidade de vida, como área gourmet e lazer completo.

Estabeleça um orçamento

Para garantir que sua busca esteja dentro das suas possibilidades financeiras, é importante estabelecer um orçamento realista. Além do preço de compra, considere os impostos, taxas, custos de financiamento e os gastos com manutenção e eventuais reparos. 

Nesse sentido, não se esqueça das despesas de mudança, como transporte e embalagem, e de mobiliário novo, se for o caso. Muitas vezes, as pessoas deixam de considerar esses detalhes, gastando todo o dinheiro na compra da casa e ficando sem orçamento para pagar esses gastos.

Pesquise o imóvel ideal na Loft

A tecnologia desempenha um papel fundamental na busca por imóveis, e a Loft oferece uma plataforma eficiente e transparente para facilitar esse processo. Com ela, você pode utilizar recursos avançados de filtragem para refinar sua pesquisa com base em critérios específicos, como:

  • número de quartos desejado;
  • localização precisa em Sumaré;
  • faixa de preço que está disposto a pagar. 

A Loft ainda disponibiliza informações detalhadas sobre cada imóvel, incluindo fotos de alta qualidade e descrições abrangentes. Dessa maneira, é possível realizar uma análise preliminar sem a necessidade de visitar cada propriedade pessoalmente, economizando seu tempo.

Considere o potencial de valorização

Quando se trata de adquirir um imóvel, é fundamental pensar não apenas no presente, mas também no futuro. Isso envolve considerar o potencial de valorização da propriedade ao longo do tempo. Entre os fatores que podem influenciar nessa questão, estão:

  • localização do imóvel;
  • desenvolvimento da infraestrutura na região;
  • tendências do mercado imobiliário;
  • proximidade a serviços e comércio.

Por esse motivo, consultar profissionais especialistas pode fornecer insights valiosos sobre o potencial de valorização dos imóveis em Sumaré.

Pense no futuro

Por fim, lembre-se de que ao escolher um imóvel, é essencial pensar nas mudanças que podem ocorrer em sua vida. Essas alterações costumam incluir o crescimento da família, necessidades profissionais em constante evolução e até mesmo possíveis transformações no estilo de vida. 

Logo, vale a pena escolher um imóvel que ofereça flexibilidade para acomodar essas mudanças. Dessa maneira, você garante que sua casa continue atendendo às suas necessidades ao longo dos anos.

Como encontrar imóveis em Sumaré?

Com a análise dos prós e contras do bairro e as dicas para escolher o imóvel ideal para viver ou investir, é hora de começar a procurar a sua nova casa. Para tanto, você já viu que pode contar com a Loft, uma plataforma de destaque no mercado imobiliário da América Latina.

O diferencial da empresa está na abordagem inovadora e no uso de tecnologia para tornar o processo de compra e venda de imóveis mais eficiente e transparente. Então os imóveis listados na plataforma apresentam informações detalhadas, fotos de alta qualidade e até mesmo tours virtuais. 

Com essas facilidades, você terá mais facilidade para tomar decisões informadas. Nesse sentido, a assistência especializada é outra vantagem da Loft. A equipe de profissionais da empresa está disponível para auxiliar os clientes em todas as etapas do processo de compra e venda.

Saiba que há uma ampla variedade de imóveis em Sumaré e em outras regiões, incluindo apartamentos, casas e outras opções para atender às diversas necessidades e preferências. Para encontrar imóveis por meio da plataforma, só é necessário acessar o site ou o aplicativo da empresa. 

As pesquisas podem ser feitas de forma personalizada, filtrando por localização, tipo de imóvel, preço e outros critérios. Assim, a Loft oferece uma experiência moderna e simplificada para quem busca comprar ou vender imóveis, tornando todo o processo mais acessível e eficiente. 

Neste artigo, você entendeu mais sobre o bairro Sumaré, o que pode oferecer um panorama de como é morar nesse local. Agora, se a sua intenção é residir na região, não deixe de seguir as dicas para encontrar o imóvel ideal!Ficou interessado em morar em Sumaré? Aproveite para acessar a página de imóveis da Loft e encontre o seu novo lar!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.