Tecnologia no mercado imobiliário: o que há de novo no setor?

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Tempo de leitura: 5 minutos

Corretor, é hora de se atualizar! Conheça 5 maneiras de aplicar tecnologia no mercado imobiliário (e no seu dia a dia) e o que a Loft tem a oferecer

Como em qualquer outro mercado, das mais fortes tendências do mercado imobiliário é o uso de tecnologia. Ela pode ser aplicada em diversas etapas e por diversos atores do processo  seja no lançamento da grande incorporadora ou na carteira do corretor de imóveis autônomo.

O ponto principal é tornar a vida do cliente (e a venda do produto) cada vez mais fácil – e não é preciso ser um programador para isso. Neste post, você descobre:

  • Vantagens de usar tecnologia no mercado imobiliário
  • 5 maneiras de aplicar a tecnologia no mercado imobiliário
  • Como a Loft usa tecnologia na prática

Como a tecnologia no mercado imobiliário vem sendo aplicada?

Comprar um imóvel não é como comprar um par de sapatos. É uma decisão financeira de grande porte, que envolve o momento de vida de cada cliente, os trâmites burocráticos e a situação econômica do país, entre outras variáveis.

Fazer com que essa trilha seja um pouco mais fácil é, portanto, uma maneira de acelerar esse processo. Ao aplicar a tecnologia no mercado imobiliário, corretores podem aproveitar melhor o tempo (de ambas as partes) e atender as expectativas de informação rápida e precisa por parte da clientela, que está cada vez mais exigente. 

“As grandes inovações estão vindo da transformação digital do processo como um todo, diz Francisco Toledo, CEO e fundador da iTeleport, que cria tours virtuais para imóveis existentes e projetos. 

No futuro, ele vislumbra a inversão do processo de compra de imóveis, com a tecnologia perpassando cada etapa da jornada do cliente, da primeira impressão (virtual) ao contrato assinado (digitalmente). 

“Imagine um cliente fazendo um tour virtual. Se ele gostou, já chama um corretor na hora, que faz a tour virtual com ele e tira dúvidas. Não depender de visitas presenciais, formulários de papel e agendamento em algum lugar ia aumentar muito a chance de geração de negócios”, opina.

Ele fundou a empresa há cinco anos e hoje já conta com clientes como a imobiliária Leardi, a Pinacoteca de São Paulo e a Bossa Nova Sotheby’s. Francisco explica que estabelecer esse caminho tecnológico permite encurtar o caminho entre o interesse e o fechamento do negócio, além de garantir menor perda de potenciais clientes pelo caminho. 

Ao se aprofundar nos desejos e gostos do cliente, o corretor entende melhor do que precisa. A tecnologia o auxilia a afinar essas escolhas. Virtualmente, exemplifica Francisco, é possível visitar dez ou vinte imóveis em uma hora. “Consideramos coisa do passado essa complexidade de visitar imóveis fisicamente. Tem quem visite cinquenta imóveis antes de comprar.” 

Essa é apenas uma faceta da tecnologia no mercado imobiliário – a mais visualmente impressionante, é verdade! –, que pode ser utilizada nas três fases (pré-venda, venda e pós-venda) do trabalho do corretor de imóveis

5 maneiras de aplicar tecnologia no mercado imobiliário

Plataformas de CRM para gerenciar seus clientes

Fazer a gestão apropriada de sua carteira é essencial para ter sucesso como corretor. É aí que entram os softwares de Customer Relationship Management (CRM), a gestão de relacionamento com o cliente, em português.

Suas plataformas permitem que o usuário se mantenha organizado e não perca de vista as etapas importantes para seu negócio, como etapa da jornada de compra (ainda está no comecinho, já viu alguns imóveis ou está perto de fechar negócios?), agendamento de visitas, determinação de prazos e follow-up pós-mudança.

O CRM também oferece dados para que você possa continuar aprimorando sua performance, aproveitando mais uma faceta da tecnologia no mercado imobiliário: data analytics.

Chatbots para o primeiro contato

Imagine que alguém esteja pesquisando um imóvel em seu site às duas da manhã e envie um e-mail perguntando se é possível marcar uma visita. Para respondê-lo, você teria que estar acordado, certo? Na verdade, não!

A criação de chatbots já está ao alcance de empreendedores de qualquer porte e pode ser personalizada para responder às questões que você achar mais prementes. Ele também pode entrar em ação para indicar imóveis que aquele cliente pode gostar, de acordo com seu perfil. 

Essas informações são todas enviadas para seres humanos, que podem continuar o atendimento já munidos de dados. Assim, você consegue oferecer atendimento 24h por dia.

Imagens em 360 graus

Fotos são absolutamente essenciais no mercado imobiliário e a tecnologia as torna cada vez melhores. Criar imagens imersivas de um imóvel é uma forma potente de despertar a atenção dos clientes.

Na fase inicial, em que eles ainda estão decidindo se é o momento certo de comprar, esse recurso pode fazê-los “se apaixonarem” mais rápido pelo imóvel.

Visitas virtuais

As visitas virtuais, ou tour virtuais, mergulham o usuário dentro do imóvel, oferecendo-lhe uma experiência sensorial e uma perspectiva precisa. Elas podem ser feitas de três maneiras: 

  • Tecnologia 3D interativa online: une uma maquete 3D e fotos em 360 graus de alta qualidade; não exige software ou aparelhos especiais e funciona em computadores e celulares
  • Realidade virtual: o usuário está com óculos especiais e fica totalmente imerso nas imagens tridimensionais
  • Realidade aumentada: o usuário vê elementos virtuais sobrepostos ao espaço físico ao seu redor

Em tempo: a Loft, sempre em busca de inovação no mercado imobiliário, já oferece tour virtuais para a maioria dos apartamentos à venda em seu portfólio!

QR codes

Hoje já existem diversos geradores gratuitos de código QR, ou QR codes. Eles podem ser muito úteis para corretores, seja em panfletos ou placas nas ruas. Ao escaneá-lo com a câmera de seu smartphone, o cliente pode ser direcionado às informações que você quiser – endereços de sites, textos, e-mails, PDFs e mesmo galerias de fotos.

Tecnologia no mercado imobiliário: como a Loft se destaca

A Loft surgiu para revolucionar o mercado imobiliário através da tecnologia, que está por trás de cada uma de suas soluções. 

A precificação dos imóveis, por exemplo, é feita por algoritmos proprietários, que são alimentados por uma enorme quantidade de dados de transações reais feitas em cada bairro de atuação. Isso garante agilidade e alinhamento com a realidade do mercado.

O portfólio de apartamentos à venda contém uma série de materiais gratuitos para corretores, com link para fácil compartilhamento – e que pode informar seu código QR. A maior parte dos imóveis listados também conta com tours virtuais, e é possível agendar visitas online.

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Exemplo de tour virtual da Loft, clique aqui para conferir!

Mais uma facilidade especialmente pensada para o cliente comprador é a presença de infraestrutura para automação residencial. Ela está incluída nos imóveis que são propriedade da Loft e entregues reformados em alto padrão!

Conclusão

Aplicar a tecnologia no mercado imobiliário permite que o corretor se torne mais eficaz e atenda melhor seus clientes com informações rápidas e precisas – e não precisa custar uma fortuna. 

Agora que você está inteirado sobre as novidades, inspire-se para aproveitar as oportunidades tecnológicas existentes, eleve a experiência que você oferece e aumente os números de negócios fechados!

Quer aprender a criar uma máquina de indicações e conseguir ainda mais clientes? Assista gratuitamente ao nosso Loft Talks!