Tecnologia no mercado imobiliário: saiba como usar a seu favor

Compartilhar a notícia

O uso de tecnologia no mercado imobiliário promove produtividade, otimização de tempo e aperfeiçoamento da gestão.

18 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de abril de 2024 7 min de leitura
tecnologia-mercado-imobiliario-loft

Você já imaginou proporcionar aos seus clientes um tour virtual completo por um imóvel? Ou facilitar o processo de compra ou locação de imóveis por meio de assinatura digital do contrato? Saiba que essas facilidades são possíveis graças ao uso da tecnologia no mercado imobiliário.

As empresas que já entenderam o potencial e investem em tecnologia e inovação no mercado imobiliário conseguem obter mais produtividade, otimização de tempo e aperfeiçoamento da gestão, entre outras vantagens.

Neste artigo, vamos apresentar as principais tendências tecnológicas que otimizam o cotidiano dos gestores e dos corretores de imóveis. Também abordaremos os benefícios dessas tecnologias. Confira!

Entenda como a tecnologia no mercado imobiliário pode potencializar os seus resultados

Muitas empresas do setor imobiliário ainda estão ultrapassadas quando o assunto é inovação. Sem os recursos adequados para a gestão imobiliária, seu negócio pode ter prejuízos financeiros e não dar conta de otimizar tarefas repetitivas que fazem parte da rotina.

De outro modo, a aplicação de ferramentas tecnológicas, a exemplo de um software de CRM imobiliário, promove ganho de tempo e potencialização das taxas de conversão em vendas.

Por isso, investir em tecnologia é um ponto importante para as imobiliárias que buscam sair da estagnação, melhorar os processos internos e aumentar as vendas de imóveis.

Continue a leitura para entender as principais vantagens de apostar em inovação no setor imobiliário.

Benefícios de ter a tecnologia como aliada nesse processo

Os benefícios de investir em tecnologia no mercado imobiliário ficaram ainda mais perceptíveis para as empresas do setor durante a pandemia de coronavírus. Nessa perspectiva, o aumento da produtividade é uma das principais razões para modernizar sua empresa.

Isso porque os recursos tecnológicos são capazes de digitalizar processos e facilitar o acesso a dados importantes para a imobiliária. Da mesma forma, a automação de tarefas pode deixar sua equipe de corretores imobiliários livre para focar no que realmente é essencial: o fechamento das vendas.

A tecnologia também auxilia na integração entre sistemas e ferramentas que a sua imobiliária utiliza, promovendo a redução de falhas. Investir em inovação é eficiente para proporcionar um atendimento de qualidade e personalizado para os clientes, a fim de oferecer serviços mais ajustados às demandas deles.

Atualmente existem diversas plataformas para imobiliárias, por isso, no momento de escolher a melhor opção, leve em conta a que mais se adapta às necessidades da sua empresa e que mais oferece ferramentas funcionais.

Anúncios

Tecnologia no mercado imobiliário: quais são as mais utilizadas?

Há diversas tecnologias disponíveis no mercado e que as imobiliárias podem adotar. Conheça algumas dessas opções a seguir.

  1. CRM

Entre as diversas funcionalidades, o CRM permite que a imobiliária tenha acesso ao estágio do funil de vendas de cada cliente. Assim, é possível aplicar ações estratégicas para atingir cada perfil, o que aumenta as chances de conclusão dos contratos de locação e vendas de imóveis.

Esse tipo de software também é imprescindível para o aperfeiçoamento da gestão imobiliária, pois sem informações precisas sobre o desempenho da equipe pode ser difícil tomar decisões para premiar os colaboradores ou identificar pontos de melhoria.

Além do mais, alguns CRMs imobiliários, a exemplo do Loft/ CRM, oferecem um ranking de performance dos corretores, que entre as funcionalidades prevê a visualização de indicadores, auxiliando na detecção de gargalos nos processos.

  1. Big Data

Big Data é um conceito do setor de Tecnologia da Informação (TI) que trata do processamento e armazenamento de grandes conjuntos de dados. Nesse sentido, podemos destacar a utilização de dados de maneira estratégica no setor imobiliário em dois pontos: no marketing e na avaliação de imóveis.

No primeiro, a análise de dados é útil para segmentar as ofertas conforme as necessidades de cada perfil de cliente, aumentando as chances de vendas.

Já para a avaliação de imóveis, o Big Data proporciona dados como a proximidade de estabelecimentos comerciais próximos ao imovél e os valores de propriedades da região, a fim de chegar a um valor ideal.

  1. Contratos digitais

contrato digital é a versão digitalizada do contrato tradicional de compra e venda. Esse recurso facilita o processo de assinatura do documento e todo o processo é feito de forma segura, por meio de uma plataforma online.

Assim, é possível realizar o envio de documentos, além de validar o contrato por meio de uma assinatura digital. Dessa forma, todo esse processo é feito de forma rápida, reduzindo a burocracia.

  1. Realidade Virtual

O termo Realidade Virtual (RV) é usado para se referir à tecnologia capaz de interferir nos sentidos do usuário ao criar um cenário digital. A RV pode ser usada no mercado imobiliário em visitas virtuais, para apresentar aos clientes imóveis que ainda estão na planta. Essa imersão pode ser feita com uso de óculos 3D.

  1. QR Code

QR Code é mais uma ferramenta que pode promover ganhos para sua imobiliária quando usado de maneira estratégica. Esse código formado por quadradinhos pretos pode ser impresso, por exemplo, em panfletos e banners, para ampliar a experiência dos seus clientes.

Com essa tecnologia, é possível levar o comprador em potencial para um vídeo que mostra as vantagens de um apartamento ou para uma tour virtual 360º pelo imóvel. Também é possível direcioná-lo a uma apresentação feita por um corretor ou para o site da imobiliária.

  1. Geolocalização

A geolocalização está relacionada com a identificação da posição geográfica. Essa ferramenta pode ser usada no ramo imobiliário quando o cliente realiza uma busca por imóveis de uma determinada região.

Por meio da geolocalização é possível encontrar imóvel situado em determinada região, além da descrição e das imagens do local. Dessa forma, a tecnologia é importante para a imobiliária que quer ser encontrada pelos clientes na internet.

Preciso utilizar todas essas tecnologias?

Para responder a essa pergunta, é necessário conhecer o porte e os objetivos da imobiliária. No entanto, algumas ferramentas da lista são essenciais, a exemplo do CRM, que consegue entregar resultados para empresas de vários tamanhos e necessidades.

Conforme já citamos, esse tipo de software oferece funcionalidades para maximizar a gestão da sua empresa. Já a adoção de contratos digitais pode ser útil para imobiliárias que têm base de imóveis em diversas cidades, a fim de reduzir custos com deslocamento e agilizar os processos.

Conheça a Loft Mais Negócio

A Loft tem um conjunto completo de soluções comerciais, tecnológicas e financeiras, que abrangem todas as fases da jornada de compra, venda e aluguel de imóveis. Nosso compromisso é criar uma experiência segura e transparente, impulsionando o crescimento das imobiliárias.

Somos especialistas em soluções para imobiliárias, impulsionando o setor em todo o Brasil com soluções comerciais, tecnológicas e financeiras através da Loft Mais Negócio.

Conheça nossas soluções: Loft/ CRMLoft/ Fiança AluguelLoft/ Financiamento Imobiliário e Loft/ Portfólio Único Compartilhado.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.