tempo-aprovar-financiamento-imobiliario-santander

Quanto tempo demora para o Santander aprovar um financiamento imobiliário?

6 MINUTOS DE LEITURA

Ver o seu financiamento aprovado o mais rápido possível é um desejo geral dos compradores: afinal, é preciso garantir a oferta imperdível do apartamento dos sonhos. Se você for procurar um banco privado atrás de crédito para essa casa nova, confira neste artigo quanto tempo demora para o Santander aprovar um financiamento imobiliário, e outros detalhes importantes sobre as condições e prazos praticados por esse banco. 

Quanto tempo leva para o Santander aprovar um financiamento imobiliário?

A resposta para essa pergunta não é precisa. A aprovação final de um financiamento imobiliário está condicionada à conclusão de uma série de análises dos bancos, nas quais é preciso providenciar documentos, formulários e agendar vistorias. Por isso, sempre pode haver pendências que prolonguem por uns dias todos esses trâmites. 

Por isso, quando alguém pergunta quanto tempo leva para o Santander aprovar um financiamento imobiliário, pode estar falando da primeira etapa – a aprovação de crédito – ou da própria assinatura do contrato, que representa um “aval final” do banco. 

Se a dúvida for em relação à aprovação de crédito, o próprio Santander promete uma análise feita “na hora” em seu site oficial. Na prática, a aprovação inicial dos dados básicos informados ao banco (sem nenhum documento anexado) leva até um dia. Caso seja necessária uma avaliação mais elaborada e a entrega de documentos adicionais, o processo de análise de crédito pode durar até 8 dias. 

Já quando falamos do contrato, a assinatura desse documento leva, em média, 30 dias em qualquer banco, mas esse prazo é bastante variável. Tudo depende do ritmo da entrega e aprovação de documentos do seu próprio processo de financiamento. Por isso é tão importante ter à mão a documentação pedida pelo banco, e contar com profissionais experimente na hora de financiar, como os de uma assessoria de crédito. 

O banco já aprovou o crédito. Será que algo ainda pode dar errado? Confira a resposta no vídeo acima

O pagamento do financiamento imobiliário no Santander demora quanto tempo?

O prazo máximo de pagamento de um financiamento no Santander é de até 35 anos para imóveis residenciais. Isso não quer dizer que você precise, necessariamente, pagar as parcelas por 35 anos. Se você tiver renda suficiente para isso, pode acertar com o banco um pagamento por um período menor. Isso torna o valor final do financiamento mais em conta, com menos incidência de juros e do índice escolhido para corrigir o saldo devedor. 

No entanto, não quer dizer que, ao pedir um prazo de 35 anos, você será automaticamente contemplado com ele. Segundo a regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) que hoje está em vigor, os bancos permitem um prazo que, somado à idade do cliente, não ultrapasse 80 anos e seis meses

Quais são as outras condições do financiamento no Santander?

Já sabemos quanto o Santander pode demorar na análise inicial de crédito, na assinatura do contrato e por quanto tempo ele permite o pagamento das parcelas. No entanto, é importante que, ao conversar com o banco e negociar crédito, você já conheça as outras condições que ele pratica. Conheça algumas abaixo:

  • Composição de renda (pagamento conjunto das prestações da casa) com qualquer pessoa, que não precisa ser membro da família;
  • Juros a partir de 7,99% ao ano + Taxa Referencial (valores praticados em agosto de 2021);
  • Financiamento de até 80% do valor total do imóvel (se for comercial, de até 70%);
  • Parcelas fixas pela Tabela Price ou decrescentes pelo Sistema de Amortização Constante (SAC);
  • Possibilidade de financiar despesas de cartório e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Como funciona o financiamento imobiliário no Santander?

O financiamento imobiliário do Santander funciona como em qualquer outro banco. O cliente precisa ser avaliado em uma série de etapas para que o contrato seja assinado. Depois disso, ainda precisa pagar o ITBI e registrar esse contrato no cartório responsável pelo imóvel a ser comprado. Veja a seguir como são essas etapas:

  1. Simulação no site do banco e preenchimento de informações básicas (renda do comprador, valor do imóvel, prazo de pagamento, valor da entrada etc);
  2. Envio dessas informações para a aprovação de crédito pelo banco;
  3. Com o crédito aprovado, é hora de providenciar a documentação e os formulários pedidos pelo banco (início de uma etapa normalmente chamada de análise jurídica);
  4. Uma empresa parceira do banco vai avaliar o imóvel que você quer comprar, determinando seu valor estimado;
  5. O banco vai acertar uma data para a assinatura do contrato, com comprador e vendedor;
  6. Assinado o contrato, o cliente precisará pagar o imposto obrigatório para a transmissão da propriedade (o ITBI) e registrar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis competente;
  7. Feito isso, retornará ao banco com o documento de matrícula do imóvel atualizada e com a via do contrato já registrado em cartório. Pronto! É hora de o banco liberar o dinheiro ao vendedor do apartamento. 

Qual é o prazo do Santander para creditar um financiamento imobiliário?

O prazo do Santander para creditar um financiamento imobiliário na conta do vendedor é o mesmo dos demais bancos. “Quando você entrega a matrícula original e uma via do contrato para o banco, ele vai conferir (as informações) e tem até 5 dias pra fazer a liberação na conta do vendedor”, explica Rafael Godoi, especialista em financiamentos imobiliários da Loft. 

Só o trâmite para o registro no cartório leva em média 15 dias em São Paulo. Esse tempo médio pode variar em outros lugares do país. Os especialistas da Loft que cuidam da área de financiamentos estimam que o processo inteiro seja concluído em 40 dias no Santander. É claro que alguma pendência ou análise mais demorada pode fazer com que essa espera varie caso a caso. 

Compre com a Loft, financie com o Santander 

Agora que você já sabe, quanto tempo demora para liberar o dinheiro no financiamento do Santander, evite perder dias e dias brigando com a burocracia. Ao comprar um apartamento na Loft, você terá o apoio gratuito de um time de especialistas. Essa equipe trata de todo o seu processo de obtenção de crédito diretamente com o banco e tira qualquer dúvida que você possa ter ao longo do processo. 

Não precisa se estressar se aparecer alguma pendência no meio do caminho: nosso time se encarrega de resolvê-la junto ao Santander por você. O saldo final é: menos dores de cabeça e dinheiro liberado mais rápido e sem complicações. 

Conseguir crédito parece confuso? Compre seu apartamento com a Loft: nós te ajudamos a financiar.

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter