tempo-banco-do-brasil-financiamento-imobiliario

Quanto tempo demora para o Banco do Brasil aprovar um financiamento imobiliário?

6 MINUTOS DE LEITURA

Você pensa em financiar uma casa com um banco público? O Banco do Brasil, ao lado da Caixa Econômica Federal, é a principal opção quando falamos em crédito imobiliário. 

Se você pretende procurar uma agência ou fazer uma proposta online, não deixe de conferir neste artigo quanto tempo demora para o Banco do Brasil aprovar um financiamento imobiliário, e veja quais são as etapas e condições praticadas pelo BB para essa operação.

Quanto tempo demora para o banco aprovar um financiamento imobiliário?

De acordo com Rafael Godoi, especialista em crédito imobiliário da Loft, o tempo médio que um banco demora para aprovar um financiamento imobiliário e assinar o contrato com o cliente é de 30 dias – em um processo sem qualquer imprevisto ou pendência. 

Esse prazo pode aumentar se a instituição precisar de mais informações, documentos adicionais ou se alguma pendência for detectada. Por exemplo, um registro de hipoteca na matrícula do imóvel. Por isso, esse não deve ser contado com tanta exatidão. 

O importante, segundo Rafael, é assinar um contrato de compra e venda com o proprietário que garanta uma margem de 60 a 70 dias para a liberação do dinheiro pelo banco. Assim, é mais seguro que o banco consiga analisar todas as informações e autorizar o financiamento dentro do período. 

Quando falamos em “aprovar um financiamento”, muita gente pensa também na etapa inicial das avaliações: a chamada análise de crédito. Nela, o cliente preenche um formulário básico, em que adiciona informações sobre sua renda mensal, seu CPF e valores da operação de compra pretendida. A partir desses dados, o banco analisa se vale a pena fazer negócio com esse cliente – ou se há muito risco de ele não pagar as parcelas.

De acordo com Rafael Godoi, “um prazo razoável de retorno” dos bancos é de até três dias para essa análise. Muitos prometem uma resposta em até uma hora ou em 24 horas. No caso do Banco do Brasil, não há nenhuma promessa oficial de prazo no site do banco. Segundo informações de especialistas da Loft, o BB costuma demorar um máximo de oito dias úteis nesta primeira etapa de análises. 

Processo de financiamento imobiliário no Banco do Brasil: quais são as condições?

Se você quer fazer um financiamento imobiliário no Banco do Brasil, vale a pena também conhecer quais são as condições oferecidas para a contratação de crédito. Separamos as principais aqui embaixo:

  • Financiamento em até 420 meses.
  • Até 80% do valor do imóvel coberto pelo crédito do BB (limitado a R$ 5 milhões).
  • Possibilidade de incluir o valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e as despesas com registros em cartório no valor final financiado. 
  • Composição de renda entre cônjuges ou companheiros, ou entre até três pessoas que tenham vínculo de parentesco ou apenas por afinidade.
  • Taxa de juros definida conforme o relacionamento com o banco e a operação pretendida. Você pode conferir a taxa para o seu perfil fazendo uma simulação

Como solicitar a análise de crédito imobiliário no Banco do Brasil?

Para solicitar a análise de crédito no Banco do Brasil, você pode ir pessoalmente até uma agência do BB ou então submeter uma proposta online, pelo site oficial do banco. Recomendamos que você comece com uma simulação, onde terá uma ideia melhor das condições praticadas para o seu perfil e do seu potencial de compra. Nessa simulação, o BB vai pedir que você forneça o seguinte:

  • Seu número de CPF;
  • O estado e a cidade onde o imóvel está localizado;
  • O valor total do imóvel;
  • Se o imóvel é novo ou usado;
  • Se o imóvel é residencial ou comercial;
  • Se você mora ou trabalha na cidade onde está o imóvel, ou se é proprietário de outro imóvel nessa mesma cidade (ou ainda se tem um financiamento ativo nesse mesmo lugar pelo SFH);
  • Se você contribuiu com o FGTS por mais de 36 meses.
Descubra quais são as “pistas” que indicam se você tem capacidade de financiar um imóvel 

Quais são as etapas do financiamento imobiliário no Banco do Brasil?

Como em qualquer outra instituição, o Banco do Brasil tem uma série de etapas que devem ser cumpridas para que o financiamento imobiliário seja liberado. Já falamos rapidamente sobre a assinatura do contrato e sobre a análise de crédito, mas vamos explicar uma a uma:

  • Análise de crédito: nela, o banco avalia seus dados e decide se vale a pena continuar negociando com o cliente, com base em informações sobre sua renda e histórico de pagamentos.
  • Avaliação do imóvel: vencida a análise de crédito, o banco encomenda uma avaliação técnica a uma empresa parceira para que seja estimado o preço do imóvel. Essa informação vai constar em um laudo, com outros aspectos técnicos a respeito do apartamento.
  • Análise jurídica: aqui, o banco confere uma lista de formulários e documentos, incluindo os do imóvel, do comprador e do devedor, e checa se não há pendências que impeçam a operação de compra.
  • Assinatura do contrato: nessa fase,  banco, vendedor e comprador se reúnem para assinar o contrato de financiamento, em que constam as condições estabelecidas para a operação de crédito.
  • Registro do contrato: o dinheiro só é liberado quando o cliente comprova ao banco que o contrato de financiamento foi registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente. A demora para efetuar esse registro varia entre 15 e 30 dias. É preciso pagar os valores cobrados pelo cartório para esse procedimento. 

Compre com a Loft, financie com o Banco do Brasil

Agora você já sabe quanto tempo demora um financiamento imobiliário no Banco do Brasil, mas se quiser garantir que tudo saia (rápido) e conforme o esperado, a melhor opção é contar com a ajuda de especialistas na hora de solicitar crédito e enfrentar toda a burocracia necessária. 

É por isso que, comprando seu próximo imóvel com a Loft, você terá assistência completa e gratuita de um time experiente em financiamentos. É essa equipe que vai tratar de toda a comunicação direta com o banco, ajudando você a passar com mais tranquilidade por todas as avaliações obrigatórias. Ficamos responsáveis até pelo registro do contrato de financiamento no cartório de imóveis – além da emissão da guia do ITBI.

Garanta um apê novo sem dores de cabeça: compre e financie com a ajuda da Loft

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter