Aprenda a construir seu próprio terrário

terrario
Tempo de leitura: 5 minutos

Plantas cultivadas em potes de vidro fechados, nos quais podem viver por décadas, voltaram a ser tendência; confira como você pode fazer o seu terrário em casa

Nesse artigo você encontrará:

  • O que é terrário?
  • Como fazer um terrário?
  • Como fazer terrário de suculentas?
  • Como as plantas sobrevivem no terrário fechado?
  • Outros modelos de terrário

Dentre os muitos aprendizados que os últimos tempos nos trouxeram está o de que podemos fazer muitas tarefas por nós mesmos. O famoso “Do It Yourself (DIY)” (faça você mesmo, em português). Além de pintar as paredes de casa, decorar algum ambiente ou trabalhar com marcenaria, a jardinagem tem atraído muita atenção recentemente. 

Por isso, neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como fazer um terrário. Indicaremos os itens e as ferramentas que você vai precisar para cultivar as plantas e mostraremos como o terrário pode ficar lindo na sua casa. 

Entre os modelos de terrário está o terrário de vidro, e você vai ver como essas plantinhas podem viver mais de 50 anos. Cuidar do lar é aumentar o conforto da nossa família e valorizar o patrimônio que estamos construindo.

terrario_garrafa
É possível reaproveitar até lâmpada de vidro para montar um terrário
terrario-modelos
Invista em fazer mais de um terrário e decore um ambiente com vários deles

O que é terrário?

Popularmente conhecidos como mini florestas ou jardins em miniaturas, terrários são ecossistemas naturais montados dentro de um ambiente fechado. Eles podem viver por um longo período de tempo sem precisar de manutenção. Mas há outras dúvidas quando se fala sobre o que é terrário.

Eles podem ser abertos? Não. O terrário precisa ser fechado para ser autossustentável. Terrário fechado é terrário. Terrário aberto é apenas um mini jardim que vai precisar de cuidados diferentes, como rega frequente. 

E não é só. Um terrário precisa ser transparente, para receber a luz exterior. Ou seja, terrário de vidro é a melhor solução para garantir que sua mini floresta viva por muito tempo. 

Uma outra opção de terrário são aqueles montados para animais, como cágados e jabutis. O objetivo é imitar um ambiente natural para os répteis. Neste artigo, no entanto, vamos focar em montar terrários de plantas.

terrario-pedras
Potes de vidro herméticos são outra opção para criar terrários

Como fazer um terrário?

Prepare a fita métrica e os instrumentos de jardinagem pois chegou a hora de entender como fazer um terrário. A jardineira Carol Costa ensinou um passo a passo, confira:

– Compre um tronco de madeira que aguente umidade. Carol Costa sugere procurar um tronco em lojas que vendem aquários.

– Separe um pote de vidro grande e alto com tampa. “Pode ser uma tampa de cortiça, não precisa ser de vidro”, ensina. “Mais importante que ele seja alto do que largo para ter espaço para as plantinhas crescerem para cima.”

terrario-terra
Caso seu pote não tenha uma tampa de vidro, use uma de cortiça

– Meça a altura do pote e corte um pedaço do tronco. Não se esqueça que o tronco precisa caber dentro do recipiente.

– Coloque o tronco cortado dentro do pote de vidro. A jardineira recomenda não deixar o tronco no centro para você ter uma área maior para trabalhar as plantas.

– Vamos começar a montar o terrário por baixo. Carol Costa põe um pequeno pote preto de plástico com o fundo virado para cima, pedras decorativas, musgo vivo ao redor do recipiente preto e terra. Atenção a este passo. Coloque a terra no fundo com as mãos fechadas, recomenda a jardineira, para não sujar o vidro.

– Hora de plantar. Pegue as plantas que você escolheu e coloque no terrário, alternando com um pouco de terra para cobrir as raízes.

– Faça os retoques que achar necessários, como incluir mais pedras ou limpar o vidro com um papel toalha.

– Antes de fechar, você vai molhar o vidro usando um pulverizador, copo ou uma seringa. A quantidade de água depende do tamanho do terrário e da quantidade de terra. Molhe bem sem “fazer um lago”, diz Carol Costa. Mire no vidro, na parte onde estão o musgo e as pedras, para não molhar as plantas. Espere cerca de 2 horas e feche.

Veja todos os detalhes sobre esse ecossistema criado em um ambiente fechado

Decorar é uma das tarefas mais agradáveis para se fazer em casa. E um apartamento novo é um prato cheio para quem gosta de decoração. A Loft tem apartamentos para todos os momentos da sua vida à venda no nosso site. Confira!

Como fazer terrário de suculentas

Muita gente busca entender como fazer terrário de suculentas. Não se decepcione, pois esta opção não existe. Segundo Carol Costa, suculentas são plantas de sol e de solo seco. Ou seja, não é possível fazer um terrário com elas, que não se adaptam à umidade e à sombra. 

Uma saída é criar um arranjo com os mais variados tipos de suculentas. Como mencionamos, não existe terrário aberto, mas você pode criar um mini jardim de suculentas.

tipos-de-terrario
Diferentes modelos de potes de video podem ser usados para fazer terrários

Como as plantas sobrevivem no terrário fechado?

É quase instantâneo. Ao olhar um terrário, muita gente se pergunta como as plantas sobrevivem no terrário fechado. Pois bem, a revista Casa e Jardim tem a resposta para este enigma.

De acordo com a publicação, “o espaço fechado cria um ecossistema autossuficiente dentro da garrafa, em que a fotossíntese utiliza a luz do dia para fornecer energia para a planta se manter e crescer”. Os nutrientes presentes naquele ambiente são reciclados ali mesmo.

Funciona tão bem que um engenheiro na Inglaterra, em 2017, tinha um terrário há 57 anos. De acordo com ele, o terrário foi regado apenas duas vezes. Uma em 1960 e a outra em 1972.

Para que seu terrário funcione corretamente e dure por um longo tempo, é preciso tomar alguns cuidados. Confira:

– Escolha plantas de porte pequeno, que gostem de calor, umidade e sombra.

– Ao montar o terrário, não molhe as folhas, ou elas vão apodrecer.

– Caso alguma planta precise de um pouco de sol, posicione o terrário em um local onde ela possa receber mais luz.

terrario-planta
Plantas de grande porte não funcionam para terrários; foque nas menores

Outros Modeos de terrário

Além das tradicionais mini florestas feitas com plantas e pedras, é possível montar outros modelos de terrário. Você pode incluir, por exemplo, miniaturas para terrário. Na lista de opções estão pessoas e animais em miniatura, bancos de praça, mesa e cadeira, casinhas e até cabine telefônica.

Outro item que você pode investir é um pote de vidro com um design arrojado. Só não se esqueça de apostar em um vidro de boa qualidade e com a boca larga. Seus novos terrários com certeza vão trazer leveza para a decoração da casa.