trabalho-remoto-covid-loft

Como funciona o trabalho remoto na Loft e em empresas de tecnologia

5 MINUTOS DE LEITURA

A pandemia do novo coronavírus popularizou o modelo de trabalho remoto; entenda como a Loft implementou boas práticas para a rotina de colaboradores e parceiros

A pandemia de Covid-19 mudou a forma como fazemos muitas atividades diárias, como compras, preparo de alimentos, visita a amigos e familiares e, claro, o trabalho. O primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no Brasil foi identificado no fim de fevereiro de 2020 e, logo na sequência, a Loft adotou o sistema de trabalho remoto e investiu em ferramentas para que os clientes pudessem realizar visitas virtuais aos imóveis.

Preparamos este artigo para mostrar como funciona essa modalidade de trabalho, que vantagens ela pode oferecer (além do zelo pela saúde dos funcionários) e como o futuro do trabalho está se desenhando em empresas de tecnologia. Se você é gestor ou colaborador de uma empresa e vê possibilidade de melhoria com mais opções de esquemas de trabalho, conhecer mais sobre o trabalho remoto pode ajudar a implementar esta tendência.

O que é trabalho remoto?

Trabalho remoto, como o nome sugere, é uma modalidade de trabalho em que os colaboradores não precisam estar presencialmente no escritório da empresa. Você pode trabalhar de casa, de um café, de um espaço de coworking ou até mesmo de um hotel à beira-mar: basta ter boa conexão com a internet e cumprir as regras básicas da empresa, como horário de trabalho e entregas de demandas.

Mais de um ano após a Loft dar início ao sistema de trabalho remoto, 86% dos colaboradores dizem estar bem adaptados ao modelo. Os dados foram divulgados ao mercado em reportagem da Exame, que destaca ainda a equipe de 13 pessoas que cuida de performance na Loft, vinculada à área de Recursos Humanos, para acompanhar periodicamente os níveis de motivação, as necessidades e o desempenho dos times no modelo de trabalho à distância.

De acordo com a última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE, apenas 7,9 milhões de pessoas estavam trabalhando remotamente no Brasil em setembro de 2020. Isso confirma que startups e outras empresas que conseguiram estabelecer um bom sistema de trabalho remoto estão na vanguarda dessa tendência, que ainda tem muito espaço para crescer e que pode se tornar o melhor modelo para negócios existentes e futuros.

Como a tendência de trabalho remoto aparece em empresas de tecnologia

A grande vantagem do trabalho remoto é conferir aos funcionários mais liberdade e senso de responsabilidade, já que precisam administrar seu tempo sem nenhum tipo de vigilância presencial. Muitas empresas de tecnologia aderiram ao ponto digital, normalmente feito através de um aplicativo, assim como à agenda pública dos funcionários para seus colegas de empresa (através do Google Agenda vinculado ao e-mail corporativo, por exemplo).

O trabalho remoto possibilita que os funcionários realizem desejos pessoais que antes não poderiam, como se mudar para outra cidade ou país, por exemplo. Mudanças desse tipo podem, inclusive, ser muito favoráveis à empresa, já que o colaborador pode aprender uma nova língua ou até ajudar a expandir os negócios para mercados internacionais.

“Acreditamos que nosso time pode ser dono de suas escolhas e trajetórias dentro da empresa e fora dela, desde que observado o impacto nos clientes externos e internos”, afirma Renata Feijó, diretora de Recursos Humanos da Loft. 

O trabalho remoto deve continuar na Loft, mesmo após passada a pandemia e todos os funcionários imunizados com a vacina. Os colaboradores poderão escolher entre o modelo 100% remoto e o modelo híbrido, em que se vai ao escritório duas ou três vezes por semana. 

LEIA TAMBÉM: Como trabalhar em casa – 6 dicas para ter uma rotina saudável

“As pessoas que se empoderam sobre suas rotinas e têm poder de escolha tendem a ter uma vida mais alinhada com seus interesses e, consequentemente, são mais produtivas e engajadas nos assuntos profissionais, gerando mais valor para seus clientes. É uma relação de confiança e de ganho de ambas as partes”, completa Renata.

Dicas para manter a performance e a saúde mental no trabalho remoto

1) Mantenha uma rotina de trabalho normal: levante da cama, tire o pijama, vista-se para o trabalho, tome café da manhã e, só então, inicie seu expediente;

2) Faça reuniões breves e objetivas para solucionar demandas e agende um horário para conversas mais leves com a equipe (um happy hour vai bem!);

2) Mantenha contato com seus colegas para além dos assuntos de trabalho. Por exemplo, vocês podem criar um grupo ou canal no Slack para mandar dicas de filmes, músicas e séries, ou ainda fotos dos seus pets – é importante ter um contato pessoal;

3) Quando estiver em uma videoconferência, prefira manter a câmera ligada e o microfone mudo (a não ser que você esteja falando). Se quiser falar, sinalize antes de começar (via chat ou sinalização do próprio app); 

4) Faça uma pausa e encontre um cantinho dentro de casa para descansar a mente e o corpo;

5) Lembre-se de se levantar e se alongar frequentemente, além de se manter hidratado.

E continue acompanhando o blog da Loft para saber tudo o que é tendência no mercado imobiliário e d tecnologia.

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter