Como aplicar o estilo Urban Jungle e trazer natureza para sua casa

urban-jungle-loft
Tempo de leitura: 7 minutos

A decoração com plantas é tendência para apartamentos no mundo todo. Descubra os caminhos para aderir ao estilo urban jungle e trazer mais verde para dentro do lar

Quem já passeou pelo Pinterest buscando inspirações para decoração com certeza se deparou com mais de uma imagem de uma urban jungle. Em tradução livre, urban jungle significa floresta urbana. Esse estilo nada mais é do que decorar a casa com muito verde vindo de várias espécies de plantas diferentes.

O urban jungle se tornou uma tendência a partir da falta que os moradores de grandes centros urbanos, especialmente na Europa e Estados Unidos, sentiam de conviver com a natureza, em meio às chamadas “selva de pedra” em que vivem. Daí em diante se tornou uma onda encher a casa com todos os tipos de plantas possíveis.

“O conceito da urban jungle é literalmente levar a floresta para dentro de casa, tenha ela o tamanho que tiver”, diz o paisagista Luciano Zanardo. Para ele, essa tendência fez sucesso também no Brasil porque vivemos em um país tropical, com uma das maiores variedades de vegetação do mundo, o que torna a transformação da decoração de casa com plantas acessível para todos.

O que é urban decoração?

O conceito de urban decoração passa pelo uso de alguns materiais, como metal, madeira e couro. Mas ao contrário da decoração rústica, que também pode utilizar os mesmos materiais, o estilo urbano traz muita geometria para dentro da casa e, assim, garante um ar mais contemporâneo e clean.

O conforto é a palavra-chave da urban decoração, aliado a influências modernas e industriais, o que faz desse estilo um dos mais utilizados no design de interiores em grandes cidades. São espaços claros e arejados, em que as áreas de circulação são respeitadas – nada de ambientes atulhados.

A urban decoração geralmente tem um lado mais suave do que a decoração industrial. Também resulta em espaços arejados, como os lofts industriais, mas, de modo geral, os ambientes com decoração urbana são mais claros e com um toque de design assinado.

urban-jungle-loft-tons-neutros
A urban decoração geralmente traz uma base em tons neutros, peças de design e plantas dentro de casa

Nas paredes e revestimentos, os tons de cinza, além do preto e do branco, costumam predominar. No mobiliário, o uso de madeira e de cores vibrantes, como amarelo e azul, dá equilíbrio ao conjunto da obra. Tudo isso cria uma ótima base para dar mais vida ao ambiente através das plantas.

Decoração com plantas

Introduzir plantas na decoração urbana é uma decisão recheada de benefícios. Além de trazer a natureza para mais perto, algo importante nas metrópoles, você vai perceber que a atmosfera dos ambientes se tornará mais leve e refrescante. E se decidir cultivar espécies frutíferas ou uma horta em apartamento, vai literalmente poder provar o gosto da sua urban jungle. 

Outra vantagem da decoração com plantas é que ela representa uma maneira acessível de trazer cores para o espaço. Se a sua casa ainda é uma tela em branco porque você tem medo de jogar uma tinta verde ou terracota em uma parede e não gostar, decorar com plantas pode ser a melhor solução.

“O bucólico é simples e rústico. Portanto, vale utilizar vasos de materiais como cerâmica, cestos de palha e cimento, com um mix de vegetação que agrega valor e conforto ao ambiente urbano”, diz Luciano. “E as vantagens das plantas são muitas além de embelezar a casa. Elas são uma excelente opção para melhorar a saúde dos moradores, pois algumas espécies filtram os poluentes, melhorando a qualidade do ar dos ambientes.”

É interessante ter em mente que dá para montar uma decoração com plantas em qualquer ambiente da casa – até no banheiro. Só esteja atento aos cuidados que cada espécie exige, como quantidade de luz, número de regas por semana e frequência de adubação.

“Seguem algumas opções para você montar uma urban jungle em casa: pau d’água, palmeira pinanga, cheflera, asplênios e lírios gigantes. A rega para essa composição será duas vezes na semana”, ensina o paisagista.

urban-jungle-loft-tons-quartos
No quarto, a decoração com plantas fica completa com o uso de outros materiais naturais, como cestos de palha e mantas de lã

Plantas dentro de casa

Para quem é apaixonado por plantas, espaço nunca será um empecilho para o cultivo da sua pequena, média ou grande urban jungle. Há muitas espécies que se adaptam bem à vida de plantas para apartamento, inclusive as que precisam de sol constante.

Como um tema muito recorrente, fizemos também uma série especial no Instagram da Loft sobre a decoração Urban Jungle e como cuidar das suas plantas no apartamento com os influencers especialistas em decoração do @acasa06 e @maxcasabotanica. É só conferir clicando nas imagens abaixo:

Ter plantas dentro de casa exige dedicação, mas nada que não possa ser adicionado com facilidade à sua rotina. A primeira coisa é se informar sobre a necessidade de luz solar de cada espécie e posicioná-la em um espaço em que possa receber os raios de sol na frequência adequada.

Depois, separe um período nas suas manhãs para as regas. A água é fundamental para que as plantas absorvam os nutrientes do solo e realizem a fotossíntese. O melhor horário para rega é sempre pela manhã, mas não se alarme de tiver uma reunião de trabalho cedo e não der tempo: regar após as 15 horas também funciona nessas emergências. 

“Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar à noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar”, indica o jornal Gazeta do Povo.

É importante usar água limpa e em temperatura ambiente. E lembre-se de colocar pratinhos com areia embaixo dos vasos – o prato evita manchas no chão ou na mesa onde está o vaso, e a areia impede o acúmulo de água parada, que poderia levar à proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue.

Plantas de sombra

Pensou em ter uma planta no corredor do apartamento, mas entra pouca luz natural no espaço? As plantas de sombra podem se adaptar muito bem a esse ambiente. São espécies como as marantas, a zamioculca e os antúrios. O Xanadu, assim como a peperômia, são plantas de sombra da família dos filodendros, sempre presente na decoração dos adeptos da urban jungle. 

Quer ter plantas no banheiro? Pois saiba que é possível. O bambu da sorte é uma das opções, pois adora umidade. Além disso, segundo a filosofia do Feng Shui, é uma planta que traz boas energias. 

“No banheiro também podemos ter as zamioculcas, espadas de São Jorge e lança de Ogum, que são opções resistentes”, indica Luciano Zanardo.

A blogueira Carol Costa mostra outras plantas de sombra para embelezar os ambientes internos

Decoração de sala com plantas

As espécies de meia-sombra são ideais para montar uma decoração de sala com plantas. Elas requerem luminosidade indireta, então estarão bem se ficarem próximas a uma janela – não é necessário sol pleno. 

Uma das plantas mais usadas na decoração de sala e quarto atualmente é o Ficus lyrata, uma árvore nativa da África que, na natureza, pode chegar a mais de 12 metros de altura. Outras espécies de meia-sombra são a samambaia americana, orquídeas, jiboia, lança de São Jorge e pacová.

Agora, se a sala do seu apartamento recebe luz solar a maior parte do dia ou é integrada à varanda gourmet, há outras espécies que podem se adaptar. “Para as varandas, que geralmente recebem mais luminosidade, podemos apostar nas frutíferas, como jabuticabeira, pitanga e as cítricas, como limoeiro. E as buganvílias ficam fantásticas devido à sua floração”, diz o paisagista.

Confira mais tipos de plantas que se desenvolvem bem em ambientes ensolarados

Suporte para plantas: solução para apartamentos pequenos

Você chegou até aqui, ficou com vontade de levar várias plantas para casa, mas mora em um apartamento pequeno? Pode seguir lendo tranquilo. Em imóveis com metragens menores, é possível atingir um ótimo resultado para urban jungle através de uma composição com diferentes alturas de suporte para plantas ou até mesmo um jardim totalmente vertical.

urban-jungle-loft-armário-de-madeira
Estantes de madeira e hangers de macramê são boas opções de suporte para plantas

Há diversas opções de suporte para plantas no mercado, que podem ser de madeira – como uma grade – ou de metal. Os hangers, geralmente feitos com linha de crochê, são outra boa opção, pois se tornaram muito populares na decoração urban jungle.

“Para apartamentos pequenos, podemos montar uma composição menor, como um trio com vasos mais estreitos e um vaso maior com folhagens, ou até mesmo vasos suspensos no teto, fica um charme”, sugere Luciano.

Carol Costa ensina a montar um jardim vertical em casa

Que tipos de plantas podem fazer mal para o seu pet? 

Seu bichinho de estimação vai ao parque, rola na grama e brinca com gravetos e plantas, certo? Mas saiba que ter algumas espécies botânicas em casa pode fazer mal ao seu pet.

Há certos tipos de plantas que devem ser mantidos longe de cães e gatos por serem potencialmente tóxicas e, ao serem ingeridas, podem causar problemas de saúde, que vão desde náuseas até problemas mais graves. 

LEIA TAMBÉM: Cachorro para apartamento: o que você precisa saber para ter um

De acordo com o portal Casa.com.br, é bom evitar as seguintes espécies: hera, copo-de-leite, avenca, jasmim amarelo e glicínia. Mas muitos outros tipos de plantas podem ser prejudiciais, por isso pesquise bastante antes de escolher as que vão decorar a sua casa.

Apartamento reformado para receber sua urban jungle

Pouco mais de um ano após sua fundação, a Loft já tem mais de 120 opções de imóveis de alto padrão à venda nos melhores bairros de São Paulo. Os apartamentos da Loft são entregues reformados, com infraestrutura (elétrica, hidráulica, luminotécnica) 100% refeita e com um perfil de cores neutras nas paredes e acabamentos, que pode servir de base para uma decoração com plantas que seja a sua cara. 
Conheça nosso portfólio de apartamentos e acompanhe as informações mais importantes sobre mercado imobiliário no nosso blog!