simular-financiamento-imovel-santander

Veja como simular um financiamento de imóvel no Santander

7 MINUTOS DE LEITURA

Se você pensa em obter crédito do Santander para comprar um apartamento, não chegue em uma agência do banco de mãos vazias para conversar com um gerente. É muito mais rápido, confortável e recomendado simular um financiamento de imóvel no Santander antes de tudo. Só assim você conhece as taxas e condições do banco, e verifica se o imóvel que quer comprar cabe mesmo no seu bolso. 

Neste artigo, vamos mostrar como funciona o simulador de financiamento imobiliário no Santander, e como você pode conseguir crédito habitacional junto ao banco. Também vamos explicar como procurar o Santander para operações de portabilidade – quando você aproveita os juros menores do banco para prosseguir com o seu financiamento de imóvel. 

Saiba como simular um financiamento de imóvel com o Santander

Você pode simular um financiamento de imóvel com o Santander de forma online, na página do banco. A simulação é muito importante, porque você consegue verificar se as condições oferecidas pelo banco (e mesmo o imóvel que pretende comprar) cabem no seu bolso. Pode também compará-las às de outros bancos concorrentes antes de fechar negócio. 

Para simular seu financiamento com o Santander, você precisa inserir no sistema uma série de dados pessoais e sobre a operação de compra que pretende fazer. Entre essas informações, estão:

  • Data de nascimento e nome completo
  • Contatos (telefone e email)
  • Renda mensal
  • Valor do imóvel a ser comprado
  • Localização do imóvel (por estado)
  • Valor financiado (descontada a entrada)
  • Prazo de pagamento desejado
  • Em quanto tempo pretende comprar o imóvel
  • Se pretende financiar as despesas de ITBI e registro do imóvel (que equivalem a 5% do valor do imóvel)

Uma vez introduzidas essas informações, o banco vai mostrar para você a simulação, o que inclui o valor da primeira parcela (a mais cara, dentro do Sistema de Amortização Constante, o SAC). Você ainda pode personalizar a proposta escolhendo com que seguradora vai adquirir os seguros obrigatórios para a operação (por Morte e Invalidez Permanente e por Danos Físicos ao Imóvel). 

Feito isso, se quiser seguir no processo de financiamento com o Santander, você precisa apenas clicar em “análise de crédito” para ter o seu perfil avaliado pelo banco. Depois de olhar suas informações (e checar a situação do seu CPF em cadastros de proteção ao crédito), ele vai responder se aceita financiar seu imóvel.

Como funciona o financiamento imobiliário no Santander?

O financiamento imobiliário no Santander funciona de forma muito parecida a qualquer outro banco. Você precisa entrar em contato com a instituição, passar por uma série de análises (análise de crédito, jurídica e avaliação do imóvel a ser comprado). Se estiver tudo certo com a sua renda mensal, com seu histórico de pagamento, com seus documentos e os do imóvel, um contrato será assinado entre as partes e o banco. 

Depois da assinatura do contrato, é preciso apenas registrar o documento no Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel tem sua matrícula. Essa matrícula será atualizada, com a informação de que o Santander terá a propriedade do apartamento comprado até que a dívida seja totalmente paga. É assim que funciona em operações de crédito desse tipo. 

Quais são as condições de financiamento praticadas pelo Santander?

No Santander, é possível financiar imóveis residenciais em até 80% do seu valor total – os outros 20% devem ser pagos como entrada. Já os imóveis comerciais podem ser pagos em até 70% do seu valor de compra. O prazo de pagamento aceito pelo banco é de até 35 anos para moradias e 30 anos para imóveis comerciais

A taxa de juros praticada em maio de 2021 era de pelo menos 6,99% ao ano. Essa é a chamada “taxa de juros bonificada”, para clientes que têm um ótimo relacionamento com o banco. Ela pode ser maior de acordo com a análise do seu perfil pelo Santander. A taxa de juros mais baixa também pode ser atualizada no meio do financiamento caso seu relacionamento piore. 

Vale destacar também que o Santander cobra uma tarifa de avaliação da garantia de R$ 3,3 mil. Esse é o custo que o banco tem com todas as análises feitas antes de você assinar o contrato. Por outro lado, permite que os clientes incluam o valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e as despesas com cartório no financiamento. 

Como acompanhar sua proposta de financiamento no Santander?

Você pode acompanhar sua proposta de financiamento no Santander na área “Acompanhe sua Proposta”, no site do banco. Basta digitar seu CPF e seu código de acesso para o sistema. Quem já assinou o contrato e já tem um financiamento com o banco pode retirar a segunda  via de boletos, fazer consultas e adiantar parcelas da operação no “Portal do Cliente”. 

Veja um passo a passo de como acessar o Portal do Cliente do Santander 

Como simular portabilidade de financiamento imobiliário no Santander?

A portabilidade é a migração do seu financiamento imobiliário de um banco para outro, em busca de melhores condições de crédito. Ela tem sido um recurso muito usado diante da queda geral das taxas de juros imobiliários nos últimos anos. 

Segundo o Banco Central, os juros médios de financiamentos para pessoas físicas (com taxas reguladas) eram de 10% ao ano em março de 2016. Quem assinou seu contrato nessa data teria muitas vantagens em trocar de banco. Isso porque, em março de 2021, os juros médios bateram 6,78% ao ano. E o cliente sempre assina o contrato levando em consideração as condições praticadas no momento da emissão do documento.  

Por isso, se você pensa em mudar para o Santander, você pode (e deve) simular a portabilidade de financiamento imobiliário nesse banco antes de qualquer coisa. Tome um tempo para avaliar se as taxas e condições oferecidas são mesmo vantajosas para você. 

Para fazer o cálculo, basta clicar neste link, que abre o simulador de imóvel do Santander, e preencher os campos com as informações corretas. Selecione a opção “Portabilidade” em vez de “Aquisição de imóvel”. 

Se você quiser suporte para fazer sua portabilidade com a ajuda de especialistas e sem custos extras, veja aqui como a Loft Cred pode ajudar

É possível fazer uma simulação do financiamento imobiliário pró-cotista no Santander?

O portal geral para simulações do banco não inclui condições e taxas referentes à linha de crédito pró-cotista. Por isso, o ideal é procurar uma agência do banco ou os canais de atendimento para fazer uma simulação do financiamento imobiliário pró-cotista no Santander. Lembramos também que não é sempre que essa modalidade está disponível nos bancos. 

Portabilidade e financiamento no Santander? Conte com especialistas 

Financiar pela primeira vez ou fazer a portabilidade de crédito sem qualquer orientação é uma tarefa difícil. São muitas taxas e condições a verificar e documentos para providenciar. Por isso, ao contar com a assistência de uma assessoria como a Loft Cred, sua operação de crédito fica mais tranquila.

Graças à parceria com o Santander, a Loft Cred passa a ser a intermediária entre o banco e você. E assim, ajuda na sua aprovação de crédito, com o envio de documentos e o preenchimento de formulários. Damos suporte também caso quaisquer pendências surjam na análise jurídica. Cuidamos de todos os procedimentos em cartório e acompanhamos os compradores até que o dinheiro seja liberado. Tudo isso sem custos adicionais

Veja como a Loft Cred pode tornar seu financiamento mais fácil e rápido. E se por acaso ainda está decidindo qual imóvel comprar, dê uma olhada no site da Loft para encontrar apartamentos à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Outros assuntos que podem lhe interessar