Como vender um apartamento rápido: aprenda a otimizar esse processo

vender-apartamento-rapido-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda a importância de acertar o preço do seu imóvel e confira 4 boas dicas para vender seu apartamento rápido e sem complicações !

O processo de compra e venda imobiliária tem duas pontas principais: o vendedor (proprietário) e o comprador (futuro proprietário). Como envolve um encontro entre partes que costumam não se conhecer e em seguida negociações e contrato, ele leva, em média, um ano e meio no Brasil, segundo dados da Loft.

Muita gente, no entanto, gostaria de apressar o passo. E isso é possível! Ao longo deste artigo, você entenderá:

  • Como vender apartamento rápido 
  • A importância da precificação correta
  • O que fazer para vender um imóvel sem abrir mão do que você precisa

Como vender um imóvel rápido: acerte no preço

Então você quer vender imóvel rápido. O primeiro e mais importante passo é acertar a precificação, ou seja, alinhar suas expectativas com a realidade do mercado. “Velocidade e preço são as duas variáveis dessa equação”, diz Felipe Procópio, do time de closers da Loft. 

Se a preço for muito acima do mercado, o que acontece com frequência, as propostas podem não chegar ou, quando chegam, frustrar o proprietário. E não adianta teimar que aquela reforma que você tanto amou fazer deveria valer mais do que ela, de fato, vale. 

O valor de venda de um apartamento depende de:

  1. Localização
  2. Estado de conservação do prédio e de áreas de lazer
  3. Estado de conservação do imóvel 

E como descobri-lo? Para começar, Felipe sugere pesquisar e buscar informações de mercado. “Pergunte no próprio prédio por quais valores estão vendendo um apartamento e também por quanto efetivamente venderam.”

Outro jeito é pedir a avaliação profissional de corretores de imóveis e imobiliárias. 

A própria Loft oferece um simulador de preços imobiliários gratuito, acessível neste link, em que reúne dados reais de transações imobiliárias nos bairros em que ela atua. O resultado – uma faixa com o valor mais baixo e o mais alto estimado – leva em conta metragem, andar, número de vagas na garagem, endereço e outras variáveis importantes.

De forma geral, o conselho de Felipe é o seguinte:Desapegue da parte emocional para ser um pouco mais racional”.

Para quem tem pressa e não está vendo resultados mesmo com uma boa precificação, há alternativas. “Você pode se colocar um prazo: Se o apartamento não vender por até X em seis meses, vou ajustar o preço”, sugere Felipe.

Leia também: Quais fatores podem prejudicar o valor do seu imóvel numa venda?

4 dicas para vender imóvel rápido

Abaixo, confira boas dicas para vender imóvel rápido em qualquer cidade:

O que fazer para vender um imóvel: tenha a documentação em dia

A maioria das transações imobiliárias que falham quando já há um comprador interessado tem uma coisa em comum: problemas com a documentação. Por isso, Felipe sugere que você verifique se já estão atualizadas

  • A matrícula do seu imóvel: se você quitou um financiamento ou mudou de estado civil, por exemplo, precisa atualizá-la
  • Os documentos de sua(s) empresa(s), quando houver
  • Seus documentos pessoais: mantenha RG e CPF estão facilmente acessíveis

Caso você tenha outros pontos em aberto, como dívidas e problemas legais, agilize as soluções. Se isso não for possível, no mínimo comece o processo para poder tranquilizar potenciais interessados.

Calcule seu futuro antes da venda rápida do imóvel

Suponha que você esteja buscando a venda rápida do imóvel para saldar uma dívida premente e, com o resto, comprar uma outra residência. É possível que, para conseguir fechar o negócio rapidamente, seja preciso negociar o preço. 

Para que tudo saia bem, calcule seu limite: quanto custa a dívida ou similar que você precisa pagar e quanto custa esse outro imóvel (ou parte dele, caso você vá financiá-lo)? Some ambos os valores. Essa é a sua base: faça seus descontos, priorizações e negociações com ela em mente.

Não escreva “venda urgente”

Sabe aqueles anúncios pendurados pelas ruas com as palavras “vendo apartamento urgente” impressas? Evite essa abordagem. “Se a pessoa precisa do dinheiro e está disposta a negociar o valor do apartamento, é melhor colocar que ‘aceito negociar valor‘ “, fala Felipe.

O motivo para não escrever essas coisas é simples: quando se lê um anúncio desses, muita gente pensa que deve haver algum grande problema envolvido, seja na documentação ou no apartamento em si. 

Confirme seu senso de urgência

Suponha que sua pressa não venha de uma conta urgente, mas de uma vontade de aproveitar uma oportunidade, como um apartamento perfeito que surgiu de repente. Essa vontade pode fazer com que você ganhe menos na sua venda por um motivo que não é tão urgente assim.

“Pense em quanto vale a pena esperar um pouco mais pra vender por um valor mais próximo de mercado versus quanto vale aceitar uma proposta que está pedindo um mega desconto para que você possa investir em outro imóvel”, fala Felipe.

“Mesmo que você queira vender imóvel rápido para não perder uma oportunidade de negócio, tente correr menos. Não é porque você perdeu um bom negócio uma vez que não vai encontrar outro”, continua.

Falando nisso, já deu uma olhada nos apartamentos à venda da Loft?

Leia também: O que é averbação de imóvel e por que ela é importante?

Como vender um imóvel mais rápido com a Loft

Com a Loft, você não vai precisar de simpatia para vender imóvel rápido. Se seu apartamento atender aos pré-requisitos de compra da empresa, a própria Loft pode fazer uma proposta após uma visita técnica – e pagar à vista ou oferecer a possibilidade de permuta de imóveis!

Caso a proposta não seja aceita ou o apartamento esteja em áreas que a Loft ainda não atua, mas planeja atuar no futuro próximo, há outra alternativa para o proprietário: cadastrar o imóvel no Loft Market, que recebe mais de 1 milhão de visitantes por mês. 

Mais uma boa notícia? Se o imóvel for vendido, a Loft não cobra nada por isso. Seus possíveis ganhos vêm ao oferecer produtos auxiliares ao comprador, lá na outra ponta, como serviços de reforma de alto padrão e parcerias de financiamento imobiliário. Assim todo mundo sai ganhando!

Interessou-se? Cadastre seu imóvel no site da Loft!