Como vender um imóvel urgente sem se precipitar? Siga as dicas!

vender-imovel urgente
Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda como vender um imóvel urgente sem abrir mão da segurança e de boas propostas – e como a Loft pode te ajudar.

Quando a situação aperta ou há algum imprevisto que exija liquidez, muitos proprietários se perguntam como vender um imóvel urgente. Isso porque o bem imobiliário é muito valioso, e a pressa (geralmente) é a inimiga da perfeição.

Mas não precisa ser assim! Neste post, você entenderá: 

  • Quais são os principais pontos de atenção
  • Como agilizar a venda de um imóvel
  • O que a Loft pode fazer para ajudar

Como vender um imóvel urgente: saiba o que não pode faltar

Para Breno Nascimento, do time da Loft, o valor de venda do imóvel não deve ser o único fator relevante para a tomada de decisão, mesmo que se tenha muita pressa para assinar os papeis e receber o dinheiro. 

Dar os primeiros passos com calma pode fazer toda a diferença para que a venda, apesar de urgente, mantenha-se proveitosa. Confira os principais abaixo:

1. Encontre um preço adequado

O primeiro ponto é saber o preço de pedida. Uma pesquisa recente da Loft descobriu que, em média, o preço anunciado de um imóvel é 17% mais caro do que seu preço efetivo de venda. Há um elemento cultural em jogo, de criar uma margem para negociação, mas também pode impedi-lo de conseguir vender um imóvel urgente.

“Na pressa, podemos pedir um valor muito alto, inviabilizando interessados, ou podemos pedir um valor muito baixo, perdendo dinheiro. É importante que se procure, de alguma forma, embasar-se em preços junto a profissionais – mesmo que baseando-se em valores de pedida na região, onde sabemos que são valores bem acima dos valores transacionados”, aconselha.

Ou seja, dê uma volta no bairro para entender os preços dos vizinhos e, se o orçamento permitir, consulte um corretor. 

Para quem vive no Rio e em São Paulo, tem um apartamento à venda e quer colocá-lo à venda na plataforma da Loft, um breve cadastro online já vai resultar em uma precificação sugerida pelo algoritmo da empresa.

2.Garanta que as propostas de compra não sejam vazias

“Pode ocorrer de compradores mostrarem interesse genuíno pelo seu imóvel, porém não têm condições financeiras para arcar com um financiamento, por exemplo. Também pode ocorrer de compradores mostrarem interesse apenas para ‘reservarem’ o imóvel enquanto continuam procurando outros, mesmo sem ter a certeza de continuarem o negócio”, fala Breno. 

A dica é tentar entender a real intenção do comprador e, se possível, criar um Contrato de Compra e Venda para criar um vínculo mais concreto e combinar o pagamento de sinal – mais sobre isso adiante!

3.Faça a análise jurídica básica

As transações imobiliárias no Brasil seguem etapas delineadas por lei, incluindo a avaliação de documentação do imóvel e do vendedor antes do ato de escrituração. 

“Nem sempre é trivial e vale a pena ter alguém com mais experiência para ajudar nesse momento”, explica Breno. “Funciona tanto para o vendedor garantir os pagamentos e transferência de forma correta como para o comprador ter segurança sobre o imóvel e a transação.”

Como vender imóvel por conta própria envolve, portanto, passar um pente-fino na documentação do próprio imóvel, garantindo que tudo esteja atualizado e quaisquer problemas estejam evidentes. 

Até porque um imóvel que contenha uma dívida, por exemplo, não está necessariamente proibido de ser vendido: tudo depende de como ela consta na matrícula do imóvel e quais são os passos possíveis para resolver o impasse. 

Mas é preciso que o comprador esteja ciente disso para assumir esses riscos e propor condições para assumi-los – nesse sentido, a transparência é essencial para quem quer vender imóvel urgente.

Leia também: 6 dicas para identificar uma boa proposta de compra de imóvel

Afinal, como vender e comprar um imóvel com segurança?

Na Loft, há um time jurídico especializado em mercado imobiliário. Entre as dicas básicas para garantir uma venda segura mesmo em caso de vender imóvel urgente:

  • Assine um Contrato de Compra e Venda formal e detalhado, incluindo cláusulas para eventual quebra de contrato (em quais situações o sinal será devolvido, por exemplo?)
  • Tenha prazos factíveis de pagamento e uma forma de pagamento clara
  • Garanta o pagamento de um sinal relevante (entre 10% e 20% do valor) para garantir o interesse do comprador
  • Não deixe a atualização dos documentos para depois, especialmente da matrícula do imóvel

Além disso, Breno sugere alinhar com o possível comprador também os seguintes pontos: 

  • Quaisquer problemas estruturais que o imóvel pode ter, apresentando-os como pontos de melhoria ao possível comprador
  • Resolvendo e/ou compartilhando problemas documentais ou dívidas: caso você precise de um tempo para regularizar o imóvel, esse passo pode garantir que o negócio vá acontecer mesmo assim
  • Condições de desocupação do imóvel: quando ela precisaria acontecer? Isso funciona para ambas as partes
  • Deixe todas essas condições e combinados expressos no Contrato de Compra e Venda para evitar surpresas e desgastes

3 pontos de atenção antes de vender apartamento rápido

  1. Se o comprador que não apresentou nenhuma carta de crédito, fique atento: esse processo de aprovação de financiamento imobiliário pode demorar ou mesmo ser recusado
  2. Se o comprador não quer pagar nenhum sinal, isso pode ser, em si, sinal de que não é uma proposta firme
  3. Se o comprador quiser fazer uma escritura com valor abaixo do que pagou para você, não aceite: isso é crime!

Como fazer um anúncio de imóveis chamativo

É importante se empenhar para criar o melhor anúncio de imóveis possível, visto que é ele que vai fisgar um interessado e converter aquele interesse em uma visita. 

O blog da Loft já tem um post específico sobre esse tema, mas também vamos adiantar os passos básicos:

  1. Crie uma descrição do imóvel capaz de emocionar e contextualizar o leitor naquele espaço
  2. Não se esqueça das informações básicas de planta, localização e diferenciais (do imóvel e do condomínio/região) 
  3. Invista em boas fotos: são elas que vão chamar a atenção primeiro 
  4. Crie um tour virtual com cerca de 20 imagens, a partir da porta de entrada 
  5. Revise seu anúncio para corrigir erros gramaticais ou informacionais 
  6. Se for postar nas redes sociais, não se esqueça de adaptá-lo pelo menos um pouquinho para cada uma (com fotos mais chamativas no Instagram e texto mais descritivo no Facebook, por exemplo)
No vídeo acima, especialista da Loft fala sobre como tirar boas fotos para anúncio de imóveis – essencial para quem quer saber como vender imóvel urgente

Como vender imóvel pela internet com a Loft

A Loft surgiu para descomplicar o processo de compra e venda de imóvel no Brasil, e pode ajudar quem quer saber como vender imóvel urgente. 

A boa notícia é que é bem fácil vender seu apartamento por aqui, e vendê-lo mais rápido!

Caso ele esteja em São Paulo ou no Rio de Janeiro, dentro da área de atuação da empresa nessas cidades (confira o mapa), você só precisa iniciar um cadastro online com informações básicas e aguardar o contato do time para prosseguir.

E mais: se ele se encaixar em determinados critérios da Loft, a própria empresa pode lhe fazer uma proposta de compra, garantindo pagamento à vista e evitando qualquer dor de cabeça jurídica, que fica a cargo da equipe especializada.

A Loft possui diversos diferenciais que podem ajudar quem precisa vender urgente, entre eles:

  • Modelo de precificação real, que obtém valores alinhados com a realidade do mercado através da análise de transações de imóveis similares na mesma região
  • Máxima divulgação em plataforma exclusiva com mais de 1 milhão de visitantes por mês e mais de 15 mil corretores parceiros na rede – e fotos profissionais!
  • Tecnologia para gestão de anúncios com dados que possibilitam melhores tomadas de decisão
  • Experiência mais fácil e ágil para todas as partes: compradores, vendedores e corretores têm acesso à uma experiência mais fluida, que inclui serviços como reformas, antecipação de venda, financiamento imobiliário e assessoria jurídica

Saiba mais sobre como é e quais são as vantagens de vender com a Loft aqui!