Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

vila-mariana-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Morar na Vila Mariana é estar perto dos seus compromissos, mas também de parques e opções culturais. O bairro conta com boas escolas e faculdades, e pode ser a tranquilidade que sua família busca!

Quem passa pela Vila Mariana não deixa de se encantar com as ruas arborizadas e o clima familiar. Muito procurado por casais com filhos nas últimas décadas, o bairro também tem se tornado uma boa opção para jovens que buscam o primeiro apartamento e para quem deseja curtir o merecido descanso da aposentadoria próximo a parques e praças. 

Neste artigo, vamos mostrar bons motivos para conhecer melhor a Vila Mariana, um dos melhores bairros para se viver em São Paulo. Um destaque inegável da região é que ela concentra a maior parte do Ibirapuera, o parque mais famoso da capital paulista e um dos mais fotografados do mundo. 

Idealizado por arquitetos como Oscar Niemeyer e Ulhôa Cavalcanti, o Parque do Ibirapuera recebe todos os tipos de visitantes – de esportistas a famílias que querem curtir um fim de semana de ar puro. A região é considerada uma das áreas mais nobres de São Paulo e foi eleita a melhor da cidade na categoria esporte pela Veja SP

Graças à boa localização e beleza arquitetônica, o parque recebe uma variedade de eventos e festivais durante o ano todo, e foi uma das razões para que a gerente de comunicação Marina Maciel se mudasse para o bairro há cerca de três anos.

“A Vila Mariana é uma região excelente para mim, que moro com minha pet, pois tem parques próximos, é tranquila e tem boa vigilância nas ruas. Faço tudo a pé: vou até a Avenida Paulista em uma pernada, faço mercado, vou à feira… O que é mais longe está a apenas algumas estações de metrô de distância – fácil de resolver! Para famílias, acredito que seja um bom bairro também pela proximidade com boas escolas e opções de lazer”, diz ela.

Vila Mariana: um bairro de muita cultura e arte

Um ótimo programa cultural na Vila Mariana é visitar a Cinemateca Brasileira. Aliás, é o preferido de Marina, que frequenta o lugar quase toda semana. “Ter a Cinemateca Brasileira é um dos maiores privilégios do bairro! Além de bons filmes com exibição gratuita, o café é excelente e o jardim é bem charmoso para um passeio.”

A história da Cinemateca remonta à década de 1940, quando foi criado o Primeiro Clube de Cinema de São Paulo, para estudar o cinema como arte independente por meio de projeções, conferências, debates e publicações. Hoje, o lugar tem o maior acervo da América do Sul, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros.

Casa Modernista

A Casa Modernista da Rua Santa Cruz foi projetada pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik em 1927 e construída em 1928. É considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil e teve grande influência da Semana de Arte Moderna de 1922

Em 1984, o imóvel foi tombado, mas só 2008 passou a fazer parte do Museu da Cidade de São Paulo. Atualmente está aberta ao público de terça a domingo, com entrada gratuita.

Museu Lasar Segall

Para reunir o acervo de Lasar Segall, artista modernista brasileiro, a família fundou o Museu Lasar Segall em 1967. A casa onde está localizado é a antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932 por seu concunhado, o arquiteto Gregori Warchavchik.



Parte dos móveis e objetos foi criada pelo próprio Segall, como as poltronas, mesas, estantes e sofás, feito em madeira pintada com tinta preta. As luminárias e tapetes também foram desenhados pelo artista, o que torna a visita um ótimo passeio para os amantes de arquitetura e design.

Museu de Arte Moderna (MAM)

Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna conta com um acervo de mais de 5 mil obras produzidas a partir da década de 60 e possui uma das bibliotecas mais completas especializada em artes, com cerca de 60 mil volumes. A coleção tem obras dos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.

A cada dois anos, o MAM realiza o Panorama da Arte Brasileira, exposição que é resultado de um mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do Brasil. O museu mantém ainda uma grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. 

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo está atualmente instalado em edifício projetado por Oscar Niemeyer e seu rico acervo conta com cerca de 10 mil obras, entre elas peças de Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, Juan Miró, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, e Lygia Clark.

Museu Afro Brasil

Com um acervo de mais de 6 mil obras e uma biblioteca com 12 mil títulos, o Museu Afro Brasil apresenta as contribuições dos afrodescendentes para a formação da identidade nacional. Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o museu está em um edifício de 11 mil metros quadrados e expõe pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Bares e restaurantes para comer fora na Vila Mariana

Se você gosta de comida de boteco, com certeza já ouviu falar nas famosas coxinhas do bar Veloso, na Vila Mariana. Localizada em uma travessa da Rua Vergueiro, a casa ficou tão conhecida por causa da coxinha que pode até ser considerada um dos pontos turísticos de São Paulo.



O bairro também abriga o Jojo Lab, restaurante irmão do Jojo Ramen, que fica no Paraíso. Na unidade da Vila Mariana, os donos decidiram investir em uma cozinha-laboratório para dar aulas e desenvolver novas receitas. Mas é possível se acomodar em uma das mesas e se deliciar com as opções de lámen.


A região também não decepciona na ala das sobremesas. Destaque para a sorveteria Walnuts, que caiu no gosto dos paulistanos por uma invenção bem inusitada: sanduíche de sorvete no pão brioche. A casa se orgulha de ter sabores bem brasileiros e de combinar frutas tropicais, inclusive em versões veganas.

Encontre seu novo lar na Vila Mariana!

Já pensou em comprar um apartamento na Vila Mariana? Além de ter os principais museus e espaços culturais a poucos quarteirões de distância, o bairro conta com excelentes escolas e faculdades, como ESPM e Belas Artes.

A Loft se preocupa com o bem-estar de quem está procurando um novo lar e já tem opções de apartamentos na Vila Mariana. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para a renovação completa da infraestrutura elétrica, hidráulica e de acabamentos. 

Conheça todos os nossos apartamentos à venda , agende já sua visita, agora disponível também por tour virtual, e acompanhe as principais notícias sobre mercado imobiliário no nosso blog!