Zonas de SP: conheça cada uma e seus bairros

Compartilhar a notícia

Mais de 12 milhões de pessoas moram dentro das cinco zonas de SP, uma das maiores cidades do mundo. Cada área possui sua identidade e história características. Entenda!

30 de outubro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de outubro de 2023 6 min de leitura
zonas-de-sp-cidade-sao-paulo

São Paulo é tão grande e tão complexa – você sabia que há 32 subprefeituras e quase 100 distritos? – que não existe uma única divisão regional utilizada por todos. As zonas de SP organizadas pelos Correios, por exemplo, são diferentes daquelas da SPTrans. 

A divisão mais comum no dia a dia se dá em cinco partes (norte, sul, leste, oeste e centro), que serão apresentadas adiante neste blog post. 

Quais são as zonas de São Paulo?

A organização da cidade pode tomar várias formas, como geográfica ou administrativa. Para facilitar a gestão e o planejamento, é comum que projetos, empresas e mesmo a prefeitura utilizem diferentes mapas de zonas de SP.

As zonas político-administrativas são as mais utilizadas pelo poder público e por órgãos técnicos. Elas basicamente subdividem o território em pedaços menores e mais gerenciáveis, ligados à sua posição geográfica e história. São elas:

  • Centro 
  • Centro histórico 
  • Centro-Sul 
  • Leste 1 
  • Leste 2 
  • Nordeste 
  • Noroeste 
  • Norte 
  • Oeste 
  • Sudeste 
  • Sudoeste 
  • Sul
Mapa das Zonas de SP
As zonas de SP de acordo com a divisão administrativa da cidade: a Prefeitura utiliza esse zoneamento internamente / Mapa: Wikimedia

Se você está surpreso, não se preocupe: ninguém vai te dizer que mora em um bairro da Zona Leste 2, porque esse termo fica a cargo só dos técnicos do governo e não está em nenhum mapa que o público utiliza. No dia a dia, a divisão mais comum das zonas de SP se dá nas cinco partes “clássicas”:

  • Centro
  • Norte
  • Sul
  • Leste
  • Oeste

Quais são as características das zonas de SP?

Uma cidade tão enorme, histórica e diversa guarda, dentro de si, diversas características. É por isso que não só as zonas de SP, como também os bairros de SP, acabam ganhando cor e personalidade próprias e atraindo diferentes perfis de moradores ao longo dos anos.

Anúncios

Centro de SP

De vasta importância histórica, o centro é a mais antiga zona de SP. Ainda estão de pé edifícios como o Pátio do Colégio, onde foi celebrada a primeira missa de fundação da então vila, em 1554. 

O centro de SP já foi muito glamuroso, como comprovam os prédios art déco e outros ícones arquitetônicos que criam seu skyline, mas passou por uma degradação generalizada a partir dos anos 1970. 

Hoje vive um forte período de revitalização, acompanhado por novas iniciativas governamentais e opções de residência e mobilidade.

Bairros do Centro de SP

Zona Norte de SP

Acima do rio Tietê fica a Zona Norte de SP, onde ficavam as históricas ferrovias e estradas velhas que conectavam o município aos vizinhos. 

Subdividida em regiões nordeste e noroeste, a Zona Norte oferece experiências distintas: na primeira, que inclui bairros como Santana, a infraestrutura e o comércio são mais bem desenvolvidos. Na segunda, o processo de urbanização ainda está em curso.

Bairros da Zona Norte de SP

Zona Sul de SP

Até 1935, a parte da cidade hoje determinada como Zona Sul era considerada o município de Santo Amaro. Hoje desponta como zona com a maior demanda por apartamentos novos na cidade, estimulada por uma nova lei de zoneamento municipal. 

Geograficamente gigante, oferece experiências diferentes de habitação a depender do bairro: é na mesma zona de SP que ficam Morumbi, Itaim Bibi e Moema, que constam entre as partes mais nobres da cidade, e outras que ainda sofrem com carências básicas de urbanização.

Bairros da Zona Sul de SP

Zona Leste de SP

Conhecida como “ZL”, essa enorme zona de SP fica ao leste do rio Tamanduateí. O nome indígena que marca o território é apto, visto que o espaço se manteve ocupado pelos povos originários durante o primeiro século da colonização portuguesa. 

A partir do século 19, com a crescente industrialização e urbanização, a Zona Leste se tornou uma das zonas de SP marcada pela presença de imigrantes – italianos, espanhois, japoneses, libaneses e sírios –, criando um ambiente culturalmente diverso que perdura até hoje, quando é possível encontrar comunidades muito unidas. 

É lá, por exemplo, que acontece a Festa de San Gennaro! E como não poderia deixar de ser mencionado, é também onde fica a sede e o estádio do Corinthians, orgulho de boa parte dos moradores.

Bairros da Zona Leste de SP

Zona Oeste de SP

A Oeste é uma das zonas de SP mais desenvolvidas em termos de infraestrutura e opções culturais e de comércio, entre shoppings, museus, galerias, escolas e universidades. 

É onde fica boa parte dos bairros nobres da cidade – incluindo alguns tratados como joias por seus moradores, como o pequeno Sumaré – e oferece uma mobilidade privilegiada, com fácil acesso a diversas linhas de metrô, trem e ônibus. 

Bairros da Zona Oeste de SP

Leia também: Como é morar nos Jardins, a charmosa Vila Madalena, a vista privilegiada de Sumaré, o melhor de Pinheiros e as vantagens da dinâmica região de Perdizes.

Conclusão

Morar em São Paulo é uma experiência totalmente diferente a depender da zona de SP em questão. Entender seu perfil e suas necessidades e pesquisar bastante é absolutamente essencial para fazer a melhor escolha – que pode envolver descobrir um bairro totalmente novo (e perfeito!) para você. 

Quer conhecer apartamentos à venda em diferentes zonas de SP? Visite o nosso site e veja o portfólio da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.